A FORMA COMO A NATUREZA SE RELACIONA COM A FOTOGRAFIA

em Dicas & Tutoriais, dicas de fotografia.

Fotografia de natureza, forma, natureza, fotografia, fotógrafos profissionais, amadores, predileção, olhos, alunos, fotografia cursos amazon, Focus escola de fotografia, aulas de fotografia, cursos de fotografia sp, escolas de fotografia EAD, escola focus, cursos de fotografia presencial SP, Enio Leite, curso de fotografia online, aula de fotografia, fotografia profissional, focusfoto,  Angelina Jolie

A Fotografia de Natureza é uma área muito procurada entre fotógrafos (Reprodução)

Desde o princípio, os temas relacionados à natureza foram bastante abordados tanto por fotógrafos profissionais como por amadores.

Quero Bolsa/Ricardo Rezende

O fotógrafo amador tem especial predileção por esse tema, pois desde o primeiro instante fica impressionado com a grandiosidade que se manifesta perante aos seus olhos: o verde, os animais, as aves, o barulho das águas… Tudo encanta.

Os alunos do curso de fotografia passaram a ver a natureza de outra forma através dessa abordagem.

Com o advento da fotografia colorida e das objetivas que equipam as câmeras, como grande angulares e teleobjetivas, a Fotografia de Natureza ganhou um enorme destaque em suas mais diversas formas de expressão. O homem passou a enxergar formas, luzes e nuances, cores das folhas, as tonalidades do crepúsculo, o azul dos mares e uma infinita gama de elementos à sua volta.

No final do século XIX e começo do século XX, as fotografias de animais fizeram muito sucesso, principalmente porque passaram a ser impressas em cartões postais. Mas a maior parte dessas fotos eram de animais domésticos.

Com a criação das teleobjetivas, o homem passou a se aventurar por locais como savanas, parques nacionais e florestas, a fim de obter imagens de animais dos quais a aproximação não era uma tarefa segura.

Na Fotografia profissional, o fotógrafo deve ser paciente, pois deve esperar o momento certo para obter o enquadramento desejado. O clima, o ângulo do sol, a chuva e os próprios animais não estão sempre no local na hora propícia em que se deseja fotografar – é necessário esperar.

O fotógrafo também deve ser humilde. No caso de estar tirando fotos de animais, é preciso lembrar que está se embrenhando num ambiente onde eles vivem. Portanto, deve ser cauteloso e saber a hora de se retirar.

Deve-se ter domínio da técnica: saber usar com precisão o equipamento que está em suas mãos, tendo um olhar ágil para não perder nenhum detalhe daquilo que está à sua volta. É necessário ter acuidade visual, ou seja, estar atento às tonalidades e cores da paisagem.

Outra coisa importante é o preparo físico. Muitas vezes, o profissional entrará em locais onde terá que fazer longas caminhadas ou subidas por terra, pisando em pedregulhos, lama, etc.

Terá que se aventurar durante horas no meio de uma mata ou outras travessias, não esquecendo que na maioria das vezes ele estará levando uma bagagem com todo o equipamento necessário, inclusive o tripé.

As fotos de natureza não são usadas somente para destacar a beleza. Elas têm inúmeras funções importantes. Servem para mostrar locais onde a maioria das pessoas nunca poderão conhecer pessoalmente.

Têm uma função didática, muito usada em livros escolares e enciclopédias e também servem para alertar a sociedade sobre crimes ecológicos, como devastação de matas, incêndios, animais que correm risco de extinção, entre outros problemas.

O intuito deste texto não é fazer você sair por aí, entrar no meio do mato ou em locais desertos para tirar boas fotos. Procure começar a tirar fotos de sua rua, do seu espaço, de modo a não correr nenhum risco, pois existem situações que temos de levar em conta, como foi falado acima. Procure visualizar as fotos da natureza em livros e revistas, já é um bom começo.

Fonte: https://goo.gl/zgvqMU

Aproveite para rever mais dicas sobre fotografia, nas suas apostilas, bibliografias e vídeos das aulas de fotografia dos cursos profissionalizante da Escola Focus.