10 dicas para fotografar seu bebê

em Artigos e Entrevistas, dicas de fotografia.

fotografia, (11) 31072219,  fotografia de bebês, 10 dicas, técnicas caseiras, olhos despertos, recordação eterna, primeiros anos de vida, recém-chegado, qualidade, naturalidade, local climatizado, preparo do ambiente, higiênico, sistema imunológico, ambientes naturalmente iluminados, máquina profissional, harmonia da cena, ambiente lúdico, aulas de fotografia sp, aula de fotografia, focus escola de fotografia, vaga fotografo, focus fotografia , cursos de fotografia online, ana paula maciel nua,  cursos de fotografia, curso de fotografia, escolas de fotografia sp, curso focus, focus foto, cursos vips de fotografia, fotografia curso, cursos fotografia de moda, curso fotografia publicitária, curso de fotografia de produtos, curso foto moda, curso fotografia para books, curso de fotografia de moda, curso fotografia moda e beleza, cursos de fotojornalismo, câmera, cursos de photoshop, cursos de fotojornalismo, cursos fotografia casamentos,  Cursos de fotografia zona leste sp, cursos de fotografia zona sul sp, cursos de fotografia zona oeste sp, cursos de fotografia em santos, cursos de fotografia online, escola de fotografia, fotografia, escola focus, cursos de fotografia zona central sp, cursos de fotografia ABC sp,  fotografias, escola focus, cursos de fotografia Vila Mariana SP, Cursos de Fotografia Vila Madalena SP, focus escola de fotografia reclame aqui, escolas profissionalizantes de fotografia, escolas profissionalizantes de fotografia, cursos de fotografia Grande ABC paulista, focus curso fotografia, cursos de fotografia em sp, focus fotografia, focus escola de fotografia, escola focus, enio leite, curso de fotografia online, aulas de fotografia sp,  melhores cursos de fotografia Brasil, notícias sobre fotografia, cursos de photoshop sp, curso de fotografa em sp, aulas de fotografia online, dicas de fotografia, melhores escolas de fotografia sp, focus foto, melhores escolas de fotografia sp, curso técnico de fotografia sp, melhores cursos de fotografia profissional sp , cursos de fotojornalismo, cursos de fotografia documental,  curso de fotografia de moda, cursos fotografia São Paulo, cursos de fotografia zona leste sp, cursos de fotografia zona oeste sp, cursos de fotografia zona norte sp, cursos de fotografia zona  sul sp, cursos de fotografia em Santos,   curso de fotografia profissional em jornalismo, curso técnico de fotografia em sp, escola de fotografia, curso de fotografia sp, preços dos cursos de fotografia, curso profissionalizante de fotografia em sp, cursos profissionalizantes de fotografia em sp, escola de fotografia profissional, cursos profissionalizantes de fotgorafia, focus fotografia, escola focus foto, aulas de fotografia profissional, aulas online de fotografia,  aulas vips de fotografia, melhores escolas de fotografia de São Paulo,

Aprenda a capturar os melhores momentos da sua criança com técnicas caseiras

A chegada de um bebê mexe com toda a família, em especial com os pais, que já imaginavam como seria seu filho antes mesmo dele nascer. Registrar esse momento e os primeiros anos de vida em fotografias é garantia de uma recordação eterna, até mesmo dos pequenos detalhes, como os pezinhos, os olhos despertos conhecendo o mundo, os primeiros sorrisos e passos, as gracinhas, etc.

De fato, fotografar é a forma de guardar os momentos únicos do recém-chegado na família e uma forma de rever as melhores lembranças no futuro. Para registrar o período mais gostoso do seu bebê com qualidade e naturalidade.

1- Do primeiro dia ao primeiro ano, escolha quando fazer as fotos

Não existe uma idade específica para fotografar as crianças. Aproveite que até os 15 dias de vida o bebê é mais maleável, sendo possível aproveitar os momentos de soninho, usando acessórios e objetos. Para esse tipo de registro, os pais devem ficar atentos, pois é necessário preparar o ambiente para fazer as imagens. O local deve ser climatizado, sem corrente de ar e o manuseio da criança exige cuidados, entre eles, higiênico, pois nessa fase o bebê é mais sensível e o sistema imunológico está se desenvolvendo.

Depois das fotos no estilo newborn, a partir dos quatro meses o bebê já consegue interagir com os pais, tem mais mobilidade e responde melhor aos estímulos, o que facilita o registro de imagens mais espontâneas.

2 – Máquinas fotográficas a postos

Os pais têm a grande vantagem de ter a criança sempre por perto, diferente da produção em um estúdio. A primeira dica é aproveitar essa oportunidade e sempre que possível ter uma câmera ou celular por perto. Isso facilitará o registro de imagens espontâneas ou brincadeiras inesperadas.

3 – Prepare o ambiente

Não há problema algum em fazer as imagens em casa, mas prestar atenção no ambiente pode render fotos com mais qualidade. Por isso, dê preferência para fundos neutros, evitando estampas muito marcadas, cenários poluídos, muitas cores sem combinações ou mesmo objetos que não combinam com o momento.

4 – Iluminação

A luz é um dos grandes segredos para garantir uma foto bonita. Por isso, evite ambientes escuros ou com pouca luz. Escolhas ambientes naturalmente iluminados, buscando na casa os locais mais claros, fotografando, de preferência, na parte da manhã ou após as 14h.

5 – Equipamento

Não é necessária uma máquina profissional para ter uma recordação de qualidade. As máquinas comuns, como as digitais, podem garantir uma boa imagem. O truque é evitar o uso do flash, configurá-la para uma boa resolução e não esquecer o enquadramento da foto para garantir harmonia na cena.

6 – Produção

Todos os momentos da criança serão únicos e bons para fotografar. O mais importante nessa hora é perceber a cena e aproveitar para clicar. Já com a intenção de fotografa-la, se prepare para isso escolhendo o ambiente que deseja, o fundo mais adequado, além da produção do bebê, que pode conter: acessórios, roupas especiais, fantasias, brinquedos que fazem parte da rotina da criança, papinhas e comidinhas, objetos de uso pessoal e tudo o que poderá contextualizar a cena.

Preste atenção a objetos pontiagudos ou outros que possam oferecer risco a crianças, às vezes, menos é mais.

7- Caras, bocas e poses

Preze pela naturalidade! Não force o bebê a poses e situações, isso pode deixá-lo agitado e as fotos não ficarão com a graça que merecem. É sempre mais interessante aproveitar o momento ou criar um ambiente lúdico, assim a criança recebe o momento das fotos como uma grande brincadeira. E atenção, o posicionamento do bebê deve ser sempre de forma confortável para que o ambiente não ofereça qualquer risco à criança.

8 – Interaja

Quando o bebê estiver confortável, aproveite para interagir com a criança, estimulando-a a sorrir. Uma criança que sempre recebe estímulos de amor dos pais para sorrir, interage com muito mais facilidade na hora do clique. É sempre útil ter por perto brinquedos, vídeos e jogos que a criança goste.

9 – Truques

Interagir com o filho nunca será um truque de mágica. A relação é natural e isso deve prevalecer. Para arrancar sorrisos, os pais devem criar um ambiente descontraído e estimular o bebê com atitudes que já sejam conhecidas pela criança para aproveitar as expressões faciais e interações com o momento. Uma dica importante é fotografar sempre da mesma altura que a criança para evitar distorções na imagem, muito comuns quando se fotografa de cima uma criança sem abaixar-se.

10 – Abuse da criatividade

Tanto para bebês calmos, tímidos ou os espoletas e extrovertidos o processo da fotografia deve render boas travessuras. Todo movimento ou olhar pode gerar uma bela foto, mesmo se o olhar for retraído ou uma simples “coincidência”. O importante é não tentar impor a criança uma postura na hora das fotos. Os espoletas rendem belos registros, pois nunca param e o repertório tende a ser mais variado.

Clicar os primeiros e melhores momentos da vida de um filho é deixar registrado a alegria e viver e, em cada fase, uma nova experiência de interagir com o bebê. Aposte nos cenários com criatividade, capriche no cuidado com os fundos e cores, além da iluminação natural que pode ser ponto forte nos registros.

Fonte: http://bit.ly/1OaEuQQ

Conheça os cursos da Focus: http://focusfoto.com.br/cursos/ 
Fale com a Focus: 
[email protected] 
Veja  Ultimas Noticias sobre Fotografia: 
http://focusfoto.com.br/blogs/ 

 Seja fotografo regulamentado
Obtenha seu registro Mtb de fotografo profissional

Registro Profissional: Respeito & Cidadania
“Faça bem feito, faça Focus!”  Desde 1975                                

Sobre o autor

ATENÇÃO: OS TEXTOS, MATÉRIAS TÉCNICAS, APRESENTADAS NESSE BLOG SÃO PESQUISADAS, SELECIONADAS E PRODUZIDAS PELOS ALUNOS, PROFESSORES E COLABORADORES DA FOCUS PARA USO MERAMENTE DIDÁTICO E COMPLEMENTAR ÁS AULAS DE FOTOGRAFIA NAS MODALIDADES DE CURSOS PRESENCIAIS OU A DISTÂNCIA EAD, MANTIDOS PELA FOCUS ESCOLA DE FOTOGRAFIA, SEM QUALQUER OUTRO TIPO DE PROPÓSITO, RELEVÂNCIA OU CONOTAÇÃO. PARA MAIORES INFORMAÇÕES CONSULTE https://focusfoto.com.br A Focus é a única escola de fotografia no Brasil, que oferece ao aluno o direito de obter seu REGISTRO LEGALIZADO DE FOTÓGRAFO PROFISSIONAL, emitido pelo Ministério do Trabalho, por meio de cursos com carga horária total de 350 horas, incluindo períodos de estágio, preparo e defesa de TCC OS CURSOS DA FOCUS ESCOLA DE FOTOGRAFIA SÃO RECONHECIDOS PELA LEI N. 9.394, ARTIGO 44, INCISO 1 (LEI DE EDUCAÇÃO) O REGISTRO DE FOTÓGRAFO PROFISSIONAL é unificado, sendo o mesmo obtido pelas melhores Universidades Públicas do Estado de São Paulo. E você poderá obtê-lo EM QUALQUER MODALIDADE DE CURSOS DA FOCUS, presenciais ou a distância EAD em menos de 6 meses de curso. O aluno obterá seu REGISTRO DE FOTÓGRAFO PROFISSIONAL diretamente nas agências regionais do Ministério do Trabalho e Emprego. Este registro é fundamental para o exercício legal da profissão, constituição de seu próprio negócio, ingressos em concursos públicos e processos admissionários em empresas de fotografia, públicas ou particulares, bancos de imagens, agências de notícias, jornalismo e consularização de seu registro de fotógrafo, caso queira trabalhar em outros países ou Ongs. Internacionais, como "FOTÓGRAFOS SEM FRONTEIRAS" entre outras modalidades. SEJA FOTÓGRAFO DEVIDAMENTE REGULAMENTADO. QUALIDADE E EXCELÊNCIA EM EDUCAÇÃO FOTOGRÁFICA É NOSSO DIFERENCIAL HÁ MAIS DE QUATRO DÉCADAS. Os alunos recém-formados pela Focus competem em nível de igualdade com fotógrafos profissionais que estão no mercado há mais de 30 anos. Na FOCUS, o aluno entra no mercado de trabalho pela porta da frente! Os alunos, após formados, são encaminhados para o mercado de trabalho. Cursos 100% práticos, apostilados e com plantão de dúvidas. Faça bem feito, faça Focus! Há mais de 44 anos formando novos profissionais. AUTOR DO PROJETO e MEDIADOR DESSE BLOG: Prof. Dr. Enio Leite Alves, Professor Titular aposentado da Universidade de São Paulo, nascido em São Paulo, SP, 1953. PROF. DR. ENIO LEITE: Área de atuação: Fotografia educacional, fotografia autoral, fotojornalismo, moda, propaganda e publicidade. Pesquisador iconográfico. Sociólogo, jornalista, físico, fotoquímico, inventor e docente universitário. Fotografo de imprensa desde 1967, prestando serviços para os Diários Associados e professor do Sesc e do Curso de Artes Fotográficas Senac Dr. Vila Nova, São Paulo. Fotografo do Jornal da Tarde em 1972 -1973. Em 1975, funda a FOCUS – ESCOLA DE FOTOGRAFIA, primeira instituição de ensino técnico e tecnológico da AMÉRICA LATINA. No mesmo ano, suas fotos são premiadas na 13ª Bienal Internacional de São Paulo, quando a fotografia passa a reconhecida pela primeira vez como obra de valor artístico. Enio Leite, fundador do MOVIMENTO PHOTOUSP no início dos anos 70, com Raul Garcez e Sergio Burgi, entre outros, no centro acadêmico da Escola Politécnica, na Cidade Universitária, São Paulo-SP. Professor de fotografia publicitária da Escola Superior de Propaganda e Marketing, (ESPM), 1982 a 1984. Mestre em Ciências da Comunicação em 1990, pela Escola de Comunicação e Artes, USP. Doutor em História da Fotografia, Fotoquímica, Óptica fotográfica e Fotografia Publicitária Digital, em 1993, pela UNIZH, Suíça. No ano de 1997 obteve Livre Docência na Universitá Degli Studi di Roma Tre. Professor convidado pela Miami Dade University, Flórida, 1995. Pesquisador e escritor, publicou o primeiro livro didático em língua portuguesa sobre fotografia digital, Editora Viena, São Paulo, maio 2011, já na quarta edição e presente nas principais universidades brasileiras portuguesas. Colabora com artigos, ensaios, pesquisas e títulos sobre fotoquímica, radioquímica, técnica fotográfica, tecnologia digital da imagem, semiótica e filosofia da imagem para publicações especializadas nacionais e internacionais. (Fonte: Agência Estado - 12/03/2019)

Deixe seu comentário

  • (não será mostrado)