100 dicas de Fotografia

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 Ter uma câmera cara não faz de ninguém um bom fotógrafo.

 Dispare sempre em RAW+JPEG. Sempre.

  1. As lentes primárias (as que não levam zoom) permitem aprender a ser um melhor fotógrafo.
  2. A edição fotográfica é uma arte em si mesma.
  3. regra dos terços  funciona 99% das vezes.
  4. A fotografia em macro não é para todo mundo.
  5. Os filtros UV funcionam tão bem como as tampas das óticas.
  6. Saia para fazer fotos em vez de passar horas em fóruns de fotografia, a prática supera em muito a teoria.
  7. Capture a beleza das coisa simples e mundanas e terá uma fotografia vencedora.
  8. A fotografia com filme não é melhor que a digital.
  9. A fotografia digital não é melhor que a com filme.
  10. Não há magia na câmera ou na lente.
  11. Melhores lentes não permitem fazer melhores fotos.
  12. Passe menos tempo olhando o trabalho dos demais e mais tempo efetuando o seu.
  13. Jamais leve sua câmera DSLR às festas.
  14. As garotas caçam os fotógrafos.
  15. Fazer fotos em P&B não as converte automaticamente em obras de arte.
  16. As pessoas sempre desacreditarão seu trabalho se dizer que tem “fotochop”. Melhor dizer que processou as imagens na câmera escura digital.
  17. Não é necessário fazer fotos de tudo que vê na frente.
  18. Guarda ao menos duas cópias de segurança de todas suas imagens. Como dizem na guerra “dois é um e um é nada”.
  19. Esquece a ridícula correia de pescoço e use uma para levar a câmera na mão.
  20. Aproxime-se ao fazer fotos, costumam ficar melhor que com o zoom.
  21. Seja parte de uma cena enquanto tirar uma foto, não um voyeur.
  22. Fazer uma foto agachado com frequência converte sua foto em algo mais interessante.
  23. Preocupe-se menos com os aspectos técnicos e enfoque-se mais nos aspectos relativos à composição da fotografia.
  24. Tampa com fita adesiva preta os logos e etiquetas de sua câmera, reduz a atenção e a distração.
  25. Recorde sempre de subexpor 2/3 quando disparar a plena luz do dia.
  26. Quanto mais fotos fizer, melhor será.
  27. Não tenha medo de tirar várias fotos da mesma cena em diferentes exposições, ângulos ou aberturas, você pode se surpreender com o resultado.
  28. Mostre apenas suas melhores fotos.
  29. Uma câmera compacta vagabunda segue sendo uma câmera.
  30. Participe de m fórum on-line de fotografia (mas lembre-se da dica 8).
  31. Critique, no sentido de comentar, os trabalhos dos demais.
  32. Pense no resultado antes de clicar.
  33. Uma boa foto não precisa explicação, ainda que em ocasiões uma imagem pode requerer informação adicional.
  34. Álcool e fotografia não fazem boa mistura.
  35. Busque inspiração em outros fotógrafos, mas nunca como adorador.
  36. O grão é belo.
  37. Esqueça a típica mochila de fotógrafo e recorre a uma bolsa case que permitem pegar as lentes e a câmera com mais facilidade.
  38. O segredo está na simplicidade.
  39. A definição de fotografia é: “pintar com a luz”. Usa a luz a seu favor.
  40. Encontre seu estilo fotográfico e seja fiel ao mesmo.
  41. Ter um segundo monitor é o melhor coisa do mundo para processar fotografias.
  42. Silver EFEX é o melhor conversor de P&B.
  43. Leve sua câmera com você a todas partes. Sempre.
  44. Nunca deixe que a fotografia se interponha no seu caminho, antes de tudo desfrute da vida.
  45. Não mime tua câmera. Use e abuse dela.
  46. Faça fotos em linha reta.
  47. Dispare com confiança.
  48. Fotografia e justaposição são os melhores amigos.
  49. Imprima suas fotos em tamanhos grandes. Fará com que se sinta feliz.
  50. Presenteie suas fotos aos amigos.
  51. Presenteie suas fotos aos estranhos.
  52. Não esqueça de emoldurá-las, dão um charme todo especial.
  53. Teste a impressão com impressoras vagabundas.
  54. Filie-se um clube de fotografia ou crie um você mesmo.
  55. Fotos são excelentes presentes.
  56. Fazer fotos de estranhos é emocionante.
  57. Improvise nas poses.
  58. A luz natural é a melhor luz.
  59. 35mm é a melhor distância focal para qualquer foto.
  60. Não tenha medo de elevar o ISO quando necessário.
  61. Não é preciso carregar sempre um tripé, na verdade a maioria das vezes nem é necessário.
  62. SÉ sempre melhor subexpor do que superexpor.
  63. Fazer fotos de mendigos e gente sem lar em uma tentativa de resultados “artísticos” é exploração.
  64. Encontrará melhores oportunidades para excelentes fotografias nas situações mais inesperadas.
  65. As fotos são sempre mais interessantes se incluírem um elemento humano.
  66. Não é possível melhorar uma foto ruim com fotochop.
  67. Hoje em dia todo mundo é fotógrafo.
  68. Não precisa viajar a Paris ou ir a uma reserva florestal para conseguir boas fotos, as melhores oportunidades estão no beco de trás.
  69. Pessoas com câmeras DSLR que fazem retratos com a empunhadura apontando para baixo têm pinta de idiotas.
  70. As câmeras são ferramentas, não brinquedos.
  71. Em termos de composição, fotografia e pintura não diferem muito.
  72. A fotografia não é um hobby, é um estilo de vida.
  73. Faça fotos, não desculpas.
  74. Seja original em suas fotografias. Não tente copiar o estilo de ninguém.
  75. O melhor fotógrafo conta histórias que fazem com que o espectador peça mais.
  76. Qualquer câmera que não seja de cor escura atrai muito a atenção do fotógrafo.
  77. Quanta mais equipamento carrega menos desfruta da fotografia.
  78. Os bons autorretratos são mais difíceis de fazer do que parece.
  79. Sorrir sempre faz aparecer a verdadeira personalidade em uma fotografia.
  80. Não pareça um suspeito enquanto faz fotos, misture-se com o meio.
  81. A fotografia de paisagens pode se tornar maçante depois de um tempo.
  82. Divirta-se enquanto fotografa.
  83. Nunca apague nenhuma de suas fotos.
  84. Seja respeitoso quando fotografar pessoas ou lugares.
  85. Ao tirar fotos espontâneas de pessoas na rua, é mais fácil usar uma grande-angular de uma lente teleobjetiva.
  86. Viagens e fotografia formam um par perfeito.
  87. Aprende a ler um histograma.
  88. Uma foto com ruído é melhor que uma borrada.
  89. Não tenha medo de fazer fotos na chuva, você pode se surpreender.
  90. Aprenda a desfrutar do momento mais do que tratar de capturar a fotografia perfeita do mesmo.
  91. Nunca faça fotos com o estômago vazio.
  92. Descobrirá um montão a respeito de você mesmo através de suas fotografias.
  93. Nunca guarde apenas para você sua visão fotográfica, compartilhe-a com o mundo.
  94. Nunca deixe de fazer fotos.
  95. A fotografia é muito mais do que fazer fotos, é uma filosofia de vida (pois se não se lembravas da dica 75).
  96. Capture o momento oportuno.
  97. Escreva sua própria lista.
  98. E agora todo mundo fazendo fotos até criar calo no dedo sem se importar muito com a dica número 36.

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Sobre o autor

ATENÇÃO: OS TEXTOS, MATÉRIAS TÉCNICAS, APRESENTADAS NESSE BLOG SÃO PESQUISADAS, SELECIONADAS E PRODUZIDAS PELOS ALUNOS, PROFESSORES E COLABORADORES DA FOCUS PARA USO MERAMENTE DIDÁTICO E COMPLEMENTAR ÁS AULAS DE FOTOGRAFIA NAS MODALIDADES DE CURSOS PRESENCIAIS OU A DISTÂNCIA EAD, MANTIDOS PELA FOCUS ESCOLA DE FOTOGRAFIA, SEM QUALQUER OUTRO TIPO DE PROPÓSITO, RELEVÂNCIA OU CONOTAÇÃO. PARA MAIORES INFORMAÇÕES CONSULTE https://focusfoto.com.br A Focus é a única escola de fotografia no Brasil, que oferece ao aluno o direito de obter seu REGISTRO LEGALIZADO DE FOTÓGRAFO PROFISSIONAL, emitido pelo Ministério do Trabalho, por meio de cursos com carga horária total de 350 horas, incluindo períodos de estágio, preparo e defesa de TCC OS CURSOS DA FOCUS ESCOLA DE FOTOGRAFIA SÃO RECONHECIDOS PELA LEI N. 9.394, ARTIGO 44, INCISO 1 (LEI DE EDUCAÇÃO) O REGISTRO DE FOTÓGRAFO PROFISSIONAL é unificado, sendo o mesmo obtido pelas melhores Universidades Públicas do Estado de São Paulo. E você poderá obtê-lo EM QUALQUER MODALIDADE DE CURSOS DA FOCUS, presenciais ou a distância EAD em menos de 6 meses de curso. O aluno obterá seu REGISTRO DE FOTÓGRAFO PROFISSIONAL diretamente nas agências regionais do Ministério do Trabalho e Emprego. Este registro é fundamental para o exercício legal da profissão, constituição de seu próprio negócio, ingressos em concursos públicos e processos admissionários em empresas de fotografia, públicas ou particulares, bancos de imagens, agências de notícias, jornalismo e consularização de seu registro de fotógrafo, caso queira trabalhar em outros países ou Ongs. Internacionais, como "FOTÓGRAFOS SEM FRONTEIRAS" entre outras modalidades. SEJA FOTÓGRAFO DEVIDAMENTE REGULAMENTADO. QUALIDADE E EXCELÊNCIA EM EDUCAÇÃO FOTOGRÁFICA É NOSSO DIFERENCIAL HÁ MAIS DE QUATRO DÉCADAS. Os alunos recém-formados pela Focus competem em nível de igualdade com fotógrafos profissionais que estão no mercado há mais de 30 anos. Na FOCUS, o aluno entra no mercado de trabalho pela porta da frente! Os alunos, após formados, são encaminhados para o mercado de trabalho. Cursos 100% práticos, apostilados e com plantão de dúvidas. Faça bem feito, faça Focus! Há mais de 44 anos formando novos profissionais. AUTOR DO PROJETO e MEDIADOR DESSE BLOG: Prof. Dr. Enio Leite Alves, Professor Titular aposentado da Universidade de São Paulo, nascido em São Paulo, SP, 1953. PROF. DR. ENIO LEITE: Área de atuação: Fotografia educacional, fotografia autoral, fotojornalismo, moda, propaganda e publicidade. Pesquisador iconográfico. Sociólogo, jornalista, físico, fotoquímico, inventor e docente universitário. Fotografo de imprensa desde 1967, prestando serviços para os Diários Associados e professor do Sesc e do Curso de Artes Fotográficas Senac Dr. Vila Nova, São Paulo. Fotografo do Jornal da Tarde em 1972 -1973. Em 1975, funda a FOCUS – ESCOLA DE FOTOGRAFIA, primeira instituição de ensino técnico e tecnológico da AMÉRICA LATINA. No mesmo ano, suas fotos são premiadas na 13ª Bienal Internacional de São Paulo, quando a fotografia passa a reconhecida pela primeira vez como obra de valor artístico. Enio Leite, fundador do MOVIMENTO PHOTOUSP no início dos anos 70, com Raul Garcez e Sergio Burgi, entre outros, no centro acadêmico da Escola Politécnica, na Cidade Universitária, São Paulo-SP. Professor de fotografia publicitária da Escola Superior de Propaganda e Marketing, (ESPM), 1982 a 1984. Mestre em Ciências da Comunicação em 1990, pela Escola de Comunicação e Artes, USP. Doutor em História da Fotografia, Fotoquímica, Óptica fotográfica e Fotografia Publicitária Digital, em 1993, pela UNIZH, Suíça. No ano de 1997 obteve Livre Docência na Universitá Degli Studi di Roma Tre. Professor convidado pela Miami Dade University, Flórida, 1995. Pesquisador e escritor, publicou o primeiro livro didático em língua portuguesa sobre fotografia digital, Editora Viena, São Paulo, maio 2011, já na quarta edição e presente nas principais universidades brasileiras portuguesas. Colabora com artigos, ensaios, pesquisas e títulos sobre fotoquímica, radioquímica, técnica fotográfica, tecnologia digital da imagem, semiótica e filosofia da imagem para publicações especializadas nacionais e internacionais. (Fonte: Agência Estado - 12/03/2019)

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