A MODA

em Dicas & Tutoriais.

A moda se qualifica como gênero especial de fotografia por duas razões.  Foto: Marilyn Monroe por  Cecil Beaton

Primeiro, baseia-se
inteiramente em visuais especializados que dão vida a algo e o tornam vendável.
Segundo ela precisa de atenção constante e por temporada, havendo uma enorme
saída de novas imagens, muitas delas com algum grau de habilidade e imaginação.

O próprio tamanho da indústria da
moda, o maquinário publicitário que ela precisa para gerar vendas sanzonais e
seus temas glamourosos, tudo garante que a fotografia de moda tenha alta
exposição e influência.

Duas revistas em particular, Vogue e Harper’s Bazaar, patrocinaram e controlaram o modo como a fotografia de moda se desenvolveu criativamente. Anna Wintour, editora chefe da Vogue norte-americana desde 1988, expressou um dos conflitos básicos na fotografia comercial (e a moda é comercial) quando disse: “Nossas necessidades são simples.

Queremos que o fotógrafo pegue um vestido, faça a menina parecer linda, mostre-nos muitas imagens para escolhermos e não mostre nenhuma atitude”, mas por outro lado, “os fotógrafos – se eles são bons – querem criar arte”.

Esses fotógrafos, de nível mais
alto, incluem Baron de Meyer, Eduard Steichen, Cecil Beaton, Norman Parkison e
Richard Avedon, entre outros.

Uma tendência relativamente
recente é a fotografia de moda de ponta ser considerada boa o suficiente para
entrar em coleções de museus. Mesmo admitindo certo interesse pessoal por parte
dos museus que quem ampliar seus atrativos a ter exibições de sucesso, a melhor
fotografia de moda, como as melhores naturezas-mortas, transcendendo o lado
efêmero e comercial da indústria.

O Victoria and Albert Museum em Londres, por exemplo, tem em coleção trabalhos do fotógrafo britânico de moda Nick Kninght. Apesar do aparecimento da fotografia de moda em coleções de arte poder ser novidade, ela sempre teve relações com a arte.

De fato, Lucien Vogel, lendário editor francês, desafiou Edward Stichen em 1911 a emprestar sua reputação nas belas artes à causa da moda. A sessão de fotos resultante foi publicada em Art et Dècoration.

É difícil os gêneros estarem com
plenamente isolados e muitas vezes existem regiões de fronteira onde uma vaza
para outra. Esse foi sempre o caso entre as naturezas-mortas e a moda
simplesmente por causa dos acessórios que precisam ser iluminados e
fotografados com beleza e imaginação.

As imagens de sapatos de Guy Bourdin são um exemplo clássico. Em nova York, o fotógrafo japonês Hiro (Yasuhiro Wakabayashi), que auxiliou Avedion, também fez arte com acessórios de moda, inclusive com bolsas, assim como fotografia de moda mais tradicional também.

Às vezes, é difícil distinguir entre uma natureza-morta e uma fotografia de moda, como quando Irving Penn fotografou criações de Issey Miyake mais como esculturas do que como roupas para pessoas usarem.

Aproveite para rever mais dicas sobre fotografia de moda nas suas apostilas, bibliografias e vídeos das aulas de fotografia dos cursos profissionalizante da Escola Focus.

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