Fotografia na 30ª Bienal de Artes de SP

em Dicas & Tutoriais, Notícias.

Nino Cais, 30ª Bienal de Artes de SP, arte fotográfica, (11) 31072219, rua Riachuelo 265 1. And, melhores escolas de fotografia sp, mehlores cursos de fotografia,  escola focus, escola de fotografia focus, cursos fotografia sp, enio leite, cursos fotografia focus, cursos de fotografia online focus, curso de photoshop focus, cursos fotografia de moda focus, cursos de fotojornalismo focus, cursos de fotografia focus

Exposição de Nino Cais na 30ª Bienal de Artes de São Paulo

Fotógrafos brasileiros e estrangeiros compõem a Bienal

A 30ª Bienal de Artes de São Paulo está desde o dia 7 de setembro aberta a visitação. Esta edição conta com 18 fotógrafos expondo seus trabalhos, entre eles cinco são brasileiros: Alair Gomes, Nino Cais, Rodrigo Braga, Sofia Borges e o fotojornalista Alberto Bitar.

Os organizadores da exposição ainda não divulgaram números de visitação, mas entre as mostras fotográficas algumas chamam atenção dos visitantes. Mark Morrisroe é um deles, que trabalhou com polaroides, foi ousado, e fotografou bastante o movimento punk. Ele está entre os pioneiros a trabalhar com efeitos nas fotos durante a revelação.

Outro detalhe que atrai os olhares curiosos, pensado pela curadoria, são as exposições dos trabalhos do alemão August Sander e do holandês Hans Eijkelboom, que estão próximas. Os dois fotógrafos tratam de questões opostas, mas que são complementares: um acredita que somos todos iguais querendo ser diferente e o outro que somos diferentes, mas buscarmos ser iguais através de vestimenta, moda e costumes.

O alemão precisou se esconder em período de guerra para fotografar diferentes classes sociais, ele fazia fotos de arianos, e mostrava a diversidade dos grupos étnicos em contraponto com o Nazismo. Já o holandês, iniciou em 1991 um trabalho de buscar elementos comuns em diferentes pessoas. Durante um curto período, de até duas horas, o fotógrafo se posiciona em uma rua qualquer e começa a sessão de fotos.  Depois ele forma quadros com as repetições dos elementos, como bonés, casacos, bolsas, copos, barriga de fora e xadrez.

Até o dia 9 de dezembro a 30ª Bienal de São Paulo continua aberta a visitação, com entrada gratuita e estacionamento no Parque Ibirapuera. O horário de funcionamento é terças, quintas, sábados, domingos e feriados das 9h às 19h, e quartas e sextas das 9h às 22h.

Fonte: http://bit.ly/TkhcJr

Visite o site da Focus Escola de Fotografia
http://www.focusfoto.com.br

Sobre o autor

Nosso objetivo é procurar manter esse local como referencia da fotografia contemporanea. É um espaço de utilidade publica, mantido por Enio Leite, para os alunos da Focus Escola de Fotografia e para os apaixonados pela arte fotográfica.. Todas as matérias são creditadas em conformidade com a Lei do Direito Autoral. Caso queira contribuir conosco, envie suas sugestões e links para cursos@focusfoto.com.br. Prof. Dr. Enio Leite Alves, nascido em São Paulo, SP, 1953. Área de atuação: Fotografia educacional, fotografia autoral, fotojornalismo, moda, propaganda e publicidade. Pesquisador iconográfico. Sociólogo, jornalista, físico,fotoquímico, inventor e professor universitário. Fotografo de imprensa desde 1967, prestando serviços para os Diários Associados e professor do Sesc e do Curso de Artes Fotográficas Senac Dr. Vila Nova, São Paulo. Fotografo do Jornal da Tarde em 1972 -1973. Em 1975, funda a Focus – Escola de Fotografia, instituição de ensino técnico e tecnológico.. No mesmo ano, suas fotos são expostas na 13ª Bienal Internacional de São Paulo, quando a fotografia passa a reconhecida pela primeira vez pela referida instituição como obra de valor artístico. Professor de fotografia publicitária da Escola Superior de Propaganda e Marketing, (ESPM), 1982 a 1984. Mestre em Ciências da Comunicação em 1990, pela Escola de Comunicação e Artes, USP. Doutor em História da Fotografia, Fotoquímica, Óptica fotográfica e Fotografia Publicitária Digital, em 1993, pela UNIZH, Suíça. No ano de 1997 obteve Livre Docência na Universita Degli Studi di Roma. Professor convidado pela Miami Dade University, Flórida, 1995. Pesquisador e inventor. Escritor publicou o primeiro livro didático em língua portuguesa sobre fotografia digital, Editora Viena, São Paulo, maio 2011, já na segunda edição. Colabora com artigos, ensaios, pesquisas e títulos sobre fotoquímica, radioquímica, técnica fotográfica, tecnologia digital da imagem, semiótica e filosofia da imagem para publicações especializadas nacionais e internacionais. (Fonte: BBC/Brasil 25/01/2014)

Deixe seu comentário

  • (não será mostrado)