ANTECIPANDO A AÇÃO

em Uncategorized.

Antecipando a ação, controle, situação, Robert Doisneau, trabalho em estúdio, reportagem, escolas de fotografia, Focus escola de fotografia, aulas de fotografia, cursos de fotografia, escolas de fotografia, escola focus, melhor escola de fotografia, curso de fotografia profissional, aula de fotografia, curso fotografia, melhores escolas de fotografia

Quanto menos controle você tem de uma situação onde esteja fotografando, mais vantajoso é ter uma ideia de o que possa acontecer em seguida. Foto: “Galeria” de Robert Doisneau, Paris – 1949

Ainda que irrelevante em grande parte do trabalho em estúdio e outros tipos de fotografia construída, isso é imensamente importante em reportagem e fotografia de rua.

A antecipação é uma habilidade que vai muito mais a fundo do que a fotografia e vale-se principalmente da observação e de um conhecimento do comportamento.

Usá-la para fotografia lhe da uma distinção particular, porque o objetivo não é apenas elaborar como uma situação pode se desdobrar ou como uma pessoa pode reagir, mas como os resultados vão funcionar graficamente. O exemplo ao lado, de uma pastagem de gado no sul do Sudão, mostra esta combinação.

O objetivo é sempre traduzir o evento para uma imagem organizada. Como Henri Cartier-Bresson o colocou: “Tirar fotografias significa reconhecer simultaneamente e em fração de segundo tanto o fato em si quanto a rigorosa organização das formas percebidas visualmente que lhe dão significado”.

Por isso, há duas vias para a antecipação. Uma preocupa-se com comportamento e ação, e também com o modo como as coisas se movem pelo campo de visão e com as mudanças de luz.

Isso pode ser aprimorado ficando-se em foco e atento e pela prática. A outra via é gráfica prevendo como as formas, linhas e todos os outros elementos que vimos nos capítulos 3 a 5 irão se alterar e se juntar no quadro, e o modo de melhorar isso mantendo em mente tantos tipos de imagens bem-sucedidas quanto possível.

No campo comportamental, o número de situações é infinito, mas há alguns tipos identificáveis. Há uma situação geral em um lugar, do tipo descrito particularmente bem pelo fotógrafo de reportagem francês Robert Doisneau: “Frequentemente, você encontra uma cena, uma cena que já está evocando algo – seja estupidez, pretensão ou, talvez, charme. Então, o que você tem é um teatrinho”.

“Bem, tudo o que você tem a fazer é esperar ali em frente a esse teatrinho que os atores se apresentem. Muitas vezes, opero desta forma. Meu cenário está ai, e aguardo. O que estou aguardando, isso não sei exatamente. Posso ficar metade de um dia no mesmo lugar. “Há um tipo específico no qual a foto do modo como esta enquadrada é boa dado que algum elemento, com uma pessoa, entre em determinada posição, produzindo uma composição interessante”.

Aproveite para rever mais dicas sobre os grandes mestres da fotografia, nas suas apostilas, bibliografias e vídeos das aulas de fotografia dos cursos profissionalizante da Escola Focus.

Sobre o autor

ATENÇÃO: OS TEXTOS, MATÉRIAS TÉCNICAS, APRESENTADAS NESSE BLOG SÃO PESQUISADAS, SELECIONADAS E PRODUZIDAS PELOS ALUNOS, PROFESSORES E COLABORADORES DA FOCUS PARA USO MERAMENTE DIDÁTICO E COMPLEMENTAR ÁS AULAS DE FOTOGRAFIA NAS MODALIDADES DE CURSOS PRESENCIAIS OU A DISTÂNCIA EAD, MANTIDOS PELA FOCUS ESCOLA DE FOTOGRAFIA, SEM QUALQUER OUTRO TIPO DE PROPÓSITO, RELEVÂNCIA OU CONOTAÇÃO. PARA MAIORES INFORMAÇÕES CONSULTE https://focusfoto.com.br A Focus é a única escola de fotografia no Brasil, que oferece ao aluno o direito de obter seu REGISTRO LEGALIZADO DE FOTÓGRAFO PROFISSIONAL, emitido pelo Ministério do Trabalho, por meio de cursos com carga horária total de 350 horas, incluindo períodos de estágio, preparo e defesa de TCC OS CURSOS DA FOCUS ESCOLA DE FOTOGRAFIA SÃO RECONHECIDOS PELA LEI N. 9.394, ARTIGO 44, INCISO 1 (LEI DE EDUCAÇÃO) O REGISTRO DE FOTÓGRAFO PROFISSIONAL é unificado, sendo o mesmo obtido pelas melhores Universidades Públicas do Estado de São Paulo. E você poderá obtê-lo EM QUALQUER MODALIDADE DE CURSOS DA FOCUS, presenciais ou a distância EAD em menos de 6 meses de curso. O aluno obterá seu REGISTRO DE FOTÓGRAFO PROFISSIONAL diretamente nas agências regionais do Ministério do Trabalho e Emprego. Este registro é fundamental para o exercício legal da profissão, constituição de seu próprio negócio, ingressos em concursos públicos e processos admissionários em empresas de fotografia, públicas ou particulares, bancos de imagens, agências de notícias, jornalismo e consularização de seu registro de fotógrafo, caso queira trabalhar em outros países ou Ongs. Internacionais, como "FOTÓGRAFOS SEM FRONTEIRAS" entre outras modalidades. SEJA FOTÓGRAFO DEVIDAMENTE REGULAMENTADO. QUALIDADE E EXCELÊNCIA EM EDUCAÇÃO FOTOGRÁFICA É NOSSO DIFERENCIAL HÁ MAIS DE QUATRO DÉCADAS. Os alunos recém-formados pela Focus competem em nível de igualdade com fotógrafos profissionais que estão no mercado há mais de 30 anos. Na FOCUS, o aluno entra no mercado de trabalho pela porta da frente! Os alunos, após formados, são encaminhados para o mercado de trabalho. Cursos 100% práticos, apostilados e com plantão de dúvidas. Faça bem feito, faça Focus! Há mais de 44 anos formando novos profissionais. AUTOR DO PROJETO e MEDIADOR DESSE BLOG: Prof. Dr. Enio Leite Alves, Professor Titular aposentado da Universidade de São Paulo, nascido em São Paulo, SP, 1953. PROF. DR. ENIO LEITE: Área de atuação: Fotografia educacional, fotografia autoral, fotojornalismo, moda, propaganda e publicidade. Pesquisador iconográfico. Sociólogo, jornalista, físico, fotoquímico, inventor e docente universitário. Fotografo de imprensa desde 1967, prestando serviços para os Diários Associados e professor do Sesc e do Curso de Artes Fotográficas Senac Dr. Vila Nova, São Paulo. Fotografo do Jornal da Tarde em 1972 -1973. Em 1975, funda a FOCUS – ESCOLA DE FOTOGRAFIA, primeira instituição de ensino técnico e tecnológico da AMÉRICA LATINA. No mesmo ano, suas fotos são premiadas na 13ª Bienal Internacional de São Paulo, quando a fotografia passa a reconhecida pela primeira vez como obra de valor artístico. Enio Leite, fundador do MOVIMENTO PHOTOUSP no início dos anos 70, com Raul Garcez e Sergio Burgi, entre outros, no centro acadêmico da Escola Politécnica, na Cidade Universitária, São Paulo-SP. Professor de fotografia publicitária da Escola Superior de Propaganda e Marketing, (ESPM), 1982 a 1984. Mestre em Ciências da Comunicação em 1990, pela Escola de Comunicação e Artes, USP. Doutor em História da Fotografia, Fotoquímica, Óptica fotográfica e Fotografia Publicitária Digital, em 1993, pela UNIZH, Suíça. No ano de 1997 obteve Livre Docência na Universitá Degli Studi di Roma Tre. Professor convidado pela Miami Dade University, Flórida, 1995. Pesquisador e escritor, publicou o primeiro livro didático em língua portuguesa sobre fotografia digital, Editora Viena, São Paulo, maio 2011, já na quarta edição e presente nas principais universidades brasileiras portuguesas. Colabora com artigos, ensaios, pesquisas e títulos sobre fotoquímica, radioquímica, técnica fotográfica, tecnologia digital da imagem, semiótica e filosofia da imagem para publicações especializadas nacionais e internacionais. (Fonte: Agência Estado - 12/03/2019)

Deixe seu comentário

  • (não será mostrado)