AMBIENTES À LUZ DO DIA

em Dicas & Tutoriais.

Ambientes à luz do dia, ambientes. janelas, visão, imagem, técnicas profissionais, flash, luz de preenchimento, filtro gradual, cursos de fotografia, amazon, Focus escola de fotografia, aulas de fotografia, cursos de fotografia sp, escolas de fotografia, escola focus, CURSOS DE FOTOGRAFIA PRESENCIAIS EM SP, curso de fotografia profissional, aula de fotografia, escola de fotografia profissional, focus fotografia, acervo playboy

Se for fiel à luz do dia, descobrirá que a maioria dos ambientes está iluminado de forma não uniforme, com janelas em um dos dois lados apenas, conforme exemplo acima

O resultado é uma diminuição horizontal, algo que a sua visão não percebe, pois se acomoda a isso, mas que irá afetar a imagem, em especial de fotografar com as janelas de um lado do enquadramento, o que oferece muitas vezes a melhor possibilidade.

Há duas técnicas profissionais tradicionais para lidar com isto: uma é apontar um flash ou outra luz de preenchimento para o lado sombrio da divisão para o equilíbrio, a outra é utilizar um filtro gradual neutro horizontal para compensar.

Digitalmente, a vida torna-se muito mais simples. Tomando a ideia da graduação neutra como inspiração, uma solução fácil é aplicar a claridade ou escurecer ao longo da imagem com uma gradiente de preenchimento. Uma perspectiva sofisticada seria fotografar duas imagens, uma com destaque para os focos de luz e outras para as sombras e depois combiná-las num programa de edição de imagem.

Se utilizar a iluminação disponível, aplica-se a mesma questão do equilíbrio de cores tal como vistas noturnas na cidade. Mais uma vez, o ponto de equilíbrio de branco das máquinas transforma o que seria uma das maiores dificuldades da fotografia em película numa simples questão de premir um botão. S existir uma orla de cor que não pode eliminar na altura, de fotografar, basta tratá-la na edição de imagem.

Aproveite para rever mais dicas sobre fotografia de ambientes nas suas apostilas, bibliografias e vídeos das aulas de fotografia dos cursos profissionalizante da Escola Focus.