ÂNGULO BAIXO, FOTOS ESTONTEANTES

em Composição Fotográfica, Dicas & Tutoriais.

angulo baixo, ponto de vista, focus escola de fotografia
Todos estão acostumados a ver o mundo de ângulos parecidos, na altura da cabeça e, por isso, é preciso investigar novos ângulos se se quiser incrementar a sua fotografia.

Clicar bem próximo do chão
garante o ângulo único que em geral, não é visto – é tão estranho, fisicamente,
em geral, não é visto – é tão estranho, fisicamente, em comparação aos retratos
feitos ao nível dos olhos, que muitos fotógrafos simplesmente desconsideram
essa opção
.

Por isso mesmo, incluir ângulos
baixos no seu repertório é muito importante obter uma nova abordagem de um
mesmo tema.

Com isso suas fotos sairão melhores
e inusitadas.

Um ponto de vista baixo, além de
oferecer um ângulo diferente na cena à sua frente, também ajuda a obter mais do
primeiro plano, que pode, de fato, se destacar. E não funciona apenas em fotos
clássicas de paisagens: uma cena urbana com algumas folhas no primeiro plano
pode ser tão dramática quanto um seixo na praia ou uma árvore caída em meio a
uma floresta.

TÉCNICA – RENTE AO CHÃO COM UM TRIPÉ

Deitar no chão para fazer a foto
funciona muito, porém, sempre é melhor ter alguma ajuda. Acoplar a câmera em um
tripé ou suporte similar garantirá que suas imagens fiquem livres de qualquer
borrão causado pela tremida da câmera, além de fornecer uma plataforma estável
a partir de onde se pode melhorar a composição. Ele permite controle total
sobre a imagem final. Há várias opções de tripé para escolher em uma loja
especializadas.

BEM EM BAIXO

Ao optar por um tripé é preciso
saber como usa-lo melhor para aproveitar seu ângulo mais baixo. Nem todo tripé
tem essas funções, por isso, certifique-se de que o seu tem isso antes de
tentar ajustar os mecanismos. Confira aqui os métodos dos tripés mais
conhecidos.

TRIPÉ MINIATURA

Um mini tripé é pequeno e leve o
suficiente para levar a qualquer lugar – perfeito para ângulos baixos rápidos e
não planejados.

TRIPÉ AJUSTÁVEL

Uma coluna de tripé reversível é
uma ótima forma de obter um ângulo baixo, estabilidade e versatilidade.

Nem todo tripé oferece essa
oportunidade possibilidade, por isso, confira antes de comprar.

ALMOFADA PARA CÂMERA

Geralmente cheias de feijões – o
peso da câmera empurra os feijões que se acomodam, criando um molde em torno do
qual a câmera se firma. Qualquer marca é boa, mas a mostrada aqui oferece
suporte para objetiva.

COLUNA CENTRAL HORIZONTAL

Solta sua colina central e dobra
a horizontalmente até um ângulo de 900.

Com a presilha solta, a coluna
gira inteiramente. As pernas se estendem quase rentes ao chão, permitido
ângulos baixos sem a necessidade de girar a câmera de cabeça para baixo.

PERNAS REBERSÍVEIS

As pernas tripé têm um maior alcance
de movimento de movimento, permitindo aponta-las para cima.

Uma vez travado no local, ele
pode ser invertido, deixando a câmera de cabeça para baixo para ângulos baixos.

COLUNA CENTRAL REVERSÍVEL

Libera a coluna central,
deslizante – a para baixo.

Gira a coluna de cabeça para baixo e deixe a presilha na parte inferior, assim, a câmera, será montada de cabeça para baixo.

Aproveite para rever mais dicas sobre ângulos de tomada nas
suas apostilas, bibliografias e vídeos das aulas de fotografia dos cursos
profissionalizante da Escola Focus.

CONFIRA TCC DE ALUNOS DA ESCOLA FOCUS!  https://focusfoto.com.br/tag/tcc/

Opinião de Ex- Alunos que estudaram na FOCUS! https://goo.gl/C235XR
Blog de Fotografia:  https://focusfoto.com.br/blogs/

Flickr – Foto Galeria dos Alunos da Escola Focus
https://www.flickr.com/photos/focus_escola_de_fotografia/

Sobre o autor

ATENÇÃO: OS TEXTOS, MATÉRIAS TÉCNICAS, APRESENTADAS NESSE BLOG SÃO PESQUISADAS, SELECIONADAS E PRODUZIDAS PELOS ALUNOS, PROFESSORES E COLABORADORES DA FOCUS PARA USO MERAMENTE DIDÁTICO E COMPLEMENTAR ÁS AULAS DE FOTOGRAFIA NAS MODALIDADES DE CURSOS PRESENCIAIS OU A DISTÂNCIA EAD, MANTIDOS PELA FOCUS ESCOLA DE FOTOGRAFIA, SEM QUALQUER OUTRO TIPO DE PROPÓSITO, RELEVÂNCIA OU CONOTAÇÃO. PARA MAIORES INFORMAÇÕES CONSULTE https://focusfoto.com.br A Focus é a única escola de fotografia no Brasil, que oferece ao aluno o direito de obter seu REGISTRO LEGALIZADO DE FOTÓGRAFO PROFISSIONAL, emitido pelo Ministério do Trabalho, por meio de cursos com carga horária total de 350 horas, incluindo períodos de estágio, preparo e defesa de TCC OS CURSOS DA FOCUS ESCOLA DE FOTOGRAFIA SÃO RECONHECIDOS PELA LEI N. 9.394, ARTIGO 44, INCISO 1 (LEI DE EDUCAÇÃO) O REGISTRO DE FOTÓGRAFO PROFISSIONAL é unificado, sendo o mesmo obtido pelas melhores Universidades Públicas do Estado de São Paulo. E você poderá obtê-lo EM QUALQUER MODALIDADE DE CURSOS DA FOCUS, presenciais ou a distância EAD em menos de 6 meses de curso. O aluno obterá seu REGISTRO DE FOTÓGRAFO PROFISSIONAL diretamente nas agências regionais do Ministério do Trabalho e Emprego. Este registro é fundamental para o exercício legal da profissão, constituição de seu próprio negócio, ingressos em concursos públicos e processos admissionários em empresas de fotografia, públicas ou particulares, bancos de imagens, agências de notícias, jornalismo e consularização de seu registro de fotógrafo, caso queira trabalhar em outros países ou Ongs. Internacionais, como "FOTÓGRAFOS SEM FRONTEIRAS" entre outras modalidades. SEJA FOTÓGRAFO DEVIDAMENTE REGULAMENTADO. QUALIDADE E EXCELÊNCIA EM EDUCAÇÃO FOTOGRÁFICA É NOSSO DIFERENCIAL HÁ MAIS DE QUATRO DÉCADAS. Os alunos recém-formados pela Focus competem em nível de igualdade com fotógrafos profissionais que estão no mercado há mais de 30 anos. Na FOCUS, o aluno entra no mercado de trabalho pela porta da frente! Os alunos, após formados, são encaminhados para o mercado de trabalho. Cursos 100% práticos, apostilados e com plantão de dúvidas. Faça bem feito, faça Focus! Há mais de 44 anos formando novos profissionais. AUTOR DO PROJETO e MEDIADOR DESSE BLOG: Prof. Dr. Enio Leite Alves, Professor Titular aposentado da Universidade de São Paulo, nascido em São Paulo, SP, 1953. PROF. DR. ENIO LEITE: Área de atuação: Fotografia educacional, fotografia autoral, fotojornalismo, moda, propaganda e publicidade. Pesquisador iconográfico. Sociólogo, jornalista, físico, fotoquímico, inventor e docente universitário. Fotografo de imprensa desde 1967, prestando serviços para os Diários Associados e professor do Sesc e do Curso de Artes Fotográficas Senac Dr. Vila Nova, São Paulo. Fotografo do Jornal da Tarde em 1972 -1973. Em 1975, funda a FOCUS – ESCOLA DE FOTOGRAFIA, primeira instituição de ensino técnico e tecnológico da AMÉRICA LATINA. No mesmo ano, suas fotos são premiadas na 13ª Bienal Internacional de São Paulo, quando a fotografia passa a reconhecida pela primeira vez como obra de valor artístico. Enio Leite, fundador do MOVIMENTO PHOTOUSP no início dos anos 70, com Raul Garcez e Sergio Burgi, entre outros, no centro acadêmico da Escola Politécnica, na Cidade Universitária, São Paulo-SP. Professor de fotografia publicitária da Escola Superior de Propaganda e Marketing, (ESPM), 1982 a 1984. Mestre em Ciências da Comunicação em 1990, pela Escola de Comunicação e Artes, USP. Doutor em História da Fotografia, Fotoquímica, Óptica fotográfica e Fotografia Publicitária Digital, em 1993, pela UNIZH, Suíça. No ano de 1997 obteve Livre Docência na Universitá Degli Studi di Roma Tre. Professor convidado pela Miami Dade University, Flórida, 1995. Pesquisador e escritor, publicou o primeiro livro didático em língua portuguesa sobre fotografia digital, Editora Viena, São Paulo, maio 2011, já na quarta edição e presente nas principais universidades brasileiras portuguesas. Colabora com artigos, ensaios, pesquisas e títulos sobre fotoquímica, radioquímica, técnica fotográfica, tecnologia digital da imagem, semiótica e filosofia da imagem para publicações especializadas nacionais e internacionais. (Fonte: Agência Estado - 12/03/2019)

Deixe seu comentário

  • (não será mostrado)