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padrões de fotometria, focus escola de fotografia
Obter a exposição “correta” se deve a grande parte à combinação adequada de abertura, velocidade de obturador e ISO

No entanto, para fazer essa escolha, você e/ou sua câmera precisam
saber com precisão como está o nível de iluminação: a menos que você saiba
quanta (ou quão pouca) luz em cena, é impossível saber exatamente quais os
ajustes necessários.

Felizmente, todas as câmeras
modernas possuem um conjunto de “padrões” de fotometria para nortear o
fotógrafo.

MEDIÇÃO DE EXPOSIÇÃO

O sistema de exposição da câmera
é um dispositivo fantasticamente complexo, projetado para medir a quantidade de
luz na cena para criar uma exposição precisa. Contudo, essa fotometria não é
infalível, pois ela funciona fazendo uma média baseada no meio-tom do tema
escolhido e nem sempre esse é o caso.

Portanto, para ajudar o fotógrafo
a obter a leitura de luz mais adequada são usados diferentes padrões de
fotometria, permitindo conferir níveis de luz no quadro inteiro ou excluindo
qualquer área muito brilhante ou escura e até mesmo uma pequena parte dessas
áreas.

FOTOMETRIA PARCIAL

A fotometria parcial é encontrada
principalmente em câmeras Canon e pode ser imaginada como um “grande ponto” ela
não mede tanto da cena quanto a Centralizada, mas também não é tão reduzida
quanto à fotometria pontual.

MULTIZONA

Dependendo do fabricante da
câmera, a fotometria multizona vem com diferentes nomenclaturas: Evaluative,
Matrix, Honeycomb e Mult-segment são alguns dos termos usados. Contudo, todos
eles se referem a um principio similar: a câmera faz a exposição realiza a
leitura de todo o quadro.

Em muitos casos, a cena é
dividida em diferentes áreas ou segmentos que são medidos independentemente.
Depois a câmera faz a média de tudo isso para fornecer a leitura da exposição.
Como toda a cena é levada a consideração, esse padrão de fotometria tende a ser
bem preciso em vários tipos de situações.

CENTRALIZADA

De todos os padrões, a fotometria
centralizada é mais utilizada; alguns podem alegar que ela não é mais tão
relevante quanto costumava ser especialmente quando comparada ao sofisticado
padrão multizona.

No entanto, ela continua presente
em quase todas as câmeras e tem a sua serventia. A fotometria centralizada é
muito útil quando o assunto ocupa o centro do enquadramento e é cercado por
fundos claros ou escuros – retratos são um grande exemplo. Como seu padrão de
medição tende a ler o centro do quadro, é improvável que seja influenciado
pelos tons das margens do enquadramento.

PONTUAL

Ao escolher o padrão de
fotometria pontual, a câmera fará uma leitura da exposição a partir da área
pequena e precisa geralmente o centro do enquadramento, embora às vezes isso
possa estar ligado ao ponto focal ativo.

A vantagem de usar o padrão de
fotometria pontual é que ele não é afetado pela área ao redor, por isso, se o
seu assunto é muito pequeno no quadro e rodeado por uma grande por uma grande
área de claros ou escuros (uma figura na neve, por exemplo), os tons extremos
não afetarão a leitura da exposição. Em algumas câmeras avançadas, é possível
ter várias literaturas pontuais usadas para uma média ou o tamanho da área
usada para medição pode se alterada para deixa-la maior o menor para obter
precisão mais exata.

NA CÂMERA

As opções dos padrões de
fotometria geralmente são acessadas usando um botão na parte traseira da câmera
ou diretamente no menu da mesma.

Aproveite para rever mais dicas  sobre fotometria nas suas apostilas,
bibliografias e vídeos das aulas de fotografia dos cursos profissionalizante da
Escola Focus.

CONFIRA TCC DE ALUNOS DA ESCOLA FOCUS!  https://focusfoto.com.br/tag/tcc/

Opinião de Ex- Alunos que estudaram na FOCUS! https://goo.gl/C235XR
Blog de Fotografia:  https://focusfoto.com.br/blogs/

Flickr – Foto Galeria dos Alunos da Escola Focus
https://www.flickr.com/photos/focus_escola_de_fotografia/

Sobre o autor

ATENÇÃO: OS TEXTOS, MATÉRIAS TÉCNICAS, APRESENTADAS NESSE BLOG SÃO PESQUISADAS, SELECIONADAS E PRODUZIDAS PELOS ALUNOS, PROFESSORES E COLABORADORES DA FOCUS PARA USO MERAMENTE DIDÁTICO E COMPLEMENTAR ÁS AULAS DE FOTOGRAFIA NAS MODALIDADES DE CURSOS PRESENCIAIS OU A DISTÂNCIA EAD, MANTIDOS PELA FOCUS ESCOLA DE FOTOGRAFIA, SEM QUALQUER OUTRO TIPO DE PROPÓSITO, RELEVÂNCIA OU CONOTAÇÃO. PARA MAIORES INFORMAÇÕES CONSULTE https://focusfoto.com.br A Focus é a única escola de fotografia no Brasil, que oferece ao aluno o direito de obter seu REGISTRO LEGALIZADO DE FOTÓGRAFO PROFISSIONAL, emitido pelo Ministério do Trabalho, por meio de cursos com carga horária total de 350 horas, incluindo períodos de estágio, preparo e defesa de TCC OS CURSOS DA FOCUS ESCOLA DE FOTOGRAFIA SÃO RECONHECIDOS PELA LEI N. 9.394, ARTIGO 44, INCISO 1 (LEI DE EDUCAÇÃO) O REGISTRO DE FOTÓGRAFO PROFISSIONAL é unificado, sendo o mesmo obtido pelas melhores Universidades Públicas do Estado de São Paulo. E você poderá obtê-lo EM QUALQUER MODALIDADE DE CURSOS DA FOCUS, presenciais ou a distância EAD em menos de 6 meses de curso. O aluno obterá seu REGISTRO DE FOTÓGRAFO PROFISSIONAL diretamente nas agências regionais do Ministério do Trabalho e Emprego. Este registro é fundamental para o exercício legal da profissão, constituição de seu próprio negócio, ingressos em concursos públicos e processos admissionários em empresas de fotografia, públicas ou particulares, bancos de imagens, agências de notícias, jornalismo e consularização de seu registro de fotógrafo, caso queira trabalhar em outros países ou Ongs. Internacionais, como "FOTÓGRAFOS SEM FRONTEIRAS" entre outras modalidades. SEJA FOTÓGRAFO DEVIDAMENTE REGULAMENTADO. QUALIDADE E EXCELÊNCIA EM EDUCAÇÃO FOTOGRÁFICA É NOSSO DIFERENCIAL HÁ MAIS DE QUATRO DÉCADAS. Os alunos recém-formados pela Focus competem em nível de igualdade com fotógrafos profissionais que estão no mercado há mais de 30 anos. Na FOCUS, o aluno entra no mercado de trabalho pela porta da frente! Os alunos, após formados, são encaminhados para o mercado de trabalho. Cursos 100% práticos, apostilados e com plantão de dúvidas. Faça bem feito, faça Focus! Há mais de 44 anos formando novos profissionais. AUTOR DO PROJETO e MEDIADOR DESSE BLOG: Prof. Dr. Enio Leite Alves, Professor Titular aposentado da Universidade de São Paulo, nascido em São Paulo, SP, 1953. PROF. DR. ENIO LEITE: Área de atuação: Fotografia educacional, fotografia autoral, fotojornalismo, moda, propaganda e publicidade. Pesquisador iconográfico. Sociólogo, jornalista, físico, fotoquímico, inventor e docente universitário. Fotografo de imprensa desde 1967, prestando serviços para os Diários Associados e professor do Sesc e do Curso de Artes Fotográficas Senac Dr. Vila Nova, São Paulo. Fotografo do Jornal da Tarde em 1972 -1973. Em 1975, funda a FOCUS – ESCOLA DE FOTOGRAFIA, primeira instituição de ensino técnico e tecnológico da AMÉRICA LATINA. No mesmo ano, suas fotos são premiadas na 13ª Bienal Internacional de São Paulo, quando a fotografia passa a reconhecida pela primeira vez como obra de valor artístico. Enio Leite, fundador do MOVIMENTO PHOTOUSP no início dos anos 70, com Raul Garcez e Sergio Burgi, entre outros, no centro acadêmico da Escola Politécnica, na Cidade Universitária, São Paulo-SP. Professor de fotografia publicitária da Escola Superior de Propaganda e Marketing, (ESPM), 1982 a 1984. Mestre em Ciências da Comunicação em 1990, pela Escola de Comunicação e Artes, USP. Doutor em História da Fotografia, Fotoquímica, Óptica fotográfica e Fotografia Publicitária Digital, em 1993, pela UNIZH, Suíça. No ano de 1997 obteve Livre Docência na Universitá Degli Studi di Roma Tre. Professor convidado pela Miami Dade University, Flórida, 1995. Pesquisador e escritor, publicou o primeiro livro didático em língua portuguesa sobre fotografia digital, Editora Viena, São Paulo, maio 2011, já na quarta edição e presente nas principais universidades brasileiras portuguesas. Colabora com artigos, ensaios, pesquisas e títulos sobre fotoquímica, radioquímica, técnica fotográfica, tecnologia digital da imagem, semiótica e filosofia da imagem para publicações especializadas nacionais e internacionais. (Fonte: Agência Estado - 12/03/2019)

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