100 dicas de fotografia

em Dicas & Tutoriais.

100 dicas de fotografia enio leite escola focus cursos de fotografia cursos de photoshop

100 coisas que você deve aprender sobre fotografia

1. Nunca fotografe para se tornar um “astro do rock”. o sucesso será decorrência de trabalhos bem elaborados.

2. Divirta-se enquanto fotografa.

3. Prepare-se bem para as suas fotos, entenda que a bateria não carregará enquanto você faz os preparativos para as fotos do amanhecer, é tarde de mais.

4. Tenha sempre uma roupa mais quente do que você realmente precisa.

5. Preste atenção aos seus pensamentos e emoções enquanto estiver fotografando

6. Defina metas que você pode alcançar

7. Escreva dicas sobre fotografia, porque ao escrever você também aprende.

8. Nunca saia para fotografar sem um tripé

9. Fique satisfeito com pequenas evoluções

10. Construa relacionamentos com potencial foto-amigos

11. Olhe o local que você fotografar primeiro com seu coração e depois com a câmera

12. Mantenha-se sempre calmo

13. Saiba que você costuma se superestimar

14. Aprenda a utilizar os efeitos da perspectiva.

15. Dedique-se a fotografia, mas não subestime de mais.

16. Faça parte de uma comunidade de fotografia.

17. Mantenha sua câmera limpa.

18. Nunca se compare a outras pessoas nem em situações melhores ou nem em piores.

19. Encontre o seu próprio estilo de fotografia.

20. Tente compor mais e utilizar menos o obturador.

21. Tente aprender a aceitar a críticas sobre as suas imagens.

22. Faça algo diferente para recuperar criatividade.

23. Inspire-se no trabalho de outros fotógrafos.

24.Critique honestamente, mas com respeito.

25. Peça opiniões da sua mulher (homem).

26. Não copie o estilo de outros fotógrafos.

27. Seja ousado, procure sempre o que não é usual.

28. Atenção para as regras dos terços.

29. 10mm são show!

30. Tire retratos de você mesmo.

31. Leia livros sobre fotografia.

32. Para dar um impulso extra à fotografia de paisagens, tente integrar uma pessoa (talvez você mesmo)

33. Toda situação de foto é diferente do que você espera.

34. Preste atenção às curvas em S e as linhas.

35. Fotografe sempre em Jpeg + RAW.

36. Mantenha sensor limpo, pois assim você economizará algum limpando suas imagens no Photoshop.

37. Descubra as coisas que você acha que são bonitas.

38. É preciso tempo para se tornar um bom fotógrafo.

39. O melhor equipamento é o que você tem hoje.

40. Você não pode tirar fotografias de tudo.

41. Quebre as regras da fotografia consciente.

42. Preste atenção à luz de forma diferente nas diferentes partes da cena.

43. O olho move-se para o ponto de contraste

44. Nuvens aumentar a atmosfera de uma paisagem

45. Inicie um photoblog / Flickr ou olhares.com

46. Aceite elogios e diga “obrigado”.

47. “foto linda” não é um comentário muito útil para se fazer

48. “Incrivel!” Também não é útil. Tente especificar o que você gostou ou não na imagem

49. Você não é sua câmera

50. Faça uma pergunta no final dos seu comentário sobre uma foto para obter algum retorno e

iniciar conversa com o fotógrafo.

51. Faça uma revisão de seus arquivos regularmente, quanto mais você fotografar – mais diamantes você achará por lá

52. Sempre deixe claro onde está o “eyecatcher” (ponto focal) na sua imagem

53. Nenhuma imagem é melhor que a outra

54. Todas as pessoas têm que começar aos poucos

55. A sua opinião sobre fotografia é importante! Tenha uma!

56. Deixe um comentário engraçado, mas com conteúdo.

57. Fale de suas experiências como os seus colegas de fotografia

58. Limite sua foto ao que é importante

59. Participe de concursos de fotografia

60. Pós processamento = Otimizando sua imagem para o melhor resultado

61. Fotografe com exposições diferentes tantas vezes quanto for possível.

62. Use photomatix o mínimo possível, HDR’s têm sempre um sabor sintético

63. Sempre lembre o que trouxe você para a fotografia

64. Nunca fotografe uma pessoa que não quer ser fotografada

65. Sempre ande ao redor, as vezes a melhor fotografia está dentro de você

66. O que importa é quem está atrás da câmera, não a câmera.

67. Os erros são permitidos! Quanto mais erros você comete, mais você aprende!

68. Se você tem uma idéia e imediatamente pensa: “isso não vai funcionar” – Faça de qualquer jjeito. Na dúvida, fotografe sempre.

69. Entenda e olhe para o histograma enquanto fotografa. Ele fornece muitas informações

importantes sobre a sua imagem.

70. Conheça a sua câmera, pois procurar o botão do menu a noite, definitivamente, é um tempo  que você não quer perder.

71. Fotografe com a maior freqüência possível.

72. Acredite em você mesmo

73. Não tenha medo de se sujar.

74. Preste atenção na qualidade das suas imagens.

75. Suas fotografias são um mapa pessoal da sua psique.

76. Sempre revalide as suas configurações de ISO.  É terrível descobrir que elas estavam

erradas  apenas quando estiver vendo as fotos na tela do seu computador.

77.  Agradeça por todos os comentários e observações feitas as suas fotos.

78. Nunca confie no seu LCD. Normalmente, ele é mais nítido e brilhante que a imagem original.

79. Tenha sempre espaço em disco suficiente, pois é muito barato e você precisará.

80. Aprenda a aproveitar momentos bonitos quando você não tem uma câmera.

81. Sempre chegue pelo menos meia hora antes do nascer ou do por do sol,  compor com pressa é uma  má escolha.

82. Tente ampliar os seu limites mentais e físicos.  Tire algumas fotos extras quando você pensar “isso já é suficiente”.

83. Preste atenção às estruturas no céu e espere até que eles se encaixem nas estruturas emprimeiro plano

84. Visite o mesmo lugar com a maior freqüência possível. A luz nunca mostra a mesma montanha.

85. Imprima as suas imagens em tamanho grande. Você vai amar isso!

86. Calibre seu monitor. Trabalhar com um monitor que não é exato é como estar com alguém que você não pode confiar. Isso sempre termina mal.

87. Não se pense sobre o que os outros possam dizer sobre suas imagens. Se você gosta delas, isso é o que vale.

88. Nunca censure você mesmo.  Aprenda com seus erros e olhe para a frente e não para trás.

89. Lute contra a sua preguiça! Criatividade vem após a disciplina.

90. Pergunte a você mesmo: O que quer  expressar em suas imagens?

91. Sempre pense fora da caixa, colete idéias de fotografias que você pode fazer e pergunte-se: porque não?

92. Procure por um mentor.

93. Fotografia nunca é perda de tempo.

94.  Cada comunidade tem as suas desvantagens.  Não transpareça isso com uma resposta

emocional.

95. Sempre haverá pessoas que não estarão satisfeitas com o que você está fazendo.

96.  Henri Cartier-Bresson tinha razão quando disse que “Suas primeiras 10000 fotografias são suas piores”.

97. Uma câmera melhor não garante imagens melhores.

98. Tenha sempre em mente imprimir as suas imagens. Imagens impressas mostram melhor seus erros e acertos.

99. Fotografia é justa: você ganha publicidade com a qualidade das suas imagens. Ao menos que suas imagens sejam roubadas, não há uma forma de se enganar por muito tempo.

100. Escreva uma lista com 100 temas que gostaria de fotografar.

Fonte: http://www.digital-photography-school.com/100-things-ive-learned-about-photography

Sobre o autor

AS MATÉRIAS APRESENTADAS NESSE BLOG SÃO PARA USO MERAMENTE DIDÁTICO E COMPLEMENTAR DAS AULAS DE TODAS AS MODALIDADES DE CURSOS MANTIDOS PELA FOCUS ESCOLA DE FOTOGRAFIA, SEM QUALQUER OUTRO TIPO DE PROPÓSITO OU CONOTAÇÃO. PARA MAIORES INFORMAÇÕES CONSULTE https://focusfoto.com.br Por meio desse conteúdo, você já pode ter uma referência do perfil do profissional que colocamos no mercado de trabalho. A Focus é a única escola de fotografia no Brasil, que oferece ao aluno o direito de obter seu REGISTRO MTB DE FOTÓGRAFO PROFISSIONAL, emitido pelo Ministério do Trabalho, por meio de cursos com carga horária total de 300 horas, incluindo períodos de estágio, preparo e defesa de TCC OS CURSOS DA FOCUS ESCOLA DE FOTOGRAFIA SÃO RECONHECIDOS PELA LEI N. 9.394, ARTIGO 44, INCISO 1 (LEI DE EDUCAÇÃO) O REGISTRO MTB DE FOTÓGRAFO PROFISSIONAL é unificado, sendo o mesmo obtido pelas melhores Universidades Públicas do Estado de São Paulo. E você poderá obtê-lo NOS CURSOS DA FOCUS, em menos de 4 meses de curso. O aluno obterá seu REGISTRO MTB DE FOTÓGRAFO PROFISSIONAL diretamente nas agências regionais do Ministério do Trabalho e Emprego. Este registro é fundamental para o exercício legal da profissão, constituição de seu próprio negócio, ingressos em concursos públicos e processos admissionários em empresas de fotografia, públicas ou particulares, bancos de imagens, agências de notícias, jornalismo e consularização de seu registro de fotógrafo, caso queira trabalhar em outros países ou Ongs. Internacionais, como "FOTÓGRAFOS SEM FRONTEIRAS" entre outras modalidades. SEJA FOTÓGRAFO DEVIDAMENTE REGULAMENTADO. QUALIDADE E EXCELÊNCIA EM EDUCAÇÃO FOTOGRÁFICA É NOSSO DIFERENCIAL HÁ MAIS DE QUATRO DÉCADAS. Os alunos recém-formados pela Focus competem em nível de igualdade com fotógrafos profissionais que estão no mercado há mais de 30 anos. Na FOCUS, o aluno entra no mercado de trabalho pela porta da frente! Os alunos, após formados, são encaminhados para o mercado de trabalho. Cursos 100% práticos, apostilados e com plantão de dúvidas. Faça bem feito, faça Focus! Há mais de 43 anos formando novos profissionais. AUTOR DO PROJETO e ORGANIZADOR DO BLOG: Prof. Dr. Enio Leite Alves, nascido em São Paulo, SP, 1953. PROF. DR. ENIO LEITE: Área de atuação: Fotografia educacional, fotografia autoral, fotojornalismo, moda, propaganda e publicidade. Pesquisador iconográfico. Sociólogo, jornalista, físico, fotoquímico, inventor e docente universitário. Fotografo de imprensa desde 1967, prestando serviços para os Diários Associados e professor do Sesc e do Curso de Artes Fotográficas Senac Dr. Vila Nova, São Paulo. Fotografo do Jornal da Tarde em 1972 -1973. Em 1975, funda a FOCUS – ESCOLA DE FOTOGRAFIA, primeira instituição de ensino técnico e tecnológico da AMÉRICA LATINA. No mesmo ano, suas fotos são premiadas na 13ª Bienal Internacional de São Paulo, quando a fotografia passa a reconhecida pela primeira vez como obra de valor artístico. Fundador do MOVIMENTO PHOTOUSP no início dos anos 70, com Raul Garcez e Sergio Burgi, entre outros, no centro acadêmico da Escola Politécnica, na Cidade Universitária, São Paulo-SP. Professor de fotografia publicitária da Escola Superior de Propaganda e Marketing, (ESPM), 1982 a 1984. Mestre em Ciências da Comunicação em 1990, pela Escola de Comunicação e Artes, USP. Doutor em História da Fotografia, Fotoquímica, Óptica fotográfica e Fotografia Publicitária Digital, em 1993, pela UNIZH, Suíça. No ano de 1997 obteve Livre Docência na Universitá Degli Studi di Roma Tre. Professor convidado pela Miami Dade University, Flórida, 1995. Pesquisador e escritor, publicou o primeiro livro didático em língua portuguesa sobre fotografia digital, Editora Viena, São Paulo, maio 2011, já na quarta edição e presente nas principais universidades brasileiras portuguesas. Colabora com artigos, ensaios, pesquisas e títulos sobre fotoquímica, radioquímica, técnica fotográfica, tecnologia digital da imagem, semiótica e filosofia da imagem para publicações especializadas nacionais e internacionais. (Fonte: Agência Estado 17/01/2017)

Comentários

  1. Sandra -

    Super interessante!!!

    Sandra, grato pelo comentário. Nosso objetivo é manter nossos consulentes informados e atualizados.
    Queira nos prestigiar sempre com suas visitas e comentários.
    Enio Leite