Vindo da luz solar difusa através das nuvens, de um flash rebatido no teto, parede, em uma sombrinha ou de várias lâmpadas incandescentes iluminando em espaço interior de maneira uniforme, a luz suave é caracterizada pela ausência de direcionalidade evidente pela uniformidade com que ilumina um assunto.
De fato, a luz suave atinge sua eficiência máxima quando passa despercebida – ou seja, quando a luz em si não é um elemento composicional essencial da fotografia. Primeiro, vamos examinar como a luz é transformada da condição de dura para suave e, na sequência, exploraremos as situações em que deve ser utilizada.
A luz quase sempre origina de uma fonte pontual, o que significa que há um único ponto a partir do qual a luz irradia.
Uma vez que a luz viaja em linha reta, a direção a partir da qual ela está sendo irradiada torna-se evidente quando incide sobre o assunto; todas as sombras têm o mesmo ângulo de orientação, o que possibilita que o observador reconstrua o caminho percorrido pela luz, encontrando sua origem. Reduzir esse grau de evidência, para que a luz pareça provir de todas as partes, é a essência da luz suave.
Para alcançar isso, o método mais simples é afastar a fonte de luz do assunto. Como a luz passa a se deslocar por uma distância maior, ela tem mais possibilidade de se espalhar. É possível observar esse efeito em espaços internos amplos, nos quais uma potente fonte de luz pontual suspensa em um teto elevado consegue iluminar uniformemente a área abaixo. No entanto, cada facho de luz individual segue viajando em linha reta, ou seja, não é capaz de fazer a curva para irradiar dentro de frestas ou para dar uma aparência arredondada a contornos suaves.
Essa é a razão para tratarmos de difusores e rebatedores em todo este livro. A introdução de um material translúcido (um difusor) entre a fonte de luz e o assunto possibilita a dispersão dos vetores de luz, de forma que todos deixem de irradiar de um mesmo ponto central.
O que era uma série de linhas retas torna-se uma mistura de diferentes ângulos de luz, alguns dos quais podem iluminar um lado do assunto, enquanto outros, de ângulos diferentes, iluminam o outro lado. De fato, a luz agora pode fazer aquelas curvas e preencher todas as sombras, resultando em um assunto iluminado uniformemente.
Os rebatedores instalados no lado oposto ao assunto têm o mesmo efeito – refletem a luz de modo que ela inicia em espaços que, do contrário, permaneceriam na sombra.
Aproveite para rever mais dicas sobre como suavizar a luz, nas suas apostilas, bibliografias e vídeos das aulas de fotografia dos cursos profissionalizante da Escola Focus.