A CONVENIÊNCIA DO JPEG

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Sem dúvida, os arquivos JPEG são mais práticos

Além de poder compartilhá-los instantaneamente, eles são menores, poupando espaço no cartão de memória e nos disco rígidos.

Porém obter esse arquivo reduzido, o JPEG foi criado através de um processo de compressão na câmera, descartando algumas informações nesse procedimento. Os arquivos RAW, por outro lado, não tem compressão e isso significa que é grande o cartão de memória enche mais rápido e as fotos demoram mais para serem transferidas do buffer de memória da câmera (onde são armazenadas temporariamente) para o cartão.

É por isso que fotógrafos de esportes tendem a optar pelo JPEG, pois podem captar longas sequências de foto antes que atinja o limite de memória da câmera e reduz a velocidade de disparo.

Contudo, formato RAW ainda é recomendado para um grande número de ocasiões. A grande vantagem é que se podem alterar muitas das configurações de câmera mesmo após ter feito foto.

Na hora da edição no computador é possível trocar o equilíbrio de branco, exposição (alguns pontos acima ou abaixo), contraste, cores, redução de ruído e nitidez.

No entanto, há ajustes de câmera que não podem ser alterados depois – abertura, velocidade e ISO – que são travados no momento do disparo. De modo similar, a distância focal não pode ser alterada após o fotógrafo ter feito a foto.

Os JPEGs são bem menores. Na verdade, eles começam como um arquivo RAW, mas são convertidos e comprimidos em JPEG pela câmera antes de serem transferidos para o cartão de memória.

Diferentemente do RAW, nos arquivos JPEG não é possível desfazer na edição os ajustes usados. Claro, é possível fazer algumas alterações no brilho das cores, mas isso reduz a qualidade da imagem.

Como os arquivos Raw são gravados sem processamento, eles contêm mais detalhes do que os JPEGs e suportam edição pesada. Eles também têm um alcance dinâmico mais amplo – ou seja, armazenam mais detalhes nas sombras e altas-luzes – do que o histograma da câmera sugere.

As imagens que se vê no LCD durante o playback é, na verdade, uma representação JPEG do arquivo RAW, baseado nos ajustes da câmera no momento do disparo.

O Histograma pode sugerir que as altas luzes estão superexposta e as sombras muito escuras, mas essas áreas podem conter ainda muitos detalhes no arquivo RAW.

Aproveite para rever mais dicas sobre arquivos Jpegs nas suas apostilas, bibliografias e vídeos das aulas de fotografia dos cursos profissionalizante da Escola Focus.

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