7 conselhos de um fotógrafo amador para iniciantes

em Uncategorized.

Aulas de fotografia profissional, aulas de fotografia para iniciantes, curso fotografia principiantes, curso de fotografia para iniciantes, focus foto, focus, maiores fotógrafos da história, Google My Business,     aula particular de fotografia sp,  conselhos, fotógrafo amador, fotógrafo iniciante, imagens de natureza, ponto de vista, 500px, DSLR, composição, exposição, megapixels, tamanho do sensor, amigo da câmera, pós-processamento, inspiração,  feedback, divirta-se, processo,  (11) 3107 2219,  melhores aulas particulares de fotografia e vídeo,   melhores escolas de fotografia de sp, focus fotografia, curso fotografia,,  curso intensivo de fotografia sp, curso de fotografia online, curso de fotografia, curso fotografia, melhores escolas de fotografia do mundo,, focus escola de fotografia, fotografia escolas,   aula de fotografia sp, aulas de fotografia online,  aulas de fotografias,  melhores escolas de fotografia do mundo,  cursos intensivos de fotografia, aulas de fotografia sp, aula de fotografia, aulas de fotografia online,  cursos de fotografia, focus fotografia,  curso de fotografia, vaga de fotografo, focus foto, cursos de fotografia, cursos de fotojornalismo, cursos de fotografia online, vaga para fotógrafos, curso de fotografia, fotografia documental,    Cursos de fotografia zona leste sp, cursos de fotografia zona sul sp, cursos de fotografia zona oeste sp, cursos de fotografia em santos, cursos de fotografia zona central sp, cursos de fotografia vila mariana sp, cursos de fotografia vila Madalena sp, cursos de fotografia abc paulista, cursos de fotografia grande abc sp, cursos de fotografia centro São Paulo,     curso profissionalizante de fotografia em sp, cursos profissionalizantes de fotografia em sp, escola focus foto,     , aulas de fotografia sp, aulas cursos online de fotografia, aulas cursos vips de fotografia, curso de fotografia sp, curso de fotografia,  escola focus,     escola focus, curso de fotografia em sp, fotografia curso, curso profissionalizante de fotografia em sp, cursos profissionalizantes de fotografia em sp, escola focus foto,  curso e fotografia em sp, curso de fotografia sp,, aulas de fotografia sp, aulas cursos online de fotografia, aulas cursos vips de fotografia, fotografia sp, cursos de fotografia no Brasil, cursos de fotografia zona sul sp, melhores cursos de fotografia sp, melhor curso de fotografia no Brasil, melhores escolas de fotografia sp, melhor escola de fotografia sp, cursos de photoshop, cursos de fotografia online, cursos vips de fotografia, enio leite, melhor curso de fotografia Brasil, curso de fotografia zona leste sp, curso de fotografia zona oeste sp,  focus foto, curso técnico de fotografia sp, melhores cursos técnicos de fotografia sp, escola de fotografia profissional sp, aulas de fotografia, melhor curso de fotografia São Paulo,  fotografia & tecnologia,

 

O fotógrafo eslovaco Matej Sokol não se considera profissional, apenas um “autodidata que ama natureza, montanhas e viagens”.  Quando algo lhe chama atenção, ele faz uma fotografia. Sokol cria belas imagens da natureza ao seu redor.

 Sua ideia foi compartilhar algumas dicas diferentes das que encontramos por aí, quase sempre dadas por fotógrafos realmente profissionais.

“O que eu gostaria de compartilhar como um amador é como eu entrei para a fotografia, quais os erros que cometi, e algumas coisas que, do meu ponto de vista, me ajudaram muito”, disse ao site 500px. Leia os conselhos de Matej Sokol:

1. Consiga a câmera certa

Este é o ponto onde começa a nossa história: a câmera. Alguns de nós ganhamos uma câmera, outros começam com fotografia móvel, outros compram uma DSLR já de início. Eu li muitos artigos de renomados fotógrafos que diziam que o equipamento não é tão importante, que você tem que ser perspicaz, ter bom olho para a composição, a exposição correta e assim por diante… Mas tenho visto muitos iniciantes decepcionados com suas câmeras, e não as usando porque são muito pesadas para carregar, ou muito difíceis de entender, ou muito caras para usá-las nesta ou naquela ocasião.

Megapixels e tamanho do sensor não são as únicas coisas que contam. Às vezes, um modelo mais antigo, mais barato pode funcionar melhor para você porque os controles são mais fáceis de entender, ou a câmera é mais leve, ou não tem características demais que distraiam você. O truque é pensar um pouco antes de escolher sua primeira câmera. Como, por quê e quando você quer usar sua câmera? Você quer carregá-la por todos os lugares? Você precisa de lentes intercambiáveis? E quanto à ergonomia: a câmera se encaixa bem na sua mão? Compre a câmera que você irá utilizar, não a câmera que você acha que precisa ou a que tentam lhe vender na loja. É interessante tentar usar a câmera que você quer antes de comprar, fazer uns testes, algumas fotos. Uma boa ideia é pedir a ajuda de um amigo que já tenha uma câmera parecida também.

 2. Torne-se amigo de sua câmera

Ok, você comprou uma câmera, ótimo! Para muitos, agora vem a decepção. Por quê? Porque quanto melhor (ou mais cara) for a câmera que você comprar, menos coisas que ela faz por você.

Você tem que fazê-la funcionar, e funcionar como você quer que ela funcione. Eu estava na mesma situação: minha primeira câmera foi uma DSLR, um grande salto depois da câmera do celular, e de repente faltava algo nas minhas fotos, elas estavam um tanto maçantes, apagadas, acinzentadas. Minha câmera tinha muitos recursos e configurações que eu não entendia, então fui atrás do manual, de dicas em sites e fórum e em buscas no Google.

O que fazer? Obtenha conhecimento técnico de como sua câmera funciona. Confira o artigo “24 partes da câmera que todo fotógrafo iniciante deve conhecer”. Fotografe em modo manual (o “M” em algumas câmeras) para aprender como usá-la. Experimente, faça testes.

3. Faça MUITAS fotos

É bom estudar sobre fotografia, ler muito sobre fotografia, ver vídeos sobre fotografia, mas você não vai conseguir fazer aquela grande foto se não tiver fotografado muitas vezes antes. Fotografe muito, em vários tipos de locais e situações, de noite e de dia; isso vai fazer com que você conheça cada vez melhor sua câmera também.

 Tente pensar sobre o lado técnico de fotografia enquanto você está fotografando. Observe a composição, aprenda a ler a luz, aprenda a aguardar o momento certo para fazer a foto. Pode ser qualquer momento: às vezes é o nascer do sol, outras vezes um homem cruzando a cena. Quanto mais você pratica, mais preparado estará para fazer boas fotos.

4. Aprenda a fazer a mágica do pós-processamento

Fotografe o mais cru possível. Deixe o preto e branco e outras mudanças para o pós-processamento. Programas como Lightroom, Photoshop ou outro aplicativo de edição de fotos tem um preço baixo se compararmos com o custo de lentes, câmeras, tripés. Na fotografia digital, mais da metade do processo é feito em seu computador. E para isso, é bom ter um computador rápido. Computadores muito antigos podem travar com esse tipo de programa rodando.

5. Encontre inspiração

Faça parte de um site de compartilhamento de fotos (como o 500px). Procure por fotografias de coisas que você gosta, que inspiram você. Observe essas fotos, cada detalhe, estude-as, pense como o fotógrafo as fez. Você pode se inspirar também vendo filme. Observe suas cenas favoritas de um filme e verifique como a composição, iluminação, cores e formas criam a cena.

6. Obtenha feedback

Peça a opinião de seus amigos que também trabalham com fotografia ou a tem como um hobbie; converse com as pessoas cujo trabalho você admira. Faça parte de um fotoclube ou um grupo de fotógrafos, caso exista na sua cidade. Ouça os conselhos, pense sobre eles, aplique-os, mas não perca a sua própria voz no processo.

7. Divirta-se

Faça isso. Não se esqueça! Fonte: http://goo.gl/6XGrKj  

FOCUS Escola de Fotografia – Desde 1975: http://focusfoto.com.br 
Conheça os cursos da Focus: 
http://focusfoto.com.br/cursos/
 
Fale com a Focus: 
[email protected] 
Veja  Ultimas Noticias sobre Fotografia: 
http://focusfoto.com.br/blogs/ 

Seja fotografo regulamentado. Obtenha seu registro Mtb de fotografo profissional
Registro Profissional: Respeito & Cidadania“Faça bem feito, faça Focus! – 1975 – 2016 = 41 anos”

Sobre o autor

ATENÇÃO: OS TEXTOS, MATÉRIAS TÉCNICAS, APRESENTADAS NESSE BLOG SÃO PESQUISADAS, SELECIONADAS E PRODUZIDAS PELOS ALUNOS, PROFESSORES E COLABORADORES DA FOCUS PARA USO MERAMENTE DIDÁTICO E COMPLEMENTAR ÁS AULAS DE FOTOGRAFIA NAS MODALIDADES DE CURSOS PRESENCIAIS OU A DISTÂNCIA EAD, MANTIDOS PELA FOCUS ESCOLA DE FOTOGRAFIA, SEM QUALQUER OUTRO TIPO DE PROPÓSITO, RELEVÂNCIA OU CONOTAÇÃO. PARA MAIORES INFORMAÇÕES CONSULTE https://focusfoto.com.br A Focus é a única escola de fotografia no Brasil, que oferece ao aluno o direito de obter seu REGISTRO LEGALIZADO DE FOTÓGRAFO PROFISSIONAL, emitido pelo Ministério do Trabalho, por meio de cursos com carga horária total de 350 horas, incluindo períodos de estágio, preparo e defesa de TCC OS CURSOS DA FOCUS ESCOLA DE FOTOGRAFIA SÃO RECONHECIDOS PELA LEI N. 9.394, ARTIGO 44, INCISO 1 (LEI DE EDUCAÇÃO) O REGISTRO DE FOTÓGRAFO PROFISSIONAL é unificado, sendo o mesmo obtido pelas melhores Universidades Públicas do Estado de São Paulo. E você poderá obtê-lo EM QUALQUER MODALIDADE DE CURSOS DA FOCUS, presenciais ou a distância EAD em menos de 6 meses de curso. O aluno obterá seu REGISTRO DE FOTÓGRAFO PROFISSIONAL diretamente nas agências regionais do Ministério do Trabalho e Emprego. Este registro é fundamental para o exercício legal da profissão, constituição de seu próprio negócio, ingressos em concursos públicos e processos admissionários em empresas de fotografia, públicas ou particulares, bancos de imagens, agências de notícias, jornalismo e consularização de seu registro de fotógrafo, caso queira trabalhar em outros países ou Ongs. Internacionais, como "FOTÓGRAFOS SEM FRONTEIRAS" entre outras modalidades. SEJA FOTÓGRAFO DEVIDAMENTE REGULAMENTADO. QUALIDADE E EXCELÊNCIA EM EDUCAÇÃO FOTOGRÁFICA É NOSSO DIFERENCIAL HÁ MAIS DE QUATRO DÉCADAS. Os alunos recém-formados pela Focus competem em nível de igualdade com fotógrafos profissionais que estão no mercado há mais de 30 anos. Na FOCUS, o aluno entra no mercado de trabalho pela porta da frente! Os alunos, após formados, são encaminhados para o mercado de trabalho. Cursos 100% práticos, apostilados e com plantão de dúvidas. Faça bem feito, faça Focus! Há mais de 44 anos formando novos profissionais. AUTOR DO PROJETO e MEDIADOR DESSE BLOG: Prof. Dr. Enio Leite Alves, Professor Titular aposentado da Universidade de São Paulo, nascido em São Paulo, SP, 1953. PROF. DR. ENIO LEITE: Área de atuação: Fotografia educacional, fotografia autoral, fotojornalismo, moda, propaganda e publicidade. Pesquisador iconográfico. Sociólogo, jornalista, físico, fotoquímico, inventor e docente universitário. Fotografo de imprensa desde 1967, prestando serviços para os Diários Associados e professor do Sesc e do Curso de Artes Fotográficas Senac Dr. Vila Nova, São Paulo. Fotografo do Jornal da Tarde em 1972 -1973. Em 1975, funda a FOCUS – ESCOLA DE FOTOGRAFIA, primeira instituição de ensino técnico e tecnológico da AMÉRICA LATINA. No mesmo ano, suas fotos são premiadas na 13ª Bienal Internacional de São Paulo, quando a fotografia passa a reconhecida pela primeira vez como obra de valor artístico. Enio Leite, fundador do MOVIMENTO PHOTOUSP no início dos anos 70, com Raul Garcez e Sergio Burgi, entre outros, no centro acadêmico da Escola Politécnica, na Cidade Universitária, São Paulo-SP. Professor de fotografia publicitária da Escola Superior de Propaganda e Marketing, (ESPM), 1982 a 1984. Mestre em Ciências da Comunicação em 1990, pela Escola de Comunicação e Artes, USP. Doutor em História da Fotografia, Fotoquímica, Óptica fotográfica e Fotografia Publicitária Digital, em 1993, pela UNIZH, Suíça. No ano de 1997 obteve Livre Docência na Universitá Degli Studi di Roma Tre. Professor convidado pela Miami Dade University, Flórida, 1995. Pesquisador e escritor, publicou o primeiro livro didático em língua portuguesa sobre fotografia digital, Editora Viena, São Paulo, maio 2011, já na quarta edição e presente nas principais universidades brasileiras portuguesas. Colabora com artigos, ensaios, pesquisas e títulos sobre fotoquímica, radioquímica, técnica fotográfica, tecnologia digital da imagem, semiótica e filosofia da imagem para publicações especializadas nacionais e internacionais. (Fonte: Agência Estado - 12/03/2019)

Deixe seu comentário

  • (não será mostrado)