A beleza do preto e branco

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Uma obra do fotógrafo americano Ansel Adams. Tempestade de Inverno Sumindo, tirada no Vale Yosemite – Sierra Nevada, Califórna, 1935, faz parte da série de fotos que deixou Adams famoso.

Na fotografia em preto e branco, as diferenças de intensidade e luminosidade das cores são transformadas, na cópia final, em branco, preto e tons de cinza. Dessa forma, a fotografia em preto e branco difere da foto em cores, assim como a gravura ou o desenho, diferem da pintura. Para o domínio de sua linguagem, é indispensável desenvolver uma visão adaptada a suas qualidades específicas.

Por sua própria natureza, uma fotografia em preto e branco é muito mais uma interpretação da realidade do que sua reprodução fiel. Essa característica é talvez seu maior trunfo, pois, transformando a imagem apenas em gradações de cinza, deixa ao fotógrafo uma grande flexibilidade de interpretação. Em geral, qualidades que não dependem da cor podem ser mais bem realçadas em preto e branco – por exemplo, brilhos e sombras, contraste entre claro e escuro, e certas formas, texturas e padrões. Linhas e planos de uma perspectiva também podem se tornar mais evidentes em preto e branco.

Por tudo isso, cenas que seriam apenas banais se fotografadas em cor podem produzir grafismos poderosos quando traduzidas por um jogo de claro e escuro.

Um dos exemplos clássicos do domínio da técnica em preto e branco é Ansel Adams. Entre no Google Imagens e veja mais fotos dele.

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