A POSE CERTA!

em dicas de fotografia.

Acessórios, como um banco de madeira, podem ser muito úteis ser muito úteis para as poses

Um cubo branco é outro adereço que funciona bem em sessões com
modelos profissionais.
A postura do fotógrafo deve ser e extremo
profissionalismo diante da modelo.

O fotógrafo, como senhor da
situação, deve mostrar o que deseja e, para isso, pode usar o próprio corpo,
diz Newton Medeiros.

Ficar estático diante da modelo
apenas clicando e esperando que ele ou ela faça uma pose pode deixar a pessoa
sem graça e sem repertório, originando um trabalho repetitivo. Ao mostrar como
quer a pose, além de alcançar o objetivo, o profissional geralmente cria um
ambiente descontraído e tira a tensão da sessão de fotos. Timidez, nesse caso,
não tem vez. Newton é adepto da técnica e costuma usar constantemente esse
artifício.

Outro recurso sugerido por ele é
colocar um espelho no set de fotografia. Isso ajuda a pessoa a se autodirigir.
Para ele, todos se sentem mais atraentes quando se examinam no espelho. Essa
massagem no ego reflete na fotografia, afirma.

Também vale a pena ter acessórios
de cena no estúdio: cadeiras, banquinhos, cortinas, tecidos variados, tapetes,
poltronas, colchões e cubos feitos de madeira de todos os tamanhos – eles são
os curingas de uma sessão fotográfica.

O fotógrafo pode pedir para que
ela (ou ele) coloque o pé em cima de um cubo apenas para dar postura, pode
solicitar que ele ou ela se apoie em um a cadeira ou simplesmente interaja com
um pedaço de tecido. Esses recursos funcionam como sistemas de apoio para que a
pessoa se sinta mais a vontade de saiba como se posicionar.

Para que o ensaio role tranquilo,
uma equipe em harmonia e que deixe os problemas pessoais do lado de fora do
estúdio também é muito importante para transmitir confiança e bem estar. A
modelo deve sempre se sentir uma pessoa bem-vinda, desde o momento que passa
pelos cuidados do maquiador e do produtor de moda até o momento em que fica
diante das lentes do fotógrafo.

Programar pequenas pausas e mostrar
uma ou outra foto no monitor da câmera faz com que ela (ou ele) se sinta
importante e faça parte das decisões do ensaio. Lembre-se de que a pessoa
também se cansa. Portanto, evite deixa-la na mesma pose desconfortável enquanto
clica centenas de vezes. O contrário também é válido: fazer o disparo e
conferir o monitor da câmera a todo o momento é pouco profissional. Não deixe o
ensaio perder o ritmo.

PROFISSIONALISMO É TUDO

Por questão de ética, o fotógrafo
do sexo masculino deve evitar tocar na pessoa para aceitar o cabelo ou a roupa,
principalmente se for modelo do sexo feminino. Deve deixar isso com o pessoal
da maquiagem e produção. Se for preciso fazê-lo, deve pedir licença. E, ao se
dirigir a ele ou ela, o profissional deve fitar sempre os olhos, nunca o corpo,
principalmente se a modelo estiver vestida com um look mais sensual.

O fotógrafo pode elogiar a
performance da modelo, mas deve tomar cuidado com excessos para não soar
forçado. Em estúdio, trabalha-se o ego e a autoestima de quem está posando. É
um espaço no qual quanto mais narcisista for à pessoa, melhor será o resultado,
diz Newton Medeiros. Com o tempo de experiência adquirida, cada um vai se
aprimorando e descobrindo os próprios macetes para lidar com a situação.

Aproveite para rever mais dicas sobre fotografia de modelos nas suas apostilas, bibliografias e vídeos das aulas de fotografia dos cursos profissionalizante da Escola Focus.

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Sobre o autor

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