ANDRÉ KERTÉSZ

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                               Circo em Budapeste, 19 de maio de 1920            

André Kertész (1894–1985) nascido na Hungria, foi um dos principais fotógrafos do século XX.  Aprendeu a fotografar sozinho, saia pelas ruas capturando imagens do cotidiano das ruas.

Apesar de ser um tema comum para muitos fotógrafos, ele buscava ter um outro olhar sobre as paisagens urbanas. Como a maioria dos fotógrafos dessa época, serviu o exército e documentou os campos de guerra a partir de suas fotografias.

Conhecido por capturar formas da vida cotidiana de um modo irreverente, em algumas de suas fotografias é possível ver claramente a influência surrealista ou as características principais do fotojornalismo.

Em suas fotografias “encomendadas”– trabalhos para revistas e jornais –, Kertész se aproveitava de elementos do fotojornalismo, mas não deixava de ousar em suas composições.

A partir de 1925, Kertész foi descobrindo novos caminhos para sua obra e dando início a sua série “distorções”, uma das mais conhecidas, sem deixar de lado seu trabalho retratando a vida cotidiana ou personalidades e artistas da época. A produção de ensaios pessoais foi o foco a que Kertész se dedicou mais no fim da sua vida.  

A fotografia acima, de André Kertész de um casal espiando através de uma abertura na cerca de um circo tem todo o mistério dos melhores documentários de rua. O casal não tem conhecimento da presença do fotógrafo e está tão fascinado pelos eventos detrás da cerca que quase podemos vê-los também.

Um evento maior acontece além da fotografia, mas Kertész se contenta em contar essa história simples de curiosidade e concentração. Ele demonstra o que pode ser conseguido por meio de aguda observação e velocidade no registro. Como um exímio fotojornalista!

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