5 MANEIRAS FÁCEIS DE MELHORAR SUA COMPOSIÇÃO

em Composição Fotográfica.

A composição na fotografia é algo para se estudar continuamente. Cada vez que você aponta sua lente para algum lugar, está compondo. Há sempre o que aprender e aprimorar.

O fotógrafo inglês Matt
Golowczynski deu 5 dicas ao DigitalRev para melhorar a composição, que trazemos
aqui traduzidas e adaptadas
.

Ruca Souza/iPhotoChannel

Confira:

1. Force-se a usar uma
diferente proporção de imagem

“Tendemos a usar a proporção
padrão da câmera sem pensar muito nisso, mas muitas cenas se beneficiam em sua
composição por uma opção alternativa. Escolhas óbvias aqui seriam usar uma
opção mais panorâmica para paisagens ou uma opção quadrada para retratos e
still life, mas usar uma combinação não convencional pode produzir resultados
ainda mais impressionantes. Por que não usar uma opção panorâmica para a
fotografia de rua, por exemplo, ou para um casamento?”

2. Dê espaço para as correções

“Qualquer um que tenha tentado
corrigir aberrações óticas ou dificuldades encontradas ao fotografar usando
software sabe que isso às vezes significa sacrificar alguns dos detalhes
periféricos na cena. Isso depende, é claro, do que você está corrigindo. Pode
ser, por exemplo, bastante mínimo quando se corrige uma distorção curvilínea,
mas muito maior quando se tenta lidar com linhas verticais convergentes.

 Por esta razão, se você ver que uma situação
pode exigir algum pós-processamento, tente compor com uma boa margem de
segurança em torno de assunto para que isso não acabe afetando a sua composição
global. Isso não significa que você não deve tentar obter a imagem pronta
direito na câmera, dê um pouco de espaço extra na imagem para os ajustes
necessários”

3. Livre-se de informações
desnecessárias de imagem

“Existem configurações que você
pode querer olhar enquanto está fotografando, mas câmeras modernas contêm
tantas informações na tela que acabam preenchendo muito do visor ou LCD. Em
qualquer câmera que você usar, a presença de toda essa informação pode tornar a
visualização da cena e composição com precisão mais difícil.

Felizmente, muitas câmeras agora
permitem que você desative todas as informações não necessárias, então
verifique o manual ou o menu da câmera para ver o que é possível modificar em
seu modelo específico”

4. Veja se você consegue
recalibrar seu nível eletrônico da câmera

“Níveis eletrônicos ajudam você a
obter o alinhamento perfeito agora são comuns em câmeras compactas, mirrorless
e DSLR. Às vezes, no entanto, você pode estar fotografando um assunto que está
um pouco desnivelado, ou você pode achar que o nível em si está ligeiramente
fora de linha.

Algumas câmeras, principalmente
os modelos Canon PowerShot, permitem que você recalibre o nível se você
suspeitar que algo está errado, enquanto outras câmeras podem exigir que sejam
enviadas ao fabricante ou a um centro de serviços para confirmar e corrigir
qualquer falha.

Se sua câmera não oferece
qualquer correção e você precisar de uma correção rápida, considere usar um
nível de bolha na sapata de sua câmera. É mais fácil utilizar a ferramenta de
nível quando fotografar com um tripé – às vezes até o próprio tripé possui
nível.

Uma alternativa mais prática é
simplesmente mudar para usar a grade (terços) que muitas vezes podem ser
ativadas no LCD e visores, e você pode até conseguir alinhar uma linha de
pontos AF (ponto de autofoco) contra o assunto”

5. Lembre-se de que a
profundidade de campo apropriada é parte da boa composição

“Uma boa composição não se refere
apenas ao equilíbrio dos sujeitos em toda a estrutura; envolve também saber
qual profundidade de campo é apropriado para criar o equilíbrio certo entre
sujeitos diferentes em distâncias diferentes.

Uma das armadilhas mais comuns ocorre
quando se usa lente de grande abertura do diafragma. Aqui a tentação é usar
tais lentes em sua maior abertura para isolar assuntos no primeiro plano do
fundos (segundo plano), ou para ganhar velocidades de obturador rápidas.

Isto é bom, mas se você acabar
isolando seu assunto demais você pode acabar perdendo contexto e fazendo o
assunto chamar atenção demais. Fechando sua abertura em apenas um ponto ou
mais, manterá a mesma ideia, mas terá um pouco mais definição em detalhes do
fundo. Além disso, isto também pode melhorar a resolução e reduzir aberrações,
tais como vinhetas e aberrações específicas”

Fonte: https://bit.ly/2I5QPuh

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