A MEDIÇÃO DE LUZ

em Dicas & Tutoriais, Equipamentos.

Medição de luz, luz refletida, luz crucial, ponto ideal, tema enquadrado, câmera DSLR, medir a luz, tons claros, escuros, sistemas de medição, fotografia escolas, amazon, Focus escola de fotografia, aulas de fotografia, cursos de fotografia sp, escolas de fotografia EAD, escola focus, cursos de fotografia presencial SP, curso de fotografia online, cursos vips fotografia, aula de fotografia, escolas de fotografia, blogs sobre fotografia

Escolher a parte certa de uma cena para medir a luz refletida crucial

Saiba encontrar o ponto ideal.

Minha câmera sempre faz uma medição da exposição correta a partir do tema enquadrado no visor? Ou processo é mais complicado do que isso?

O sistema de medição de luz da sua câmera DSLR é ótimo para medir a luz de uma cena de iluminação uniforme, mas ele não será tão preciso se o seu assunto for predominante escuro claro.

Como um gato branco na praia ou um gato preto em um deposito de carvão?

Precisamente. Mas a dificuldade não corre apenas com gatos – há muitos temas em que a maioria dos tons são claros ou escuros.

O problema é que os sistemas de medição consideram que há uma escala completa de tons em um a cena – e então usam isso para fornecer uma média que, por sua vez, é usada para celular as configurações adequadas de velocidade do obturador e abertura. Embora o brilho médio da maioria das cenas seja um meio-tom, a medida em cenas particularmente claras ou escuras obviamente não é.

Mas câmeras não oferecem vários sistemas de medição para solucionar esses problemas?

Na verdade, não, infelizmente. Uma típica DSLR oferece escolha entre medição avaliativa, medição central ou medição pontual.

A medição alternativa usa um conjunto complicado de cálculos e leva em consideração a parte do quadro que está focada.

A medição central lê a área total da imagem, mas distorce resultados a favor do centro (pois essa normalmente é a parte mais importante da cena). A medição pontual apenas mede uma área restrita no centro do quadro. Embora esses sistemas trabalhem de modos diferentes – e se selecionados com sabedoria, ajudam com dificuldades d exposição – eles medem uma média a partir da cena enquadrada.

Por que esses sistemas de medição falham com temas totalmente brancos ou pretos?

O brilho de uma cena é medido pela quantidade de luz refletida no tema. Um tema com tons claros reflete mais luz do que de tons médios que por sua vez reflete mais luz do que um escuro. Mas, nesses três casos a quantidade de luz pode ser exatamente a mesma. Com um fotômetro de mão, você Pode fazer uma leitura incidente, que mede a quantidade de luz sobre um alvo determinado. Contudo, todos os medidores internos fazem uma leitura refletida – que pode ser distorcida pela cor e pelo tom da cena.

Então qual é a Solução?

Uma forma simples de contornar o problema é usar um dos sistemas internos de medição e, na mesma iluminação, medir a luz em algo que dê a você uma média mais precisa. Você aponta a sua câmera para um gato cinza na praia ou no carvão e então usa essa leitura para fotografar o gato branco ou o preto.

Mas como isso funciona no mundo real?

Sua câmera certamente tem uma trava de exposição. Para usá-la, aponte a câmera para a parte da cena que quer medir e pressione o botão AEL. Assim, as configurações de exposição para esse ponto ficaram memorizadas, permitindo que você faça a foto em seguida.