ANIMAIS NO ZOOLÓGICO

em Dicas & Tutoriais, dicas de fotografia.

fotografia, zoológico, focus escola de fotografia
Faça lindos closes de animais selvagens no zoológico

Um dia no zoológico é uma
oportunidade perfeita para obter fotos de animais selvagens. Como a ênfase aqui
é no “selvagem” – não há controle sobre o comportamento dos bichos.

Eles podem cochilar durante o
clique ou estar em um local no ponto mais diante ou sob as árvores. E mesmo que
estejam bem próximos, é possível que haja uma grade separando os animais do
público.

Siga as dicas dessas dicas e irá para casa com ótimas imagens dos animais registradas no cartão de memória da sua câmera.

TÉCNICA FOTOGRÁFICA

Não se afobe os animais que estão
no zoológico não vão a lugar algum. Vale a pena estudar o mapa da localização deles
no parque e planejar a rota pode garantir o registro dos animais que esteja
particularmente interessado, pois talvez não haja tempo suficiente para ver e
registrar tudo. Paciência é o segredo para obter as melhores. Prepare-se para
passar bastante tempo em cada local, observando e estudando o comportamento do
animal, mesmo sem a câmera a postos. Ao aguardar quieto, sem muito movimento.
Os animais ganham tempo para se acostumarem e, talvez, nem se importem coma sua
presença. Eles agirão mais naturalmente e você terá a chance de registrar as
imagens que deseja. Então, tudo que terá de se preocupar é com a exposição e
focar nos olhos dos animais.

Fotografar no modo Prioridade de
Abertura permite ajustar a abertura desejada e deixar que a câmera ajuste a
velocidade. Isso garante também uma abertura mais ampla, talvez, f/2.8 fazendo
com que o fundo, o primeiro plano fique desfocado. Além de ser perfeito para
isolar o animal na foto, também desfoca possíveis distração como grandes,
registrado as fotos como se tivessem sido feitas na natureza e não em um
zoológico. Claro, nem sempre é possível evitar que o clique pareça ter sido
feito em um zoológico, mas, quanto mais o observador se concentrar no animal,
menos irá reparar no que cerca o que é ótimo.

FOTOMETRIA PONTUAL

Esse pelicano estava sob uma luz
muito dura. Não era uma situação ideal, principalmente porque sairia puro
branco. Porém ao usar a fotometria pontual, é possível assegurara que o pássaro
fique exposto perfeitamente. Além de não se preocupar em perder os belos
detalhes das penas, as árvores de fundo ficaram na penumbra, aparecendo como
preto puro. Esse fundo escuro combinando com o uso de uma teleobjetiva, ajudou
a isolar o pássaro e criar um retrato simples e eficiente.

 A FORÇA DA MANADA

Sempre que possível, aproveite a
vantagem de estar em um ponto alto que permita eliminar a presença de grades.
Uma teleobjetiva permite que se chegue bem próximo de mamíferos como elefantes
que preenchem bem o enquadramento, melhor do que, digamos, suricatos. Porém,
isolados, eles perdem força. Espere que elas formem grupos e interajam.

COMO CLICAR ATRAVÉS DOS VIDROS

Esse é um dos principais
problemas quando se faz fotos em zoológicos, mas, mesmo que não consiga se
livrar dele completamente, sempre é possível mudar sua posição para que o
brilho intenso seja menos importante na hora do clique. Com um macaco
descaradamente posando para a câmera, o fotógrafo se reposicionou alguns passos
à direita para que o brilho que cobria o corpo animal não afastasse a face
dela.

Evite o brilho segurando a
objetiva próxima do vidro e posicionando um casaco ou jaqueta escura sobre a
câmera para bloquear qualquer luz entre a objetiva e o vidro. Dias nublados
causam menos reflexos do que os ensolarados.

Leve um pano liso limpo para
limpar possíveis marcas de dedo nos vidros do zoológico.

ABSTRAÇÕES

Para grandes herbívoros, tais
como girafas há um bom espaço para evitar as cercas. No entanto, captar o
animal inteiro sem um fundo poluído é bem complicado. Se for o caso, opte por
algo abstrato.

Aproveite para rever mais dicas sobre fotografia no
zoológico nas suas apostilas, bibliografias e vídeos das aulas de fotografia
dos cursos profissionalizante da Escola Focus.

CONFIRA TCC DE ALUNOS DA ESCOLA FOCUS!  https://focusfoto.com.br/tag/tcc/

Opinião de Ex- Alunos que estudaram na FOCUS! https://goo.gl/C235XR
Blog de Fotografia:  https://focusfoto.com.br/blogs/

Flickr – Foto Galeria dos Alunos da Escola Focus
https://www.flickr.com/photos/focus_escola_de_fotografia/

Sobre o autor

ATENÇÃO: OS TEXTOS, MATÉRIAS TÉCNICAS, APRESENTADAS NESSE BLOG SÃO PESQUISADAS, SELECIONADAS E PRODUZIDAS PELOS ALUNOS, PROFESSORES E COLABORADORES DA FOCUS PARA USO MERAMENTE DIDÁTICO E COMPLEMENTAR ÁS AULAS DE FOTOGRAFIA NAS MODALIDADES DE CURSOS PRESENCIAIS OU A DISTÂNCIA EAD, MANTIDOS PELA FOCUS ESCOLA DE FOTOGRAFIA, SEM QUALQUER OUTRO TIPO DE PROPÓSITO, RELEVÂNCIA OU CONOTAÇÃO. PARA MAIORES INFORMAÇÕES CONSULTE https://focusfoto.com.br A Focus é a única escola de fotografia no Brasil, que oferece ao aluno o direito de obter seu REGISTRO LEGALIZADO DE FOTÓGRAFO PROFISSIONAL, emitido pelo Ministério do Trabalho, por meio de cursos com carga horária total de 350 horas, incluindo períodos de estágio, preparo e defesa de TCC OS CURSOS DA FOCUS ESCOLA DE FOTOGRAFIA SÃO RECONHECIDOS PELA LEI N. 9.394, ARTIGO 44, INCISO 1 (LEI DE EDUCAÇÃO) O REGISTRO DE FOTÓGRAFO PROFISSIONAL é unificado, sendo o mesmo obtido pelas melhores Universidades Públicas do Estado de São Paulo. E você poderá obtê-lo EM QUALQUER MODALIDADE DE CURSOS DA FOCUS, presenciais ou a distância EAD em menos de 6 meses de curso. O aluno obterá seu REGISTRO DE FOTÓGRAFO PROFISSIONAL diretamente nas agências regionais do Ministério do Trabalho e Emprego. Este registro é fundamental para o exercício legal da profissão, constituição de seu próprio negócio, ingressos em concursos públicos e processos admissionários em empresas de fotografia, públicas ou particulares, bancos de imagens, agências de notícias, jornalismo e consularização de seu registro de fotógrafo, caso queira trabalhar em outros países ou Ongs. Internacionais, como "FOTÓGRAFOS SEM FRONTEIRAS" entre outras modalidades. SEJA FOTÓGRAFO DEVIDAMENTE REGULAMENTADO. QUALIDADE E EXCELÊNCIA EM EDUCAÇÃO FOTOGRÁFICA É NOSSO DIFERENCIAL HÁ MAIS DE QUATRO DÉCADAS. Os alunos recém-formados pela Focus competem em nível de igualdade com fotógrafos profissionais que estão no mercado há mais de 30 anos. Na FOCUS, o aluno entra no mercado de trabalho pela porta da frente! Os alunos, após formados, são encaminhados para o mercado de trabalho. Cursos 100% práticos, apostilados e com plantão de dúvidas. Faça bem feito, faça Focus! Há mais de 44 anos formando novos profissionais. AUTOR DO PROJETO e MEDIADOR DESSE BLOG: Prof. Dr. Enio Leite Alves, Professor Titular aposentado da Universidade de São Paulo, nascido em São Paulo, SP, 1953. PROF. DR. ENIO LEITE: Área de atuação: Fotografia educacional, fotografia autoral, fotojornalismo, moda, propaganda e publicidade. Pesquisador iconográfico. Sociólogo, jornalista, físico, fotoquímico, inventor e docente universitário. Fotografo de imprensa desde 1967, prestando serviços para os Diários Associados e professor do Sesc e do Curso de Artes Fotográficas Senac Dr. Vila Nova, São Paulo. Fotografo do Jornal da Tarde em 1972 -1973. Em 1975, funda a FOCUS – ESCOLA DE FOTOGRAFIA, primeira instituição de ensino técnico e tecnológico da AMÉRICA LATINA. No mesmo ano, suas fotos são premiadas na 13ª Bienal Internacional de São Paulo, quando a fotografia passa a reconhecida pela primeira vez como obra de valor artístico. Enio Leite, fundador do MOVIMENTO PHOTOUSP no início dos anos 70, com Raul Garcez e Sergio Burgi, entre outros, no centro acadêmico da Escola Politécnica, na Cidade Universitária, São Paulo-SP. Professor de fotografia publicitária da Escola Superior de Propaganda e Marketing, (ESPM), 1982 a 1984. Mestre em Ciências da Comunicação em 1990, pela Escola de Comunicação e Artes, USP. Doutor em História da Fotografia, Fotoquímica, Óptica fotográfica e Fotografia Publicitária Digital, em 1993, pela UNIZH, Suíça. No ano de 1997 obteve Livre Docência na Universitá Degli Studi di Roma Tre. Professor convidado pela Miami Dade University, Flórida, 1995. Pesquisador e escritor, publicou o primeiro livro didático em língua portuguesa sobre fotografia digital, Editora Viena, São Paulo, maio 2011, já na quarta edição e presente nas principais universidades brasileiras portuguesas. Colabora com artigos, ensaios, pesquisas e títulos sobre fotoquímica, radioquímica, técnica fotográfica, tecnologia digital da imagem, semiótica e filosofia da imagem para publicações especializadas nacionais e internacionais. (Fonte: Agência Estado - 12/03/2019)

Deixe seu comentário

  • (não será mostrado)