A CONSTANTE BUSCA PELA HARMONIA!

em Composição Fotográfica.

Na construção da sequência dos planos, o objetivo é facilitar a leitura e o entendimento da imagem

Busca-se, então, retratar a profundidade e incluir elementos informativos na composição.

Porém, o verdadeiro diferencial que o fotógrafo pode agregar ao saber organizar os planos reside na harmonização e na combinação dos elementos em busca da estética ideal.

Com isso, o primeiro passo para a realização de uma composição agradável é chegar ao equilíbrio visual entre os distintos planos. Além dos elementos relativos às regras básicas de composição (como regra dos terços, perspectivas, repetição, linhas de fuga, entre outros), é preciso equilibrar visualmente o primeiro e o último planos em função das especificidades do tema. Uma boa dica é sempre procurar ângulos variados, se mexer ao redor do tema para achar a melhor sequência de planos possível.

A combinação das cores deve merecer muita atenção. Uma imagem quase monocromática em que o tema e o fundo tenham cores parecidas destaca o tema se os parâmetros técnicos estiverem certos: foco preciso e exposição correta. Nesse caso, a profundidade de campo tem de ser bem ajustada. É aconselhável abrir bem o diafragma (f/4 ou menos, dependendo das possibilidades da lente e da posição da câmera) para isolar melhor o tema do fundo.

Ao contrário, pode-se optar por buscar um contraste cromático forte entre o tema e o ambiente, o que contribui para destacar o assunto. Esse resultado é obtido ao opor as cores primárias à complementares, ou seja, azul com amarelo, verde com magenta ou vermelho com ciano. Pode ser uma flor cor de violeta num fundo de grama verde, um pássaro amarelo diante de um céu azul ou uma pessoa vestida de vermelho com o mar verde-claro ao fundo.

Além das cores, é possível trabalhar como contrastes de texturas e materiais, como a pele e o tecido, o couro e a madeira, o metal e a pedra, entre outros. Mesmo quando não for possível destacar os distintos planos, vale usar as cores e texturas para ressaltar a profundidade.

PARA NÃO ESQUECER

A estética atraente vem da combinação e harmonização dos elementos de cena na hora de compor.

Procurar ângulos variados na mesma cena é uma forma de encontrar uma sequência de planos mais harmônica.

É preciso prestar muita atenção nas cores da cena, mesmo em monocromáticas, pra conseguir uma composição de planos equilibrada.

Um contraste cromático forte entre o tema e o fundo (ou o ambiente) é uma forma de destacar o objeto principal da fotografia.Trabalhar contrastes em geral é uma maneira eficaz de harmonizar a composição e ressaltar a profundidade.

Aproveite para rever mais dicas sobre composição e estética nas suas apostilas, bibliografias e vídeos das aulas de fotografia dos cursos profissionalizante da Escola Focus.

BOLSA DE EMPREGOS PARA ALUNOS DA FOCUShttps://focusfoto.com.br/categoria/empregos/

#amazon  #Marketing  #dicas_fotografia #escola_focus #focus #focus_escola_de_fotografia  #focusfoto #focus_fotografia #alunos_fotografia #cursos_fotografia #escolas_de_fotografia #aulas_fotografia  #enio_leite    #cursosdefotografia   #TCC  #CursoFotografiaEAD