A FOTOGRAFIA PUBLICITÁRIA NA ERA DIGITAL

em Artigos e Entrevistas.

A era digital trouxe uma série de vantagens para o fotógrafo de publicidade

A principal delas é poder cometer alguns erros e
corrigi-los na pós-produção em aplicativos como Photoshop e Lightroom.

Porém, fotógrafos experientes do setor advertem os novatos:
faça de tudo para errar o menos possível, pois só assim a técnica será
totalmente dominada e não haverá perda de tempo com tratamento de imagem.

Na era do filme o profissional tinha uma margem mínima pra
erros. Fotografias publicitárias eram feitas com cromos ou slides, geralmente
em médio formato 6×7 ou 6×6 cm, por causa da maior fidelidade de cor. A busca
pela exposição correta era um desafio. Era muito comum usar a técnica do
bracketing em imagens de still life, fazer de 3 ou 5 fotos do produto
com diferentes exposições.

A teoria era a seguinte, uma vez efetuada a leitura de luz
com precisão, uma das opções estaria perfeita! 
Como isso demandava uso de bastante filme na época em que cromos de
médio formato eram caros, o acerto de luz era baseado em imagens feitos com
filmes instantâneos tipo Polaroid.

Então somava aos custos também dos filmes instantâneos e,
para os fotógrafos com demandas maiores, a manutenção de um laboratório e um
laboratorista no estúdio para revelar os cromos se fazia necessária.

A era digital fez desaparecer uma série de etapas no
processo e acabou por romper com a caixa preta de segredos de quem trabalhava
na área, raramente um fotógrafo iniciante conseguia se estabelecer no segmento
se não passasse alguns anos ralando como assistente em estúdios, tentando
absorver tudo o que via, já que muito raramente o profissional a quem ele
assista parava para lhe explicar alguma coisa.

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