A QUALIDADE DA COR

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Quando se descrevem ou comparam cores, é útil nos servimos de alguns termos básicos

O primeiro é tonalidade ou matiz, e é apenas o nome de uma cor, a faixa de comprimento de onda que os nossos olhos reconhecem como azul ou vermelho, por exemplo.

Em segundo lugar, termos o termo usado para descrever a pureza da cor, que é saturação. Encontramos cores inteiramente saturadas no espectro da luz branca refratada por um prisma. Se lhes acrescentarmos branco, cinza ou preto, a cor torna-se diluída ou desaturada, tal coo aconteceria na paleta de uma artista. As cores pastel são cores dessaturada, as cores vivas são cores saturadas.

Se um vermelho puro for dessaturada, passa a ser um rosa pastel, enquanto o verde, na extremidade mais negra da escala de saturação, se torna em cor de azeitona.

Em terceiro termo, brilho, refere-se à quantidade de luz colorida que atinge os nossos olhos. As cores tendem a parecer mais fortes nos dias brilhantes do que nos dias sombrios, apenas porque a sensibilidade dos olhos é maior. Os filmes, todavia, não partilham desta mudança e uma fotografia tirada sob uma luz fraca pode revelar uma surpreendente riqueza de cores.

Na prática, um objeto portador de um forte pigmento pode parecer mais claro por causa do efeito da superfície.

Uma superfície baça pode refletir suficiente luz difusa, luz branca do céu, para diluir a cor que está por baixo, enquanto uma superfície brilhante nos dá uma aparência, mas saturada.

A degradação das cores também tem lugar quando o objeto é iluminado por luz refletida numa superfície que se encontre perto e seja de uma cor diferente. O tempo nebuloso, ou de nevoeiro, confere a luz, com frequência, uma aparência azulada.

Aproveite para rever mais dicas sobre cor e luz  nas suas apostilas, bibliografias e vídeos das aulas de fotografia dos cursos profissionalizante da Escola Focus.

CONFIRA TCC DE ALUNOS DA ESCOLA FOCUS!  https://focusfoto.com.br/tag/tcc/

Opinião de Ex- Alunos que estudaram na FOCUS! https://goo.gl/C235XR
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