Sua DSLR irá focar automaticamente assim que for pressionado o botão disparador, mas onde ela focou? Essa é uma questão recorrente, pois nem sempre a câmera escolhe o tema e a área desejada.
Na verdade, há vários “pontos focais” no enquadramento. Por padrão, a câmera seleciona o ponto focal automaticamente, escolhendo a área mais próxima da câmera. Muitas vezes funciona, mas nem sempre, motivo pelo qual muitos fotógrafos preferem escolher o ponto focal manualmente.
Qual Ponto?
As DSLRs das Nikon, por exemplo, selecionam os pontos focais de três formas. No modo Auto-area AF, a câmera escolhe o ponto focal automaticamente. Isso é bom para instantâneos, mas não se sabe qual o ponto da câmera focará.
No modo Dynamic Area AF, você escolhe o ponto focal, mas a câmera reage e temas em movimento. O melhor modo para controlar é o multisseletor na parte traseira da câmera para mover o ponto focal onde for necessário – eles ficam iluminados em vermelho no visor conforme são selecionados.
Mas há uma forma mais rápida: Primeiro selecione o ponto central AF.
Em seguida, enquadre a cena para que o tema esteja no centro do visor, mesmo que não seja essa composição que você pretenda usar sua imagem final. Pressione o disparador até a metade – isso trava o foco. Mantenha o botão semi pressionado, reenquadre foto, depois pressione o botão até o fim.
Essa técnica de “semi pressionar” também é uma boa forma de agilizar o foco, pois apesar de ele ser rápido na DSLR, isso pode levar meio segundo ou mais e, se a câmera já focou e estiver pronta, disparará no instante em que você pressionar o botão.
Semi pressionar o disparador trava o foco da exposição. Se quiser travar o foco e a exposição. Se quiser travar só o foco quando você pressionar e segurar o disparador.
Aproveite para rever mais dicas nas suas apostilas, bibliografias e vídeos das aulas de fotografia dos cursos profissionalizante da Escola Focus.