A HABILIDADE DE CAPTURAR

em Artigos e Entrevistas.

 Deixando propósito e imaginação de lado, o momento crucial da fotografia é o da captura, com todas as ações que o cercam.  Foto: Philip-Lorca diCorcia

Como a captura envolve
atividades muito diferentes, todas ao mesmo tempo, ela é interpretada de modos
diferentes pelas pessoas que tentam entendê-las. A visão do crítico de fotografia
raramente é a mesma do entusiasta.

Na verdade, muitas vezes eles têm
interesses completamente opostos. A visão crítica padrão sobrea captura
consiste em subordiná-la a interpretações pós-modernas, normalmente ignorando
os modos como equipamento foi usado.

Os entusiastas, em sua maioria,
estão mais interessados no equipamento e em como usá-lo do que outra coisa.
Isso costuma aparecer nas suas fotografias. Os comentários em fóruns sobre
câmeras a respeito do ensaio do helicóptero de Larry Burrows, por exemplo,
concentram atenção nas câmeras que ele usou e principalmente no controle remoto
especial que ele arranjou.

Entre esses dois grupos, críticos
e amadores, a parte da captura que tende a ser perdidas é o que se passa na
mente e no olho do fotógrafo. O timing, antecipação e a composição são
técnicas, tanto quanto o foco, escolha a velocidade do obturador e escolha o
ISO, mas elas são menos discutidas.

Os críticos e os entusiastas,
porém, não são único público que existe. Fotógrafos profissionais olhando as
fotografias de outros terão outra visão. O equipamento costuma ser “dado de
barato”, a menos que ele tenha alguma contribuição especial ou importante, como
a luz escondida que Philip-Lorca diCorcia instalou para dar seu estilo
particular a sua fotografia de rua, conforme foto acima.

Ou, verdade, o dispositivo de
câmera no helicóptero de Burrows. Em qualquer caso, há uma sensação em
profissionais de que não é apropriado ficar falando muito sobre equipamento.

O que motiva a maioria dos
profissionais quando veem fotografias é descobrir como e por que a captura
ocorreu, sendo normal tentar colocar-se no lugar de quem quer que tenha
fotografado. Como eu teria feito aquilo? Eu teria feito?

Aproveite para rever mais dicas sobre fotografia de rua nas
suas apostilas, bibliografias e vídeos das aulas de fotografia dos cursos
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