A AMPLITUDE DINÂMICA

em Artigos e Entrevistas, Dicas & Tutoriais.

amplitude dinâmcia
Na medida em que os fotógrafos têm se tomado proficientes no trabalho com imagens digitais, sua percepção da amplitude dinâmica – a amplitude de luminosidade na cena – cresceu

Em contraste com os filmes
fotográficos, com respostas incorporadas, as imagens digitais podem ser
prontamente adaptadas á amplitude de luminosidade de qualquer cena.

Luminosidade , alto e baixo contraste

Nossa percepção de textura e
forma de sermos capazes de distinguir os tons que as definem. As cenas que
registramos são basicamente um mapa de variações tonais – escuro aqui, claro lá,
com limites entre os tons da imagem representando as margens físicas e
contornos das formas cenas.

 A medida da quantidade de luz aparente
refletida em uma superfície é chamada de luminosidade. Perceba que a
luminosidade não faz referência à cor da luz; forma textura e detalhe podem ser
destemidos em preto e branco.

Cada cena oferece uma determinada
gama de luminosidade do motivo – a diferença entre a parte mais clara da imagem
e a mais escura. Uma imagem com grande amplitude dinâmica tem uma amplitude de
luminosidade ampla (descrita como “contrastada”0, enquanto uma imagem com baixa
amplitude dinâmica é caracterizada pela amplitude estreita de luminosidade
(descrita como “baixo contraste.”)

 Nossa capacidade para distinguir diferentes
tons de luminosidade em uma cena varia com a luminosidade geral. Diferenças
sutis de luminosidade, fáceis de enxergar sob luz clara, são muito difíceis de
perceber sob condição de baixa iluminação.

O que consiste em amplitudes
médias ou baixas de luminosidade durante o dia que possa parecer contrastado
durante a noite. Como amplitude de luminosidade de motivo é refletida em sua
imagem depende da cena e do tipo de imagem que você deseja fazer.

 Por exemplo, a cena pode estar banhada pela
luz do sol, com sombras profundas projetadas pelas árvores e edifícios, neste
caso a amplitude de luminosidade parece ser ampla. Mas se você estiver
utilizando uma objetiva grande-angular que engloba uma grande parte da cena todos
os elementos claros e escuros são pequenos o suficiente para o sensor reagir a
eles como se fosse uma imagem de contraste mediano.

Aproveite para rever mais dicas sobre amplitude dinâmica nas
suas apostilas, bibliografias e vídeos das aulas de fotografia dos cursos
profissionalizante da Escola Focus.

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Opinião de Ex- Alunos que estudaram na FOCUS! https://goo.gl/C235XR
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