A direção fotográfica no retrato

em Dicas & Tutoriais, Notícias.

clicio barroso escola focus enio leite curso de fotografia online focus cursos de fotografia sp  focus fotografia curso fotografia escola de fotografia curso de fotografia sp focus escola de fotografia curso de photoshop faculdade de fotografia focus foto cursos fotografia online cursos de fotografia em sp escola de fotografia focus curso de fotografia em sao paulo escolafocus curso de fotografia são paulo fotografia noticias livro enio leite focus focusfoto

Retratar pessoas significa lidar com o lado psicológico do ser humano

            Geralmente, o fotógrafo tem suas inseguranças pessoais e profissionais, tais como: “Vai dar certo?”, “É a melhor luz para esse rosto?”, “Será que não vai pifar nenhum equipamento?”, “Estou sendo agradável e gentil o suficiente?”.

            Por outro lado (fato que muitas vezes é esquecido), o retratado fica mais inseguro que o fotógrafo. Ser fotografado significa, em última instância, se desnudar para a objetiva, mostrar um pouco da sua alma, compartilhar segredos com uma máquina.

            Tipos de retratado – Quando se trata de um retrato familiar não haverá problema algum, já que a intimidade entre o fotógrafo e o fotografado diminui o constrangimento de quem está posando. Isso geralmente significa um resultado de fotos espontâneas, divertidas e reveladoras da personalidade real da pessoa, o que, afinal, é a essência do retrato.

            Quando, por exemplo, lidamos com retratos de modelos, atores e músicos (que por obrigação têm uma exposição maior na mídia) os problemas também são menores. Estes profissionais estão acostumados a “vestir” um personagem para a câmera, possuem uma imagem pública, que gostam de mostrar, e uma imagem privada, que procuram preservar. O trabalho do fotógrafo é facilitado pela postura profissional e pela segurança ensaiada que os retratos transmitem.

            Entretanto, se o retratado é uma pessoa comum que quer ser fotografada por vaidade, necessidade profissional ou para acompanhar uma sequência de eventos (como a gravidez, o crescimento dos filhos ou da família), as dificuldades aparecem. Como fazer para que esta pessoa se sinta à vontade, confiante e mais disposta a mostrar um pouco da sua personalidade?

            Algumas dicas

            Ambiente de estúdio – Procure manter o estúdio sempre arrumado e limpo, com música agradável, temperatura amena (ar-condicionado é essencial), água, frutas e café à disposição. Disponibilizar um espaço privativo para que os fotografados possam se vestir é fundamental. Um camarim com portas que se fecham é desejável.

       Escolha do equipamento – Objetivas longas (teleobjetivas) fazem com que o fotógrafo tenha que se afastar muito do retrato. Isso implica em uma direção mais distante e o profissional tem que falar mais alto. A distância preserva a intimidade de quem está posando, mas pode parecer uma direção mais agressiva, inibindo os mais tímidos.

            Já as objetivas mais curtas (como as normais e as grandes angulares) aproximam o fotógrafo da cena, criando uma intimidade maior. Ao falar mais baixo e estar mais perto, o fotógrafo compartilha o espaço ocupado pelo fotografado, criando uma cumplicidade que pode facilitar ou dificultar a comunicação. Depende sempre da sensibilidade do fotógrafo identificar rapidamente a personalidade de quem está ali na frente. Um problema técnico inerente das lentes de distância focal curta é a distorção (mais aparente conforme se chega mais perto) que deve ser evitada a qualquer custo.

            Finalmente, a lente chamada de meia-tele ou tele curta é a mais indicada para retratos, tanto pela parte técnica (não distorce), quanto pela psicológica, já que mantém o fotógrafo a distância respeitosa do retratado, mas não longe a ponto de ter de gritar.

           Estilo de direção – Existem várias tendências e escolhas na direção fotográfica. Há os que sussurram, que gritam, que são engraçados e divertidos, os sedutores, os técnicos. Na minha opinião, o mais inteligente é saber ajustar a direção à personalidade daquele que está posando para estabelecer uma empatia imediata. Para os tímidos cabe uma direção calma, paciente e amiga. Para os extrovertidos, uma direção mais divertida e agressiva. Para os executivos, uma direção séria e firme. O importante é fazer com que o fotografado se sinta seguro. Outro atributo da boa direção é estimular a vaidade com elogios, sem exageros.

            Tempo da sessão – Toda sessão fotográfica tem um tempo próprio para acontecer com sucesso. Há a fase de aquecimento, que pode ser mais ou menos longa dependendo do fotografado. A fase de pico, cujas fotos realmente boas vão ser capturadas. E ainda a fase de esfriamento, quando o cansaço chega e o fotografado perde o interesse pela sessão. É obrigação do bom fotógrafo identificar e respeitar as três fases para agir de acordo com cada uma delas. Economizar tempo pode fazer com que o fotógrafo encerre a sessão ainda na fase de aquecimento, perdendo a oportunidade de fazer as melhores fotos. Insistir em fotografar quando a fase de pico já passou, é perda de energia.

         Exercícios propostos – Para que o fotógrafo iniciante na direção possa treinar seus métodos, proponho uma série de exercícios da seguinte forma: procura alguém conhecido para servir de modelo. Com toda a iluminação e produção típicas de uma sessão de retratos, procure tirar do fotografado sentimentos, conceitos e situações descritos no quadro abaixo.

      O ideal é que haja interação para que o resultado fotográfico demonstre claramente a intenção do fotógrafo e os sentimentos do fotografado.

Fonte: Revista Fhox n. 103, edição impressa, páginas 90 e 91