ALTERAÇÃO DA PERSPECTIVA

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Da esquerda para a direita: de grande-angular a tele. Note que a medida que a distância focal aumenta, diminui o efeito de perspectiva, achando os planos da imagem

Conheça o outro impacto da distância focal. Ela altera a sensação de perspectiva dos objetos de segundo plano.

Uma grande distância focal afunila a imagem captada e causa um tipo de achatamento da cena, dando a impressão que o segundo plano está mais próximo do primeiro plano (onde o foco foi colocado).

Note que mesmo com uma pequena abertura (f/22, por exemplo), que em teoria prediz uma grande profundidade de campo, a grande distância focal de 300 mm não produziu uma grande área em foco.

Distância entre a câmera e o assunto

O terceiro componente que altera a profundidade de campo é a distância que a câmera está do assunto focado. Quanto mais próximo você estiver do assunto menor será a profundidade de campo.

Por exemplo, se você utilizar uma câmera Full Frame com uma objetiva de 70 mm com a abertura ajustada para f/8, focada num ponto a 1 metro de distância, a profundidade de campo será de aproximadamente 0,10 m.

Focada em um ponto a 5 metros de distância obterá uma profundidade de campo de 2,5 m. Focada a 20 metros o foco será de 10 metros á frente e infinito atrás do assunto.

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AUTOR DO PROJETO e MEDIADOR DESSE BLOG: Prof. Dr. Enio Leite Alves, nascido em São Paulo, SP, 1953. PROF. DR. ENIO LEITE:

Área de atuação: Fotografia educacional, fotografia autoral, fotojornalismo, moda, propaganda e publicidade. Pesquisador iconográfico. Sociólogo, jornalista, físico, fotoquímico, inventor e docente universitário. Fotografo de imprensa desde 1967, prestando serviços para os Diários Associados e professor do Sesc e do Curso de Artes Fotográficas Senac Dr. Vila Nova, São Paulo. Fotografo do Jornal da Tarde em 1972 -1973.
Em 1975, funda a FOCUS – ESCOLA DE FOTOGRAFIA, primeira instituição de ensino técnico e tecnológico da AMÉRICA LATINA.

No mesmo ano, suas fotos são premiadas na 13ª Bienal Internacional de São Paulo, quando a fotografia passa a reconhecida pela primeira vez como obra de valor artístico.
Fundador do MOVIMENTO PHOTOUSP no início dos anos 70, com Raul Garcez e Sergio Burgi, entre outros, no centro acadêmico da Escola Politécnica, na Cidade Universitária, São Paulo-SP.

Professor de fotografia publicitária da Escola Superior de Propaganda e Marketing, (ESPM), 1982 a 1984. Mestre em Ciências da Comunicação em 1990, pela Escola de Comunicação e Artes, USP.
Doutor em História da Fotografia, Fotoquímica, Óptica fotográfica e Fotografia Publicitária Digital, em 1993, pela UNIZH, Suíça. No ano de 1997 obteve Livre Docência na Universitá Degli Studi di Roma Tre. Professor convidado pela Miami Dade University, Flórida, 1995.

Pesquisador e escritor, publicou o primeiro livro didático em língua portuguesa sobre fotografia digital, Editora Viena, São Paulo, maio 2011, já na quarta edição e presente nas principais universidades brasileiras portuguesas.

Colabora com artigos, ensaios, pesquisas e títulos sobre fotoquímica, radioquímica, técnica fotográfica, tecnologia digital da imagem, semiótica e filosofia da imagem para publicações especializadas nacionais e internacionais. (Fonte: Agência Reuters – 17/11/2017)

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