ACESSÓRIOS PARA ESTÚDIO

em Dicas & Tutoriais.

acessórios, estúdio, escola focus, focus escola de fotografia, cursos de fotografia, focusfoto, aulas de fotografia
Confira alguns acessórios logo abaixo

Spots (Fresnel): Um spot é uma fonte de luz dura. Usualmente, é uma
luz pequena com uma lente Fresnel acoplada. Fresnel é uma lente de vidro que
focaliza o spot, fazendo com que o facho de luz fique condensado através de uma
longa distância.

Bandoors são usualmente afixadas aos spots para que não espalhem luz por todo o ambiente. Spots são frequentemente utilizados para iluminar uma área selecionada da cena, como o canto da sala ou uma parte de um fundo infinito.

São geralmente ajustados para uma
saída de luz menor que a luz principal ou de preenchimento (embora possam ser,
às vezes, usados como luz principal). Spots produzem uma sombra com bordas
nítidas, dando mais forma às características do objeto que fontes de luz
difusa, de contraste mais baixo. Embora o spot seja oriundo da luz contínua,
vários fabricantes de flash têm apresentado tochas spot equipadas com lente
Fresnel.

Sombrinhas: sombrinhas, ainda que seja tão popular quanto foram
autora, seguem sendo úteis para espalhar luz suave por áreas grandes. Elas
produzem uma reflexão arredondada nos olhos de modelos de retrato e, quando
usadas próximas ao objeto, fornecem uma luz quase livre de sombras que
apresenta grande arredondamento na face humana. Sombrinhas são geralmente
usadas com um refletor grande angular na tocha de flash, permitindo-lhe
focalizar melhor o facho de luz para efeito otimizado. Isso significa ajustar a
sombrinha para frente e para trás até que a luz cubra a superfície inteira da
sombrinha, sem sombras.

Sombrinhas fotográficas são brancas ou prateadas e usadas relativamente próximas ao objetivo para produzir uma luz direcional suave. Uma sombrinha prateada produz uma luz mais espetacular e direta de uma sombrinha branca opaca. Quando usar luzes de intensidade igual, uma sombrinha prateada pode ser usada como luz principal por conta da sua intensidade e direcionamento maior.

Ela também produzirá brilhos
especulares maravilhosos nas áreas iluminadas da face. Uma sombrinha branca
opaca pode ser usada como luz de preenchimento, ou secundária.

Quando fotografar com uma
sombrinha, é importante que ela esteja corretamente focalizada. Sombrinhas são
encaixadas em orifícios tubulares na maioria das unidades eletrônicas de flash
de estúdio.

A sombrinha desliza na direção do
parelho de flash e é travada com um parafuso fixos ou dispositivos similares. A
razão para a distância entre a sombrinha e a fonte de luz ser variável é que há
uma distância específica em que a quantidade ideal de luz do flash atinge a
sombrinha. Isso ocorre quando a luz atinge superfície inteira.

Se a sombrinha estiver próxima
demais ao flash, muito do facho de luz será focalizado além da sombrinha e vai
se perder. Se a luz estiver longe demais da superfície da sombrinha, outra vez
desperdiçando saída valiosa de luz. Quando estiver ajustando, use a luz de
modelagem do flash para focalizar a distância corretamente para que as bordas
externas do núcleo da luz atinjam as bordas externas da sombrinha.

Alguns fotógrafos usam uma
sombrinha translúcida na posição reserva, virando-a para que a luz brilhe
através da dela e por sobre o objeto. Isso da uma luz mais suave e direcionada
do que a luz refletida em sombrinhas opacas. É claro que não se pode projetar
luz através de uma sombrinha prateada, já que o material prateado é opaco. Há
muitas variedades de sombrinhas translúcidas disponíveis comercialmente e essas
atuam de forma bastante similar ao softboxes.

Aproveite para rever mais dicas sobre fotografia de estúdio nas suas apostilas, bibliografias e vídeos das aulas de fotografia dos cursos profissionalizante da Escola Focus.

PIONEIRISMO
E INOVAÇÃO:
FOCUS Escola de Fotografia – Desde
1975:  
https://focusfoto.com.br    

CONFIRA TCC DE ALUNOS DA ESCOLA FOCUS!  https://focusfoto.com.br/tag/tcc/

BOLSA DE EMPREGOS PARA ALUNOS DA FOCUS
https://focusfoto.com.br/categoria/empregos/

Opinião de Ex- Alunos que estudaram na FOCUS! https://goo.gl/C235XR
Blog de Fotografia:  https://focusfoto.com.br/blogs/

Flickr – Foto Galeria dos Alunos da Escola Focus
https://www.flickr.com/photos/focus_escola_de_fotografia/

#estúdio_fotográfico #dicas_fotografia #escola_focus #focus
#focus_escola_de_fotografia  #focusfoto
#focus_fotografia #alunos_fotografia #cursos_fotografia #escolas_de_fotografia #aulas_fotografia
 #enio_leite    #cursosdefotografia    

Sobre o autor

ATENÇÃO: OS TEXTOS, MATÉRIAS TÉCNICAS, APRESENTADAS NESSE BLOG SÃO PESQUISADAS, SELECIONADAS E PRODUZIDAS PELOS ALUNOS, PROFESSORES E COLABORADORES DA FOCUS PARA USO MERAMENTE DIDÁTICO E COMPLEMENTAR ÁS AULAS DE FOTOGRAFIA NAS MODALIDADES DE CURSOS PRESENCIAIS OU A DISTÂNCIA EAD, MANTIDOS PELA FOCUS ESCOLA DE FOTOGRAFIA, SEM QUALQUER OUTRO TIPO DE PROPÓSITO, RELEVÂNCIA OU CONOTAÇÃO. PARA MAIORES INFORMAÇÕES CONSULTE https://focusfoto.com.br A Focus é a única escola de fotografia no Brasil, que oferece ao aluno o direito de obter seu REGISTRO LEGALIZADO DE FOTÓGRAFO PROFISSIONAL, emitido pelo Ministério do Trabalho, por meio de cursos com carga horária total de 350 horas, incluindo períodos de estágio, preparo e defesa de TCC OS CURSOS DA FOCUS ESCOLA DE FOTOGRAFIA SÃO RECONHECIDOS PELA LEI N. 9.394, ARTIGO 44, INCISO 1 (LEI DE EDUCAÇÃO) O REGISTRO DE FOTÓGRAFO PROFISSIONAL é unificado, sendo o mesmo obtido pelas melhores Universidades Públicas do Estado de São Paulo. E você poderá obtê-lo EM QUALQUER MODALIDADE DE CURSOS DA FOCUS, presenciais ou a distância EAD em menos de 6 meses de curso. O aluno obterá seu REGISTRO DE FOTÓGRAFO PROFISSIONAL diretamente nas agências regionais do Ministério do Trabalho e Emprego. Este registro é fundamental para o exercício legal da profissão, constituição de seu próprio negócio, ingressos em concursos públicos e processos admissionários em empresas de fotografia, públicas ou particulares, bancos de imagens, agências de notícias, jornalismo e consularização de seu registro de fotógrafo, caso queira trabalhar em outros países ou Ongs. Internacionais, como "FOTÓGRAFOS SEM FRONTEIRAS" entre outras modalidades. SEJA FOTÓGRAFO DEVIDAMENTE REGULAMENTADO. QUALIDADE E EXCELÊNCIA EM EDUCAÇÃO FOTOGRÁFICA É NOSSO DIFERENCIAL HÁ MAIS DE QUATRO DÉCADAS. Os alunos recém-formados pela Focus competem em nível de igualdade com fotógrafos profissionais que estão no mercado há mais de 30 anos. Na FOCUS, o aluno entra no mercado de trabalho pela porta da frente! Os alunos, após formados, são encaminhados para o mercado de trabalho. Cursos 100% práticos, apostilados e com plantão de dúvidas. Faça bem feito, faça Focus! Há mais de 44 anos formando novos profissionais. AUTOR DO PROJETO e MEDIADOR DESSE BLOG: Prof. Dr. Enio Leite Alves, Professor Titular aposentado da Universidade de São Paulo, nascido em São Paulo, SP, 1953. PROF. DR. ENIO LEITE: Área de atuação: Fotografia educacional, fotografia autoral, fotojornalismo, moda, propaganda e publicidade. Pesquisador iconográfico. Sociólogo, jornalista, físico, fotoquímico, inventor e docente universitário. Fotografo de imprensa desde 1967, prestando serviços para os Diários Associados e professor do Sesc e do Curso de Artes Fotográficas Senac Dr. Vila Nova, São Paulo. Fotografo do Jornal da Tarde em 1972 -1973. Em 1975, funda a FOCUS – ESCOLA DE FOTOGRAFIA, primeira instituição de ensino técnico e tecnológico da AMÉRICA LATINA. No mesmo ano, suas fotos são premiadas na 13ª Bienal Internacional de São Paulo, quando a fotografia passa a reconhecida pela primeira vez como obra de valor artístico. Enio Leite, fundador do MOVIMENTO PHOTOUSP no início dos anos 70, com Raul Garcez e Sergio Burgi, entre outros, no centro acadêmico da Escola Politécnica, na Cidade Universitária, São Paulo-SP. Professor de fotografia publicitária da Escola Superior de Propaganda e Marketing, (ESPM), 1982 a 1984. Mestre em Ciências da Comunicação em 1990, pela Escola de Comunicação e Artes, USP. Doutor em História da Fotografia, Fotoquímica, Óptica fotográfica e Fotografia Publicitária Digital, em 1993, pela UNIZH, Suíça. No ano de 1997 obteve Livre Docência na Universitá Degli Studi di Roma Tre. Professor convidado pela Miami Dade University, Flórida, 1995. Pesquisador e escritor, publicou o primeiro livro didático em língua portuguesa sobre fotografia digital, Editora Viena, São Paulo, maio 2011, já na quarta edição e presente nas principais universidades brasileiras portuguesas. Colabora com artigos, ensaios, pesquisas e títulos sobre fotoquímica, radioquímica, técnica fotográfica, tecnologia digital da imagem, semiótica e filosofia da imagem para publicações especializadas nacionais e internacionais. (Fonte: Agência Estado - 12/03/2019)

Deixe seu comentário

  • (não será mostrado)