A história do nosso País

em Notícias.

 

 

 

escola focus enio leite curso de fotografia online focus cursos de fotografia sp  focus fotografia curso fotografia escola de fotografia curso de fotografia sp focus escola de fotografia curso de photoshop faculdade de fotografia http://focusfoto.com.br/ jacques dequeker focus foto cursos fotografia online cursos de fotografia em sp escola de fotografia focus curso de fotografia em sao paulo escolafocus curso de fotografia são paulo pendrive

A história do nosso País

contada por fotos inesquecíveis.

 Surpreenda-se com registros históricos de cenas que marcaram

a sociedade. A Coleção Folha Fotos Antigas do Brasil

reúne imagens incríveis, de fotógrafos famosos

e anônimos, retratando a beleza de um

País em transformação. São cerca de 900 fotos,

em 20 volumes, que revelam o Brasil entre 1840 e 1960 (*)

4 livros grátis[i]

Apenas R$15,90 cada volume

Em até 6x no cartão

Solicite agora mesmo e receba em casa sua coleção,

em 4 lotes de 5 livros cada[ii]. Clique aqui e peça já

Se preferir, ligue:

(11) 3224 3090 para Grande São Paulo ou 0800 775 8080 para demais localidade

Código da campanha: 120101

enio leite escola focus curso de fotografia sp focus focus fotografia curso fotografia online escola de fotografia sp cursos de fotografia distancia EAD curso de fotografia de moda curso de fotografia publicitaria curso de fotojornalismo cursos de fotografia profissional cursos de photoshop fotografia noticias drt fotografo profissional

 (*)  Em 20 volumes, podemos mostrar não só como eram as ruas e prédios no passado mas também o povo e seus costumes”, diz Murilo Bussab, diretor de circulação e marketing do Grupo Folha.

ACERVOS

As imagens foram selecionadas de alguns dos mais valiosos acervos brasileiros, como os do Instituto Moreira Salles, do Arquivo Público do Estado de São Paulo, da Fundação Pierre Verger e do Centro de Pesquisa e Documentação Histórica da Fundação Getulio Vargas (FGV).

O levantamento foi coordenado pela historiadora e escritora Pietra Diwan, e os textos são de autoria do jornalista Oscar Pilagallo, fornecendo ao leitor o contexto histórico que envolve as imagens.

A coleção cobre um arco de tempo que vai de meados do século 19 a 1960 -ano da fundação de Brasília.

No primeiro volume, as imagens mais antigas datam de 1862. Foram produzidas por Militão Augusto de Azevedo (1837-1905), responsável pelos mais importantes registros conhecidos da antiga vila.

 EX-ATOR

Nascido no Rio, em 1837, Militão começou a ganhar a vida como ator de teatro. Foi nessa condição que visitou São Paulo, com a Companhia Dramática Nacional, em 1862.

Na Pauliceia ainda nada desvairada daquela época, começou a aprender fotografia e terminou por se dedicar à nova profissão.

Suas primeiras imagens mostram uma São Paulo de igrejas e sobrados coloniais, com ruas de terra e carros de boi –em contraste com a metrópole de aspecto civilizado que emerge das fotos do francês Pierre Verger, no final da década de 40.
O terceiro volume da coleção, que sai no dia 5 de fevereiro, retrata a paisagem humana: “O Povo Brasileiro, Retratos de Todos Nós”.
A coleção lança seus volumes sempre aos domingos, até o dia 3 de junho.


[i]  Apenas na compra da coleção completa.

[ii]  Consulte os prazos de entrega no site ou ligando para o Serviço de Atendimento ao Assinante. Promoção válida até 30/10/2012 ou término do estoque, o que ocorrer primeiro.  Frete gratuito somente para a compra da coleção completa para os estados de SP, RJ, MG e PR.

Sobre o autor

Nosso objetivo é procurar manter esse local como referencia da fotografia contemporanea. É um espaço de utilidade publica, mantido por Enio Leite, para os alunos da Focus Escola de Fotografia e para os apaixonados pela arte fotográfica.. Todas as matérias são creditadas em conformidade com a Lei do Direito Autoral. Caso queira contribuir conosco, envie suas sugestões e links para cursos@focusfoto.com.br. Prof. Dr. Enio Leite Alves, nascido em São Paulo, SP, 1953. Área de atuação: Fotografia educacional, fotografia autoral, fotojornalismo, moda, propaganda e publicidade. Pesquisador iconográfico. Sociólogo, jornalista, físico,fotoquímico, inventor e professor universitário. Fotografo de imprensa desde 1967, prestando serviços para os Diários Associados e professor do Sesc e do Curso de Artes Fotográficas Senac Dr. Vila Nova, São Paulo. Fotografo do Jornal da Tarde em 1972 -1973. Em 1975, funda a Focus – Escola de Fotografia, instituição de ensino técnico e tecnológico.. No mesmo ano, suas fotos são expostas na 13ª Bienal Internacional de São Paulo, quando a fotografia passa a reconhecida pela primeira vez pela referida instituição como obra de valor artístico. Professor de fotografia publicitária da Escola Superior de Propaganda e Marketing, (ESPM), 1982 a 1984. Mestre em Ciências da Comunicação em 1990, pela Escola de Comunicação e Artes, USP. Doutor em História da Fotografia, Fotoquímica, Óptica fotográfica e Fotografia Publicitária Digital, em 1993, pela UNIZH, Suíça. No ano de 1997 obteve Livre Docência na Universita Degli Studi di Roma. Professor convidado pela Miami Dade University, Flórida, 1995. Pesquisador e inventor. Escritor publicou o primeiro livro didático em língua portuguesa sobre fotografia digital, Editora Viena, São Paulo, maio 2011, já na segunda edição. Colabora com artigos, ensaios, pesquisas e títulos sobre fotoquímica, radioquímica, técnica fotográfica, tecnologia digital da imagem, semiótica e filosofia da imagem para publicações especializadas nacionais e internacionais. (Fonte: BBC/Brasil 25/01/2014)

Deixe seu comentário

  • (não será mostrado)