9 PASSOS PARA UMA BOA GESTÃO NO SEU NEGÓCIO DE FOTOGRAFIA

em Dicas & Tutoriais, dicas de fotografia.

 Aulas de fotografia profissional, aulas de fotografia para iniciantes, curso fotografia principiantes, curso de fotografia para iniciantes, focus foto, focus, maiores fotógrafos da história,  aula particular de fotografia sp, escolas de fotografia sp, escola fotografia vila madalena, escola de fotografia online, escolas de fotografias em sp, cursos de fotografias online, cursos de fotografias em sp, cursos de fotografias em sp, curso de fotografias sp, curso de fotografia online, curso de fotografia sp,   boa gestão, negócio de fotografia, estúdio, estabelecimento de fotografia, gestores, fotógrafos, princípio ético, profissional, interesse em aprender, crescer, trabalhar, sessão fotográfica, nível de modernidade, faturamento, satisfação do cliente, otimização do tempo,   (11) 3107 2219, fotografia, melhores aulas particulares de fotografia e vídeo,   melhores  escolas de fotografia de sp, focus fotografia, curso fotografia,  cursos fotografia moema,   curso intensivo de fotografia sp, curso de fotografia online, curso de fotografia, curso fotografia, melhores escolas de fotografia do mundo, focus foto, focus escola de fotografia, melhores aulas de fotografia do mundo,  Fotografe melhor, focus fotografia, curso fotografia,  cursos fotografia moema,  fotos,  curso intensivo de fotografia sp, curso de fotografia online, curso de fotografia, curso fotografia, focus escola de fotografia, fotografia curso focus,     melhores escolas de fotografia do mundo,   cursos intensivos de fotografia sp, cursos intensivos de fotografia sp,  melhores cursos de fotografia do mundo,   aulas de fotografia sp, aula de fotografia, aulas de fotografia online, escola focus de fotografia, cursos de fotografia, curso de fotografia, cursos vips de fotografia, cursos de fotografia online, cursos de fotografia publicitária, cursos fotografia de moda, cursos de photoshop, cursos de fotografia profissional, vagas para fotógrafos,  cursos online fotografia, vagas fotógrafos, focus foto, fotografia curso, escola de foto, fotografia cursos, curso de fotografia sp,    Cursos de fotografia zona leste sp, cursos de fotografia zona sul sp, cursos de fotografia zona oeste sp, cursos de fotografia em santos, cursos de fotografia zona central sp, cursos de fotografia vila mariana sp, cursos de fotografia vila Madalena sp,   focus escola de fotografia reclame aqui, escolas profissionalizantes de fotografia,  curso fotografia sp, aulas de fotografia, aula de fotografias, cursos de fotografia ABC paulista,  cursos de fotografia centro São Paulo,    escola de fotografia, fotografia, curso profissional de jornalismo, Focus escola de fotografia, curso de fotografia sp, cursos técnicos de fotografia em sp, focus  fotografia, curso profissionalizante de fotografia em sp, cursos profissionalizantes de fotografia em sp, escola focus, curso de fotografia em sp,   fotografe melhor,  fotografia focus são Paulo,  cursos de fotografia presencial,  curso de fotografia profissional,  escolas de fotografia sp,  curso de fotografia são paulo, escola de fotografia focus, cursos de fotografia digital, escola focus, focus fotografias, cursos de photoshop, dicas de fotografia digital, focus escola de fotografia, escolas de fotografia sp, cursos de fotografias, enio leite, escola de fotografia são paulo, curso de fotografia profissional, cursos de photoshop, escolas de fotografias sao paulo, cursos de fotografia a distancia, fotografia dicas, dicas de foto, melhores escolas de fotografia sp, melhores cursos de fotografia sp, notícias sobre fotografia, curso de fotografia profissional sp, aulas de fotografia profissional, aulas cursos online de fotografia, aulas vips de fotografia,  melhores escolas de fotografia no Brasil, melhores cursos de fotografia em sp,

Tenha sucesso com seu negócio de fotografia

Administrar um negócio de fotografia, independente do seu tamanho, ou um estúdio não é tarefa fácil para os gestores. A rotina de um estabelecimento de fotografia é estressante aos clientes e respeito entre os funcionários, algumas regras de convivência devem ser impostas e cumpridas de maneira sutil. Para facilitar esse trabalho, preparamos uma lista com nove passos básicos.

DEFINA A MISSÃO, A VISÃO E OS VALORES

A missão é a razão de uma empresa: o que ela se propõe a fazer e para que exista. A visão é caracterizada pelo objetivo do seu negócio ou do estúdio: é o futuro desejado. O que almejam os gestores e/ou fotógrafos? Os valores fazem parte de um princípio ético: incluem comportamento e a atitude tomadas pelos funcionários na relação entre fotógrafos e clientes, fornecedores e parceiros. Com essas três ferramentas, definem-se a direção e a gestão estratégica do estabelecimento.

SEJA UM BOM LÍDER

O líder tem a responsabilidade de traçar as metas e incentivar seus funcionários. O bom gestor tem que acompanhar o andamento das tarefas e saber delegar as funções de forma clara, ser precisar ser conciso. É preferível ter uma longa conversa a ser curto e objetivo. Um chefe conceituado tem que ouvir e motivar seus funcionários, saber se relacionar e trabalhar em equipe, ser proativo, saber resolver problemas e administrar conflitos. Resumindo, ser um exemplo para todos se espelharem nele.

FAÇA A EQUIPE SER BEM QUALIFICADA

 É fundamental testar o nível de conhecimento dos funcionários para suas devidas funções. Se o perfil técnico não corresponde totalmente ao cargo, é necessário verificar se o profissional tem facilidade e interesse em aprender. A educação continuada é extremamente importante. Freqüentar cursos de atualização é um ponto-chave para continuar obtendo sucesso profissionalmente. Lembre-se, ainda, que o líder deve sempre motivar sua equipe, pois, dessa forma, todos permanecem dispostos a crescer e trabalhar.

INCENTIVE O RESPEITO ENTRE OS FUNCIONÁRIOS

 Fotógrafos, funcionários, agentes e fornecedores precisam ser tratados da mesma forma. O nível hierárquico não significa que você seja uma pessoa superior à outra. A opinião de cada um deve ser respeitada. Uma boa relação no seu estúdio e no seu negócio ajuda a aumentar a confiança e a afinidade entre a equipe. Uma das vantagens disso é o aumento da produtividade da organização e da agilidade, caso necessite realizar uma sessão fotográfica ou saída externa com rapidez.

PENSE NO ESPAÇO E NA ESTRUTURA FÍSICA

 Os estúdios e negócios precisam ser agradáveis para os clientes, seus acompanhantes e as próprias pessoas que neles trabalham. É necessário criar uma estrutura que facilite a assistência e o fluxo de pessoas, suprimentos e equipamentos. A melhor forma de planejar adequadamente o espaço e as estruturas físicas é implantar um projeto arquitetônico. Assim, o gestor pode desenvolver, com o profissional especializado, toda a arquitetura baseada na segurança, na agilidade e na qualidade.

MANTENHA-SE TECNOLOGICAMENTE ATUALIZADO

Atualmente, com o alto nível de modernidade, todos os profissionais envolvidos devem adequar-se à era tecnológica. Máquinas e instrumentos têm que estar de acordo com as necessidades das demandas de trabalho e com o nível de urgência dos clientes. Sem contar que a informatização do seu negócio deve aperfeiçoar o tempo e o serviço, pois oferece ferramentas para agilizar os processos dentro do seu negócio, facilitando a vida dos gestores em relação ao controle de materiais e insumos, pessoal, faturamento e satisfação do cliente.

TENHA ATENÇÃO À COMPRA DE SUPRIMENTOS

Uma das principais preocupações que fotógrafos e gestores devem ter é como adquirir os suprimentos. Afinal, não se pode utilizar qualquer material no cliente. Os medicamentos e os produtos hospitalares devem ser obtidos da melhor forma, tendo em vista a facilidade na aplicação ou na instalação. Uma pesquisa minuciosa deve ser realizada até que se chegue à conclusão de quais são os fornecedores mais confiáveis para esse tipo de negócio.

PROMOVA A BOA COMUNICAÇÃO

Lidar com pessoas de níveis, idades e classes sociais distintas requer paciência, boa comunicação e educação. As equipes dos negócios de grande porte são formadas por vários profissionais, como auxiliar de limpeza, recepcionista, contadores, administradores e fotógrafos, além dos clientes, se não houver uma boa comunicação entre os funcionários, além de prejudicar os clientes, isso pode influenciar negativamente no ambiente de trabalho.

PREZE PELA HUMANIZAÇÃO NO ATENDIMENTO

Conhecer o cliente, suas condições de vida e sua família significar humanizar. Algumas vantagens de boa relação fotógrafo-cliente são: a fidelização das pessoas, o aumento da credibilidade e da confiança, a otimização do tempo de espera e a valorização da prevenção pelo cliente, pois ele passa a ir ao fotógrafo com mais frequência, não apenas quando surge um problema. Para um atendimento de excelência como esse, a equipe precisa estar bem preparada e treinada.

FOCUS Escola de Fotografia – Desde 1975: http://focusfoto.com.br 
Conheça os cursos da Focus: http://focusfoto.com.br/cursos/

Fale com a Focus: cursos@focusfoto.com.br 
Veja  Ultimas Noticias sobre Fotografia: http://focusfoto.com.br/blogs/

Seja fotografo regulamentado. Obtenha seu registro Mtb de fotografo profissional
Registro Profissional: Respeito & Cidadania
“Faça bem feito, faça Focus! – 1975 – 2016 = 41 anos”

Sobre o autor

ATENÇÃO: OS TEXTOS, MATÉRIAS TÉCNICAS, APRESENTADAS NESSE BLOG SÃO PESQUISADAS, SELECIONADAS E PRODUZIDAS PELOS ALUNOS, PROFESSORES E COLABORADORES DA FOCUS PARA USO MERAMENTE DIDÁTICO E COMPLEMENTAR ÁS AULAS DE FOTOGRAFIA NAS MODALIDADES DE CURSOS PRESENCIAIS OU A DISTÂNCIA EAD, MANTIDOS PELA FOCUS ESCOLA DE FOTOGRAFIA, SEM QUALQUER OUTRO TIPO DE PROPÓSITO, RELEVÂNCIA OU CONOTAÇÃO. PARA MAIORES INFORMAÇÕES CONSULTE https://focusfoto.com.br A Focus é a única escola de fotografia no Brasil, que oferece ao aluno o direito de obter seu REGISTRO LEGALIZADO DE FOTÓGRAFO PROFISSIONAL, emitido pelo Ministério do Trabalho, por meio de cursos com carga horária total de 350 horas, incluindo períodos de estágio, preparo e defesa de TCC OS CURSOS DA FOCUS ESCOLA DE FOTOGRAFIA SÃO RECONHECIDOS PELA LEI N. 9.394, ARTIGO 44, INCISO 1 (LEI DE EDUCAÇÃO) O REGISTRO DE FOTÓGRAFO PROFISSIONAL é unificado, sendo o mesmo obtido pelas melhores Universidades Públicas do Estado de São Paulo. E você poderá obtê-lo EM QUALQUER MODALIDADE DE CURSOS DA FOCUS, presenciais ou a distância EAD em menos de 6 meses de curso. O aluno obterá seu REGISTRO DE FOTÓGRAFO PROFISSIONAL diretamente nas agências regionais do Ministério do Trabalho e Emprego. Este registro é fundamental para o exercício legal da profissão, constituição de seu próprio negócio, ingressos em concursos públicos e processos admissionários em empresas de fotografia, públicas ou particulares, bancos de imagens, agências de notícias, jornalismo e consularização de seu registro de fotógrafo, caso queira trabalhar em outros países ou Ongs. Internacionais, como "FOTÓGRAFOS SEM FRONTEIRAS" entre outras modalidades. SEJA FOTÓGRAFO DEVIDAMENTE REGULAMENTADO. QUALIDADE E EXCELÊNCIA EM EDUCAÇÃO FOTOGRÁFICA É NOSSO DIFERENCIAL HÁ MAIS DE QUATRO DÉCADAS. Os alunos recém-formados pela Focus competem em nível de igualdade com fotógrafos profissionais que estão no mercado há mais de 30 anos. Na FOCUS, o aluno entra no mercado de trabalho pela porta da frente! Os alunos, após formados, são encaminhados para o mercado de trabalho. Cursos 100% práticos, apostilados e com plantão de dúvidas. Faça bem feito, faça Focus! Há mais de 44 anos formando novos profissionais. AUTOR DO PROJETO e MEDIADOR DESSE BLOG: Prof. Dr. Enio Leite Alves, Professor Titular aposentado da Universidade de São Paulo, nascido em São Paulo, SP, 1953. PROF. DR. ENIO LEITE: Área de atuação: Fotografia educacional, fotografia autoral, fotojornalismo, moda, propaganda e publicidade. Pesquisador iconográfico. Sociólogo, jornalista, físico, fotoquímico, inventor e docente universitário. Fotografo de imprensa desde 1967, prestando serviços para os Diários Associados e professor do Sesc e do Curso de Artes Fotográficas Senac Dr. Vila Nova, São Paulo. Fotografo do Jornal da Tarde em 1972 -1973. Em 1975, funda a FOCUS – ESCOLA DE FOTOGRAFIA, primeira instituição de ensino técnico e tecnológico da AMÉRICA LATINA. No mesmo ano, suas fotos são premiadas na 13ª Bienal Internacional de São Paulo, quando a fotografia passa a reconhecida pela primeira vez como obra de valor artístico. Enio Leite, fundador do MOVIMENTO PHOTOUSP no início dos anos 70, com Raul Garcez e Sergio Burgi, entre outros, no centro acadêmico da Escola Politécnica, na Cidade Universitária, São Paulo-SP. Professor de fotografia publicitária da Escola Superior de Propaganda e Marketing, (ESPM), 1982 a 1984. Mestre em Ciências da Comunicação em 1990, pela Escola de Comunicação e Artes, USP. Doutor em História da Fotografia, Fotoquímica, Óptica fotográfica e Fotografia Publicitária Digital, em 1993, pela UNIZH, Suíça. No ano de 1997 obteve Livre Docência na Universitá Degli Studi di Roma Tre. Professor convidado pela Miami Dade University, Flórida, 1995. Pesquisador e escritor, publicou o primeiro livro didático em língua portuguesa sobre fotografia digital, Editora Viena, São Paulo, maio 2011, já na quarta edição e presente nas principais universidades brasileiras portuguesas. Colabora com artigos, ensaios, pesquisas e títulos sobre fotoquímica, radioquímica, técnica fotográfica, tecnologia digital da imagem, semiótica e filosofia da imagem para publicações especializadas nacionais e internacionais. (Fonte: Agência Estado - 12/03/2019)

Deixe seu comentário

  • (não será mostrado)