1ª edição do FotoBienalMASP pretende discutir a relação entre fotografia e arte

em Artigos e Entrevistas, Dicas & Tutoriais, Notícias.

foto bienal Masp,discussão, relação, fotografia, arte, avenida Paulista, Museu de /arte de São Paulo, Masp, foto bienal, Pinacoteca,  Oca, Museu de Arte Contemporânea USP, aulas de fotografia online, cursos de cinematografia digital Full HD, focus escola de fotografia, escolas de fotografia, dicas de fotografia, curso de fotografia sp , curso de fotografia online, cursos de photoshop, curso de fotografia sp, enio leite,escola focus,  melhores cursos de fotografia sp, melhor escola de fotografia no Brasil, cursos de fotografia focus, notícias sobre fotografia,  focus foto, cursos de fotografia sp, curso de fotografia digital, aulas de fotografia sp, cursos de fotografia zona sul sp, cursos de fotografia zona leste, cursos de fotografia em Santos

Numa avenida deserta, uma mulher de cabelos curtos e farda escura passeia lentamente montada num cavalo vermelho incandescente

Sua expressão é ríspida, mas mal podemos ver seu rosto, que está coberto por uma focinheira preta.

Estamos em plena avenida Paulista, e o trote hipnótico deste cavalo fosforescente, um vídeo da artista paraense Berna Reale, mostra que algo de novo acontece por ali.

FotoBienalMasp

A primeira edição do evento, inaugurada hoje para o público, reúne 35 artistas brasileiros e estrangeiros, em dois espaços do Museu de Arte de São Paulo.

Não são só fotografias, estáticas, que compõem esta bienal, como ilustra o cavalo encarnado de Reale. Boa parte dos trabalhos são instalações ou vídeos.

“A ideia era fazer uma exposição de fotografia e de arte e discutir como, em todas as linguagens disponíveis, estes dois universos estão se relacionando”, explica o curador da exposição, Ricardo Resende, diretor do Centro Cultural São Paulo.

O elenco selecionado por ele é composto tanto por fotógrafos e artistas já consagrados, como a hoje onipresente performer sérvia Marina Abramovic e o chileno Alfredo Jaar, representante do país na atual Bienal de Veneza, até por iniciantes, como o cearense Leonardo Mouramateus, de 22 anos.

Ainda que o próprio Resende enfatize que não estipulou temas, e que fez sua seleção com base em artistas, a organização espacial das obras deixa claros alguns eixos temáticos da FotoBienal.

Logo na entrada do mezanino, há, por exemplo, uma série de imagens da arquitetura da cidade de São Paulo, como a grande fotoinstalação do espanhol Isidro Blasco, inédita, que retrata o “skyline” da cidade, ou a série de autorretratos do fotógrafo Fabiano Rodrigues andando de skate em espaços como a Pinacoteca, a Oca e o Museu de Arte Contemporânea da USP.

A arquitetura também estrutura as fotos do português André Cepeda, feitas enquanto o artista perambulava pela cidade, no ano passado, ou as imagens que Mauro Restiffe fez de um dos ícones da arquitetura mundial, a Glass House, de Philip Johnson, em Connecticut, Estados Unidos.

Mas mais marcantes do que as imagens urbanas da FotoBienalMasp são os registros de natureza, presentes nos dois andares da mostra.

Nas fotografias de Caio Reisewitz, por exemplo, cenas de florestas ganham sutis manipulações de Photoshop, e em meio ao verde o espectador vê surgir favelas ou desmoronamentos discretos.

Em frente a cinco de suas fotos, de montanhas próximas a São João del Rey (MG), o artista Pedro Motta desafia a Folha: “Estas cenas são ou não são reais?”.

A resposta é “sim” e “não”. Em algumas, não há nenhuma manipulação. Em outras, o artista também faz pequenas intervenções digitais na paisagem.

A seu modo, o curador do Masp, Teixeira Coelho, também espera, com a mostra, intervir na paisagem do próprio museu que dirige.

“A Bienal, novo formato da parceria com a Pirelli, procura trazer o universo contemporâneo para o museu. Na próxima edição a mostra deverá ter o dobro de obras.”

FOTOBIENALMASP

QUANDO a partir de hoje; de ter. a dom., das 10h às 18h; qui., das 10h às 20h; até 3/11

ONDE Museu de Arte de São Paulo – Masp (av. Paulista, 1.578, São Paulo, tel. 0/xx/11/3251-5644).

QUANTO R$ 15 (grátis às terças)

Fonte: http://goo.gl/jBwswI

Focus Escola de fotografia – Desde 1975 –  http://www.focusfoto.com.br

Sobre o autor

ATENÇÃO: OS TEXTOS, MATÉRIAS TÉCNICAS, APRESENTADAS NESSE BLOG SÃO PESQUISADAS, SELECIONADAS E PRODUZIDAS PELOS ALUNOS, PROFESSORES E COLABORADORES DA FOCUS PARA USO MERAMENTE DIDÁTICO E COMPLEMENTAR ÁS AULAS DE FOTOGRAFIA NAS MODALIDADES DE CURSOS PRESENCIAIS OU A DISTÂNCIA EAD, MANTIDOS PELA FOCUS ESCOLA DE FOTOGRAFIA, SEM QUALQUER OUTRO TIPO DE PROPÓSITO, RELEVÂNCIA OU CONOTAÇÃO. PARA MAIORES INFORMAÇÕES CONSULTE https://focusfoto.com.br A Focus é a única escola de fotografia no Brasil, que oferece ao aluno o direito de obter seu REGISTRO LEGALIZADO DE FOTÓGRAFO PROFISSIONAL, emitido pelo Ministério do Trabalho, por meio de cursos com carga horária total de 350 horas, incluindo períodos de estágio, preparo e defesa de TCC OS CURSOS DA FOCUS ESCOLA DE FOTOGRAFIA SÃO RECONHECIDOS PELA LEI N. 9.394, ARTIGO 44, INCISO 1 (LEI DE EDUCAÇÃO) O REGISTRO DE FOTÓGRAFO PROFISSIONAL é unificado, sendo o mesmo obtido pelas melhores Universidades Públicas do Estado de São Paulo. E você poderá obtê-lo EM QUALQUER MODALIDADE DE CURSOS DA FOCUS, presenciais ou a distância EAD em menos de 6 meses de curso. O aluno obterá seu REGISTRO DE FOTÓGRAFO PROFISSIONAL diretamente nas agências regionais do Ministério do Trabalho e Emprego. Este registro é fundamental para o exercício legal da profissão, constituição de seu próprio negócio, ingressos em concursos públicos e processos admissionários em empresas de fotografia, públicas ou particulares, bancos de imagens, agências de notícias, jornalismo e consularização de seu registro de fotógrafo, caso queira trabalhar em outros países ou Ongs. Internacionais, como "FOTÓGRAFOS SEM FRONTEIRAS" entre outras modalidades. SEJA FOTÓGRAFO DEVIDAMENTE REGULAMENTADO. QUALIDADE E EXCELÊNCIA EM EDUCAÇÃO FOTOGRÁFICA É NOSSO DIFERENCIAL HÁ MAIS DE QUATRO DÉCADAS. Os alunos recém-formados pela Focus competem em nível de igualdade com fotógrafos profissionais que estão no mercado há mais de 30 anos. Na FOCUS, o aluno entra no mercado de trabalho pela porta da frente! Os alunos, após formados, são encaminhados para o mercado de trabalho. Cursos 100% práticos, apostilados e com plantão de dúvidas. Faça bem feito, faça Focus! Há mais de 44 anos formando novos profissionais. AUTOR DO PROJETO e MEDIADOR DESSE BLOG: Prof. Dr. Enio Leite Alves, Professor Titular aposentado da Universidade de São Paulo, nascido em São Paulo, SP, 1953. PROF. DR. ENIO LEITE: Área de atuação: Fotografia educacional, fotografia autoral, fotojornalismo, moda, propaganda e publicidade. Pesquisador iconográfico. Sociólogo, jornalista, físico, fotoquímico, inventor e docente universitário. Fotografo de imprensa desde 1967, prestando serviços para os Diários Associados e professor do Sesc e do Curso de Artes Fotográficas Senac Dr. Vila Nova, São Paulo. Fotografo do Jornal da Tarde em 1972 -1973. Em 1975, funda a FOCUS – ESCOLA DE FOTOGRAFIA, primeira instituição de ensino técnico e tecnológico da AMÉRICA LATINA. No mesmo ano, suas fotos são premiadas na 13ª Bienal Internacional de São Paulo, quando a fotografia passa a reconhecida pela primeira vez como obra de valor artístico. Enio Leite, fundador do MOVIMENTO PHOTOUSP no início dos anos 70, com Raul Garcez e Sergio Burgi, entre outros, no centro acadêmico da Escola Politécnica, na Cidade Universitária, São Paulo-SP. Professor de fotografia publicitária da Escola Superior de Propaganda e Marketing, (ESPM), 1982 a 1984. Mestre em Ciências da Comunicação em 1990, pela Escola de Comunicação e Artes, USP. Doutor em História da Fotografia, Fotoquímica, Óptica fotográfica e Fotografia Publicitária Digital, em 1993, pela UNIZH, Suíça. No ano de 1997 obteve Livre Docência na Universitá Degli Studi di Roma Tre. Professor convidado pela Miami Dade University, Flórida, 1995. Pesquisador e escritor, publicou o primeiro livro didático em língua portuguesa sobre fotografia digital, Editora Viena, São Paulo, maio 2011, já na quarta edição e presente nas principais universidades brasileiras portuguesas. Colabora com artigos, ensaios, pesquisas e títulos sobre fotoquímica, radioquímica, técnica fotográfica, tecnologia digital da imagem, semiótica e filosofia da imagem para publicações especializadas nacionais e internacionais. (Fonte: Agência Estado - 12/03/2019)

Deixe seu comentário

  • (não será mostrado)