AMPLIANDO A VISÃO!

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Quando Lee Friedlander cruzou os Estados Unidos, ele nem saía do carro para fazer suas fotos

Pelas ruas das cidades, ao lado de ferrovias, ao longo de planícies desérticas e sobre montanhas, simplesmente fotografava o que encontrava do outro lado das janelas.

Isso faz que o interior do carro se torne uma parte muito importante do ponto de interesse do primeiro plano.

As linhas do estofamento fazem-nos mergulhar na composição a partir de todas as direções e enquadram a paisagem fazendo que tanto o carro como as cenas que estão constantemente mudando à sua volta sejam o tema.

Objetivas grande-angulares exageram o “ponto de interesse do primeiro plano”.

Objetivas grande-angulares (aquelas com distâncias focais curtas) cobrem um campo de visão mais amplo. O primeiro plano parece esticado, e os temas distantes parecem menores e mais longe.

Muitas vezes as composições podem parecer um pouco “alargadas” quando fotografadas com uma grande-angular, portanto use os elementos no primeiro plano para adicionar os olhos do espectador.

Mais do que uma decisão prática, a escolha da objetiva feita por Friedlander revelou um novo ponto de vista, tanto físico como conceitual, permitindo-lhe fazer uma homenagem bem-humorada à grande viagem pelas estradas norte-americanas.

A simples troca da lente mudou a concepção de seu trabalho. Aproveite para rever mais dicas sobre lentes nas suas apostilas, bibliografias e vídeos das aulas de fotografia dos cursos profissionalizante da Escola Focus.

Sobre o autor

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