A QUE ALTURA POSICIONAR A CÂMERA E O TEMA?

em Dicas & Tutoriais.

Retratos geralmente parecem melhores quando você posiciona a câmera no nível dos olhos da pessoa, portanto, monte o tripé de modo que você possa fotografar nessa altura

Agora, a que distância você deve posicionar o tripé em relação ao modelo? A distância focal determinará isso para você, mas se estiver a 2,5-3 metros da pessoa, dependendo da sua objetiva, essa é uma boa distância.

Para obter o visual e a perspectiva certos em fotografias de corpo inteiro, o truque é fotografar a partir de um ângulo realmente baixo – deitado ou sentado no chão com as pernas cruzadas. Isso faz com que as pernas do modelo pareçam mais longas, o corpo mais alto e mais fino, e até muda a aparência da iluminação no fundo.

Se você estiver fotografando retratos, especialmente quando estiver usando retrato espontâneo ou no estilo editorial, há uma regra que vários profissionais utilizam sobre onde posicionar os olhos do modelo no quarto – posicione-os a 1/3 da altura de cima para baixo do quadro.

Esse truque dá a seus retratos mais interesse visual, e é fácil de fazer ao compor a fotografia. Outra dica para fazer bons retratos é: tente dar um zoom para aproximar o rosto do modelo até preencher quase todo o quadro. Experimente também se aproximar o bastante para que a parte superior do cabelo ou o topo da cabeça sejam cortados e se estendam para fora do quadro.

Essa é uma aparência muito popular em fotos profissionais de rosto, e você vê isso o tempo todo em revistas, anúncios e na web, por isso não tenha medo de cortar o cabelo ou a parte superior da cabeça – isso pode ajudar a criar um retrato mais dinâmico.

DICAS: A Vantagem de Fotografar uma Pessoa Sentada

Se o modelo se sente estranho ou desconfortável estado de pé, faça-o sentar-se (experimente um banquinho de posas). Embora você tenha que fotografar em uma posição mais baixa, a maioria das pessoas sente-se mais confortável sentada do que em pé.

Aproveite para rever mais dicas sobre fotografia de retratos nas suas apostilas, bibliografias e vídeos das aulas de fotografia dos cursos profissionalizante da Escola Focus.