5 maneiras fáceis de melhorar sua composição

em Dicas & Tutoriais, dicas de fotografia.

Composição, destaque, dicas de fotografia, grande abertura, equilíbrio dos sujeitos, primeiro plano, velocidades rápidas, detalhes periféricos, regra dos terços, ensaios fotográficos, aulas de fotografia, aula fotografia de moda, focus, escolas de fotografia sp, cursos de fotografia sp, focus escola de fotografia, curso de fotografia online, cursos de fotografia profissional, aulas individuais de fotografia, melhores escolas de fotografia no Brasil, fotografia contemporânea,

Mantenha a atenção na regra dos terços

Ruca Souza/IphotoChannel

  1. Force-se a usar uma diferente proporção de imagem

“Tendemos a usar a proporção padrão da câmera sem pensar muito nisso, mas muitas cenas se beneficiam em sua composição por uma opção alternativa. Escolhas óbvias aqui seriam usar uma opção mais panorâmica para paisagens ou uma opção quadrada para retratos e still life, mas usar uma combinação não convencional pode produzir resultados ainda mais impressionantes. Por que não usar uma opção panorâmica para a fotografia de rua, por exemplo, ou para um casamento?”

  1. Dê espaço para as correções

“Qualquer um que tenha tentado corrigir aberrações óticas ou dificuldades encontradas ao fotografar usando software sabe que isso às vezes significa sacrificar alguns dos detalhes periféricos na cena. Isso depende, é claro, do que você está corrigindo. Pode ser, por exemplo, bastante mínimo quando se corrige uma distorção curvilínea, mas muito maior quando se tenta lidar com linhas verticais convergentes.

Por esta razão, se você ver que uma situação pode exigir algum pós-processamento, tente compor com uma boa margem de segurança em torno de assunto para que isso não acabe afetando a sua composição global. Isso não significa que você não deve tentar obter a imagem pronta direito na câmera, dê um pouco de espaço extra na imagem para os ajustes necessários”

  1. Livre-se de informações desnecessárias de imagem

“Existem configurações que você pode querer olhar enquanto está fotografando, mas câmeras modernas contêm tantas informações na tela que acabam preenchendo muito do visor ou LCD. Em qualquer câmera que você usar, a presença de toda essa informação pode tornar a visualização da cena e composição com precisão mais difícil.

Felizmente, muitas câmeras agora permitem que você desative todas as informações não necessárias, então verifique o manual ou o menu da câmera para ver o que é possível modificar em seu modelo específico”

  1. Veja se você consegue recalibrar seu nível eletrônico da câmera

“Níveis eletrônicos ajudam você a obter o alinhamento perfeito agora são comuns em câmeras compactas, mirrorless e DSLR. Às vezes, no entanto, você pode estar fotografando um assunto que está um pouco desnivelado, ou você pode achar que o nível em si está ligeiramente fora de linha.

Algumas câmeras, principalmente os modelos Canon PowerShot, permitem que você recalibre o nível se você suspeitar que algo está errado, enquanto outras câmeras podem exigir que sejam enviadas ao fabricante ou a um centro de serviços para confirmar e corrigir qualquer falha.

Se sua câmera não oferece qualquer correção e você precisar de uma correção rápida, considere usar um nível de bolha na sapata de sua câmera. É mais fácil utilizar a ferramenta de nível quando fotografar com um tripé – às vezes até o próprio tripé possui nível.

Uma alternativa mais prática é simplesmente mudar para usar a grade (terços) que muitas vezes podem ser ativadas no LCD e visores, e você pode até conseguir alinhar uma linha de pontos AF (ponto de autofoco) contra o assunto”

  1. Lembre-se de que a profundidade de campo apropriada é parte da boa composição

“Uma boa composição não se refere apenas ao equilíbrio dos sujeitos em toda a estrutura; envolve também saber qual profundidade de campo é apropriado para criar o equilíbrio certo entre sujeitos diferentes em distâncias diferentes.

Uma das armadilhas mais comuns ocorre quando se usa lente de grande abertura do diafragma. Aqui a tentação é usar tais lentes em sua maior abertura para isolar assuntos no primeiro plano do fundos (segundo plano), ou para ganhar velocidades de obturador rápidas.

Isto é bom, mas se você acabar isolando seu assunto demais você pode acabar perdendo contexto e fazendo o assunto chamar atenção demais. Fechando sua abertura em apenas um ponto ou mais, manterá a mesma ideia, mas terá um pouco mais definição em detalhes do fundo. Além disso, isto também pode melhorar a resolução e reduzir aberrações, tais como vinhetas e aberrações específicas”

Fonte: https://goo.gl/pwTkgZ