6 dicas para criar o efeito de panning

em Uncategorized.

Técnica fotográfica, efeito de panning, velocidade do assunto, velocidades baixas, fundo interessante, efeito indesejado, assunto principal, estabilidade, tripé, estabilizador de imagem, botão disparador, aulas práticas em campo, aulas de fotografia, arte da fotografia de moda, focus, escolas de fotografia sp, cursos de fotografia sp, focus escola de fotografia, curso de fotografia online, cursos de fotografia profissional, aulas individuais de fotografia, melhores escolas de fotografia no Brasil, curso de fotografia zona sul sp, arte do fotojornalismo,

Experimente uma das técnicas básicas mais divertidas da fotografia!

  1. Velocidade do obturador

Escolha uma velocidade de obturador baixa. É ideal começar a fotografar com 1/30s para depois “brincar” com velocidades mais lentas. Você pode usar entre 1/60 e 1/8 dependendo da luz e da velocidade do assunto da foto. Nas velocidades mais baixas, as chances de se obter imagens mais tremidas são maiores e necessitam de mais treino para evitar esse efeito indesejado.

  1. Fundo interessante

Posicione-se onde o segundo plano da imagem seja esteticamente interessante quando borrado, preferencialmente com o mesmo tom de cor para não competir visualmente com o assunto fotografado. Ou, como no caso da foto abaixo, um fundo que contraste com o assunto principal. Evite também lugares em que objetos possam estar ou passar na frente do sujeito da imagem.

  1. Siga o assunto sutilmente com a câmera assim que se aproximar.

Para uma maior estabilidade, use um tripé ou um estabilizador de imagem. Se a sua câmera tiver autofoco contínuo, você pode manter semi pressionado o botão disparador, deste modo a câmera ajustará o foco para você. Caso o foco automático não seja rápido o suficiente, você deverá deixar focado previamente no local onde o assunto da imagem passará.

  1. Clique leve e acompanhe

Clique de modo sutil para evitar tremores e acompanhe o assunto para garantir que o borrado seja suave do começo ao fim da exposição. Deste modo você evitará imagens tremidas devido a um possível movimento brusco ao soltar o botão do disparador.

  1. Antecipação

Antecipe o movimento da foto caso a sua câmera seja mais antiga e possua um intervalo entre o clique e a abertura do obturador. Se você estiver começando a usar a técnica panning, entre com a mente voltada para um lado mais experimental. Treinar esta técnica pode ser divertido no começo, mas frustrações podem acontecer conforme as tentativas forem falhando. Não desista.

Não se esqueça de praticar sempre, experimente lugares bem movimentados como um cruzamento ou uma via rápida, onde você poderá aperfeiçoar seu foco e o domínio sobre o efeito borrado com assuntos de diversas velocidades e distâncias.

  1. Nitidez do assunto principal

Uma última consideração: Nem sempre é necessário manter o assunto nítido em relação ao background borrado, um pouco de desfoque de movimento pode agregar qualidades como emoção e movimento à fotografia com panning.

E não se esqueça de conferir suas anotações e suas fotos das nossas aulas práticas de fotografia

https://goo.gl/jz4ATG