3 erros de fotografia de retrato cometidos por iniciantes

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Todos cometemos erros durante o processo de aprendizagem, é verdade

IPhotoChannel/Cid Costa Neto 

Mas alguns erros são mais comuns que os outros, e provavelmente não há um fotógrafo que não os tenha cometido em algum momento.

É importante notar que estas não são regras esculpidas em pedra. Você é livre para experimentar e ver o que funciona para você, uma vez que cada foto é diferente. Este é apenas um guia, mas que em muitos casos pode tornar suas fotos mais atraentes e equilibradas visualmente. 

  1. Esquecer de conferir o fundo 

Verificar o plano de fundo antes de tirar as fotos é algo importante. Você deve evitar as linhas que se cruzam com a cabeça e o corpo do seu modelo. Elas podem distrair o olhar e parecer que estão dividindo o modelo. 

  1. Não deixar espaço de respiro suficiente 

Quando o seu modelo está diante de um quadro e eles são colocados muito perto das bordas, pode fazer com que a foto pareça “encaixotada” e claustrofóbica. Sheldon explica que isso acontece porque os espectadores não sabem o que está fora do quadro, de modo que a borda age como uma barreira entre a imagem e o exterior. Outro problema é o oposto – deixando muito espaço livre para o modelo. 

  1. Amputações 

Ao fotografar as pessoas, evite cortar o quadro nas articulações. Esta sugestão se refere à dica anterior: o espectador não sabe o que está fora do quadro. Por exemplo, se você cortar as mãos de alguém nas articulações, o espectador precisa concluir se há ou não mãos fora da imagem. Sheldon conta que cometeu esse erro com um dos seus retratos favoritos, enquanto tirava a foto de uma amiga e não prestou atenção à composição adequada. Então, suas mãos acabaram sendo cortadas. 

Fonte:  https://goo.gl/SxvHGN

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AUTOR DO PROJETO e MEDIADOR DESSE BLOG: Prof. Dr. Enio Leite Alves, nascido em São Paulo, SP, 1953. PROF. DR. ENIO LEITE:

Área de atuação: Fotografia educacional, fotografia autoral, fotojornalismo, moda, propaganda e publicidade. Pesquisador iconográfico. Sociólogo, jornalista, físico, fotoquímico, inventor e docente universitário. Fotografo de imprensa desde 1967, prestando serviços para os Diários Associados e professor do Sesc e do Curso de Artes Fotográficas Senac Dr. Vila Nova, São Paulo. Fotografo do Jornal da Tarde em 1972 -1973.
Em 1975, funda a FOCUS – ESCOLA DE FOTOGRAFIA, primeira instituição de ensino técnico e tecnológico da AMÉRICA LATINA.

No mesmo ano, suas fotos são premiadas na 13ª Bienal Internacional de São Paulo, quando a fotografia passa a reconhecida pela primeira vez como obra de valor artístico.
Fundador do MOVIMENTO PHOTOUSP no início dos anos 70, com Raul Garcez e Sergio Burgi, entre outros, no centro acadêmico da Escola Politécnica, na Cidade Universitária, São Paulo-SP.

Professor de fotografia publicitária da Escola Superior de Propaganda e Marketing, (ESPM), 1982 a 1984. Mestre em Ciências da Comunicação em 1990, pela Escola de Comunicação e Artes, USP.
Doutor em História da Fotografia, Fotoquímica, Óptica fotográfica e Fotografia Publicitária Digital, em 1993, pela UNIZH, Suíça. No ano de 1997 obteve Livre Docência na Universitá Degli Studi di Roma Tre. Professor convidado pela Miami Dade University, Flórida, 1995.

Pesquisador e escritor, publicou o primeiro livro didático em língua portuguesa sobre fotografia digital, Editora Viena, São Paulo, maio 2011, já na quarta edição e presente nas principais universidades brasileiras portuguesas.

Colabora com artigos, ensaios, pesquisas e títulos sobre fotoquímica, radioquímica, técnica fotográfica, tecnologia digital da imagem, semiótica e filosofia da imagem para publicações especializadas nacionais e internacionais. (Fonte: Agência Reuters – 17/11/2017)

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