Para complementar seu conhecimento do oficio, nada melhor do que trabalhar como assistente de fotografo
Esta função não é para quem não tem experiência com a intensidade e o ritmo acelerado da fotografia de estúdio ou em locações externas de moda.
É mais adequada para os alunos da Escola Focus que já possuem certa pratica adquirida nas aulas práticas intensivas e que querem ampliá-la trabalhando com profissionais.
A função de assistentes geralmente é restrita a um trabalho especifico. O acordo prévio entre o fotografo e o assistente é muitas vezes verbal e feito pouco antes do inicio do trabalho.
Você precisará saber o lugar e a hora; se exigem algum conhecimento especial; quais serão os horários básicos; e como seus gastos serão cobertos.
Talvez seja conveniente negociar horários de cancelamento para ter cobertura no caso que o trabalho não prospere. É uma situação cruel para quem não vive em uma grande cidade, pois nas cidades pequenas há poucas oportunidades, e os contatos pessoais não chegam muito longe.
Há alguns sites e redes sociais que informam sobre trabalhos para assistentes, mas tome cuidado, pois podem ser apenas uma forma de ganhar dinheiro com que os possíveis candidatos se inscrevem pagando certa quantia pelo “registro” ou “treinamento”. Se puder, pergunte a alguém que já tenha se inscrito em algum destes sites sobre sua experiência. Você precisa ser paciente, persistente e controlar a expectativa.
Oportunidades de trabalho
Embora você possa considerar ser assistente como uma etapa da carreira, há quem acabe se dedicando profissionalmente a isso – principalmente quando o trabalho fotográfico pessoal não garante a sobrevivência.
Pode ser uma oportunidade para elaborar seu próprio portfólio, mas não conte com isto e, principalmente, ao dê como certo que nessa função poderá aproveitar as horas ociosas para sua obra pessoal.
A função de técnico/assistente cresceu devido a muitos assistentes recém-formados terem conhecimentos sobre aplicativos de pós-produção e equipamentos digitais muito mais amplos do que alguns fotógrafos já estabelecidos há algumas décadas.
Podem surgir trabalhos de assistentes em que você passará períodos mais longos junto ao fotógrafo profissional variadas tarefas.
Você também estará em contato diversas facetas da atividade comercial, incluindo as menos glamorosas, embora importantes para o negócio, como faturar e cobrar dívidas. Como na maioria dos trabalhos de assistentes, o mais provável é que não receba nenhuma remuneração. Muitos alunos consideram esse trabalho como uma das maiores oportunidades do curso, mas frequentemente se surpreendem quando ficam sabendo que terão as condições de se profissionalizar em pouco tempo.
Aproveite para rever mais dicas e macetes sobre mercado de trabalho nas suas apostilas, bibliografias e vídeos das aulas de fotografia dos cursos profissionalizante da Escola Focus.