Duda Cagneti
Faz tempo que você não sai da rotina ou tenta uma coisa nova? Então essa é a hora! A fotógrafa russa Dina Belenko fez um passo a passo para você fotografar um splash. Muito bem sucedida no banco de imagens 500px, Dina reúne fotos contando histórias por trás de objetos inanimados no cenário cotidiano.
1. Utensílios Você vai precisar de: 1. Uma pequena plataforma sobre rodas (eu fiz o meu a partir de um pedaço de madeira fina e dois pares de rodas lego, você pode fazer maior plataforma usando rodas de móveis ou até mesmo um skate). 2. Um freio externo (no meu caso, é um bloco de madeira colada a uma mesa de fundo e usado para parar a plataforma móvel). 3. Um recipiente com líquido (xícara de café, copo de vinho, ou frasco com água colorida) e outros itens de sua vida cotidiana. 4. Fita dupla face (para garantir tudo o que não deve se mover). Além disso, como para qualquer foto de movimento, você vai precisar de um tripé e um flash externo.
2. Montagem Aqui está o plano: definir a composição em uma plataforma em movimento e marcar o lugar que deve ser fotografado com o freio externo. Em seguida, role a plataforma ligeiramente para trás e dê um empurrão. A plataforma rola e depois para abruptamente quando atinge o freio, mas o líquido, impulsionado por inércia, continua a mover-se e forma um respingo bonito e arqueado. Para capturar o respingo em movimento, defina o flash em baixa potência (1/16 ou inferior). Isto proporciona um impulso muito curto que vai congelar o movimento do líquido. Além disso, defina sua câmera em um modo burst para tirar algumas fotos em sequência.
3. Testando Eu recomendo a fazer algumas fotografias de teste: dessa maneira você sabe o quão forte você tem que empurrar a plataforma, e quais itens são leves demais para não estarem fixados de forma constante (eu colo praticamente tudo, apenas por segurança).
4. Fotografando Agora, faça uma composição com copos e potes de sua escolha, verifique se tudo está fixado, certifique-se de que o líquido não vai ficar em qualquer equipamento eletrônico e se divirta!
5. Pós-tratamento Finalmente, escolha a melhor imagem e dê uma polida: ajuste as cores e contraste, elimine gotas desnecessários e “voilà”! Temos imagens finais: Esta técnica não é perfeita, mas é acessível a todos, barata, e relativamente controlável. Ela simplesmente faz com que seja muito mais fácil conseguir um splash semelhante em comparação com os resultados que você pode obter por meio do derrame de líquido manual. Além disso, pode revelar-se útil em cenas com vidros transparentes (onde objeto atirado para um copo seria claramente visível). Há outras técnicas, desenvolvidas nas aulas de fotografia publicitária da Escola Focus, cujo custo é zero.
Fonte: http://goo.gl/w8Y67e
FOCUS Escola de Fotografia – Desde 1975: http://focusfoto.com.br
Conheça os cursos da Focus: http://focusfoto.com.br/cursos/
Fale com a Focus: [email protected]
Veja Ultimas Noticias sobre Fotografia: http://focusfoto.com.br/blogs/
Seja fotografo regulamentado. Obtenha seu registro Mtb de fotografo profissional
Registro Profissional: Respeito & Cidadania
“Faça bem feito, faça Focus! – 1975 – 2016 = 41 anos”