5 Dicas para dominar o seu “Estabilizador de Imagens”

em Dicas & Tutoriais, dicas de fotografia.

enio leite escola focus curso de fotografia sp focus focus fotografia curso fotografia online escola de fotografia sp cursos de fotografia distancia EAD curso de fotografia de moda curso de fotografia publicitaria curso de fotojornalismo cursos de fotografia profissional cursos de photoshop fotografia noticias

O que seriam as siglas em suas objetivas Nikon “VR” (Vibration Reduction) e “IS” (Image Stabilizer) nas Canon?

Seguem abaixo cinco valiosas dicas para que definitivamente possa controlar e usufruir da melhor maneira desta tecnologia.

Como funciona

O funcionamento do estabilizador de imagens de suas objetivas é muito simples. Existe um componente que detecta o movimento da câmera e trata de corrigi-lo para que a imagem se estabilize antes de chegar ao sensor, evitando que sua fotografia fique tremida.

Uma vez detectado o “ruído”, o estabilizador trabalha de duas maneiras:

– Ótica: Há várias lentes corretivas situadas em sua objetiva que ajustam a incidência da luz, que esta a caminho do sensor. É o sistema mais caro, porém o mais efetivo e esta presente nas lentes Nikon, Canon, Tamron, Panasonic e Leica.

– Mecânica: O movimento detectado é comunicado ao corpo da câmera, que imediatamente movimenta o sensor para efetuar a correção necessária. Se trata de um sistema mais barato e que se encontra no corpo e não nas lentes. Funciona, porém sua eficácia não se compara ao sistema de correção ótico. É utilizado pelas marcas Sony, Olympus, Casio e Fuji.

1) Use somente quando necessite: Cada vez mais comum nas objetivas das grandes marcas, o sistema de estabilização de imagem não é efetivo em todas as fotografias, exatamente por isso, não é necessário que o deixe ativado por todo o período que esteja fotografando. Se utiliza um tempo de exposição inferior a 1/500s, o sistema de estabilização de imagens não aportará nada as suas fotografias e só gastará a sua bateria.

2) Regule-o no modo correto, Normal ou Ativo: Há estas duas maneiras para regular o seu estabilizador de imagem nas objetivas mais modernas. O modo “Normal” é apropriados para movimento aleatórios, como os movimentos produzidos com a câmera em mãos. O modo “Ativo” é recomendado quando pretender fotografar de dentro de um veículo em movimento, ou de alguma plataforma deslizante por exemplo. Este modo permitirá que seu sistema de estabilização seja mais efetivo na correção dos movimentos.

3) Desligue o sistema quando utilize tripés: A regra mais conhecida de todas apresentadas neste artigo. O tripé executa esta função de estabilização de imagens perfeitamente, e ainda economiza a sua bateria.

4) Leia o manual de sua objetiva: Esta é uma atividade básica a ser realizada! O manual de sua lente seguramente te ensinará a melhor maneira de manipulá-la e certamente descobrirá novas dicas sobre seu funcionamento.

5) Pratique, pratique e pratique! O conhecimento pleno e total de seu equipamento só será alcançado através da prática. Só assim você poderá descobrir e aprender quando utilizará o sistema estabilizador de suas objetivas.

Texto extraido do livro:

“FOTOGRAFIA DIGITAL – APRENDENDO A FOTOGRAFAR COM QUALIDADE”
3. Edição. Autor: Prof. Dr. Enio Leite, Editora Viena, São Paulo, Brasil, 2015.
Pg 53.  
Tamanho: 16 cm x 23 cm, 384 páginas.

Sobre o autor

ATENÇÃO: OS TEXTOS, MATÉRIAS TÉCNICAS, APRESENTADAS NESSE BLOG SÃO PESQUISADAS, SELECIONADAS E PRODUZIDAS PELOS ALUNOS, PROFESSORES E COLABORADORES DA FOCUS PARA USO MERAMENTE DIDÁTICO E COMPLEMENTAR ÁS AULAS DE FOTOGRAFIA NAS MODALIDADES DE CURSOS PRESENCIAIS OU A DISTÂNCIA EAD, MANTIDOS PELA FOCUS ESCOLA DE FOTOGRAFIA, SEM QUALQUER OUTRO TIPO DE PROPÓSITO, RELEVÂNCIA OU CONOTAÇÃO. PARA MAIORES INFORMAÇÕES CONSULTE https://focusfoto.com.br A Focus é a única escola de fotografia no Brasil, que oferece ao aluno o direito de obter seu REGISTRO LEGALIZADO DE FOTÓGRAFO PROFISSIONAL, emitido pelo Ministério do Trabalho, por meio de cursos com carga horária total de 350 horas, incluindo períodos de estágio, preparo e defesa de TCC OS CURSOS DA FOCUS ESCOLA DE FOTOGRAFIA SÃO RECONHECIDOS PELA LEI N. 9.394, ARTIGO 44, INCISO 1 (LEI DE EDUCAÇÃO) O REGISTRO DE FOTÓGRAFO PROFISSIONAL é unificado, sendo o mesmo obtido pelas melhores Universidades Públicas do Estado de São Paulo. E você poderá obtê-lo EM QUALQUER MODALIDADE DE CURSOS DA FOCUS, presenciais ou a distância EAD em menos de 6 meses de curso. O aluno obterá seu REGISTRO DE FOTÓGRAFO PROFISSIONAL diretamente nas agências regionais do Ministério do Trabalho e Emprego. Este registro é fundamental para o exercício legal da profissão, constituição de seu próprio negócio, ingressos em concursos públicos e processos admissionários em empresas de fotografia, públicas ou particulares, bancos de imagens, agências de notícias, jornalismo e consularização de seu registro de fotógrafo, caso queira trabalhar em outros países ou Ongs. Internacionais, como "FOTÓGRAFOS SEM FRONTEIRAS" entre outras modalidades. SEJA FOTÓGRAFO DEVIDAMENTE REGULAMENTADO. QUALIDADE E EXCELÊNCIA EM EDUCAÇÃO FOTOGRÁFICA É NOSSO DIFERENCIAL HÁ MAIS DE QUATRO DÉCADAS. Os alunos recém-formados pela Focus competem em nível de igualdade com fotógrafos profissionais que estão no mercado há mais de 30 anos. Na FOCUS, o aluno entra no mercado de trabalho pela porta da frente! Os alunos, após formados, são encaminhados para o mercado de trabalho. Cursos 100% práticos, apostilados e com plantão de dúvidas. Faça bem feito, faça Focus! Há mais de 44 anos formando novos profissionais. AUTOR DO PROJETO e MEDIADOR DESSE BLOG: Prof. Dr. Enio Leite Alves, Professor Titular aposentado da Universidade de São Paulo, nascido em São Paulo, SP, 1953. PROF. DR. ENIO LEITE: Área de atuação: Fotografia educacional, fotografia autoral, fotojornalismo, moda, propaganda e publicidade. Pesquisador iconográfico. Sociólogo, jornalista, físico, fotoquímico, inventor e docente universitário. Fotografo de imprensa desde 1967, prestando serviços para os Diários Associados e professor do Sesc e do Curso de Artes Fotográficas Senac Dr. Vila Nova, São Paulo. Fotografo do Jornal da Tarde em 1972 -1973. Em 1975, funda a FOCUS – ESCOLA DE FOTOGRAFIA, primeira instituição de ensino técnico e tecnológico da AMÉRICA LATINA. No mesmo ano, suas fotos são premiadas na 13ª Bienal Internacional de São Paulo, quando a fotografia passa a reconhecida pela primeira vez como obra de valor artístico. Enio Leite, fundador do MOVIMENTO PHOTOUSP no início dos anos 70, com Raul Garcez e Sergio Burgi, entre outros, no centro acadêmico da Escola Politécnica, na Cidade Universitária, São Paulo-SP. Professor de fotografia publicitária da Escola Superior de Propaganda e Marketing, (ESPM), 1982 a 1984. Mestre em Ciências da Comunicação em 1990, pela Escola de Comunicação e Artes, USP. Doutor em História da Fotografia, Fotoquímica, Óptica fotográfica e Fotografia Publicitária Digital, em 1993, pela UNIZH, Suíça. No ano de 1997 obteve Livre Docência na Universitá Degli Studi di Roma Tre. Professor convidado pela Miami Dade University, Flórida, 1995. Pesquisador e escritor, publicou o primeiro livro didático em língua portuguesa sobre fotografia digital, Editora Viena, São Paulo, maio 2011, já na quarta edição e presente nas principais universidades brasileiras portuguesas. Colabora com artigos, ensaios, pesquisas e títulos sobre fotoquímica, radioquímica, técnica fotográfica, tecnologia digital da imagem, semiótica e filosofia da imagem para publicações especializadas nacionais e internacionais. (Fonte: Reuters - 12/12/2018)

Comentários

  1. Luiz Claudio Barbosa -

    Obrigado
    Professor por mais uma dica.