A MANIPULAÇÃO DA COR

em Artigos e Entrevistas.

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Podem criar-se imagens novas e poucos usuais se manipularmos a cor do tema durante a exposição.

Experimente também usar
filtros, por sobreexposição e sobexposição, ou por meio de um padrão de WB não
apropriado à iluminação de cena, conforme exemplo acima

Podemos fazê-lo para dar mais
calor à cena, ou para esfriar, ou para criarmos uma interpretação particular da
nossa escolha.

FILTROS

Os filtros extremamente claros
dão um tom geral muito ligeiro dobre toda à fotografia, mais visível nas cores
delicadas e nas áreas brilhantes. Os temas com um contraste natural ficam
muitas vezes estragados se usar um filtro forte. contudo, as cenas em contraluz
ou outras semelhantes, de alto contraste, podem dar resultados interessantes
com filtros fortes, em particular se os sobreexpusermos ou subexpusermos.

O resultado é, em geral, a cor e
o ganho de contraste como nos filtros polarizadores e ND, de acordo com os
testes feitos em aula.

Os filmes negativos de cor
permitem uma filtragem seletiva durante a impressão, pelo que podem ser feitas
modificações de cores na câmera escura. Se usar filme para diapositivos, as
manipulações de cor terão quase todas de ser feitas na câmera, em geral com
filtros. Se mandar passear comercialmente os seus negativos de cor, as sua
manipulações podem ser consideradas como erros e corrigidas, pelo que deve dar
instruções para que o filme seja processado como se fosse um filme normal.

WB – WHITE BALANCE

Outro modo de distorcer
deliberadamente as cores da imagem é por intermediário do WB Uma das maneiras
de fazê-lo é usar uma fonte de luz incorreta. Vale a pena fazer experiências
com as cores criadas pelas diferentes iluminações até obter os resultados
desejados.

Pode também utilizar o ajuste
errado de WB para uma determinada luz. O ajuste normal, equilibrado para luz do
dia, dará tons quentes, amarelo acastanhado, quando utilizado sob a luz
artificial dará tons azulados e uma imagem tirada à luz do dia.

Aproveite para rever mais dicas sobre fotografia, balanço de branco e filtros, nas suas apostilas, bibliografias e vídeos das aulas de fotografia dos cursos profissionalizante da Escola Focus.

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Sobre o autor

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