APROVEITE O MOMENTO DECISIVO!

em Artigos e Entrevistas, dicas de fotografia.

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A paternidade da expressão “momento decisivo” é atribuída ao mestre francês Henri Cartier-Bresson e define o exato momento em que o fotógrafo dispara e captura uma imagem única que nunca mais se reproduzirá da mesma maneira, conforme ilustra essa foto de 1932, de sua autoria

Esse conceito resume a
importância de reunir todas as condições ideais de disparar no momento certo em
que a posição, a iluminação, a atitude dos elementos da cena estão em condições
ideais.

 São instantâneos de cenas do cotidiano, de
flagrantes urbanos ou de comportamento que se vê nas ruas.

Para não perder o momento
decisivo, o fotógrafo precisa estar muito atento e pronto para disparar.

O primeiro passo a conhecer muito
bem seu equipamento, qualquer que seja ele. Para isso, leia com atenção o manual
da câmera e pratique bastante para entender como todos os parâmetros
influenciam na captura da imagem. Assim quando estiver diante de uma cena
única, saberá como acessar e ajustar de imediato o equipamento para obter o
melhor resultado.

Alguns cuidados ajudam a estar
pronto na hora de disparar. Primeiro, conferir os parâmetros da câmera antes de
sair com ela, principalmente sensibilidade ISO, tamanho do arquivo a ser
gravado, modo de foco e medição da exposição. Se a câmera estiver ajustada para
arquivar no formato RAW, os outros parâmetros podem ser corrigidos depois no
computador, sem perda de qualidade.

Caso contrário, é bom checar
também o equilíbrio de branco e eventuais modos específicos (de cores,
saturação, contraste, cenas como noite praia, entre outras).

A menos que o fotógrafo já saiba
o tipo de situação que vai encontrar, o recomendável é ter a câmera com ajustes
neutros para se adequar à maioria das cenas. A começar pelo modo de foco
central, pois nele você sempre aponta primeiro a câmera para o elemento no qual
você quer focar e aperta o disparador até a metade para memorizar o foco. Já a
medição de luz deve estar em multizona, a que rende resultados bons na maioria
das situações com as câmeras modernas.

A sensibilidade ISO deve ficar no
automático, assim já determina limites de variação entre 100 e 800, o que é
razoável para a maioria das situações – de toda maneira, quanto menor a
sensibilidade, mais estético o resultado. Por seu lado, o equilíbrio de branco
pode ser ajustado em modo ensolarado, o que mais se apaixona do que os olhos
enxergam.

Na exposição, o modo de
prioridade de abertura (A/Av) é o mais recomendável porque é de uso fácil e
intuitivo. O fotógrafo escolhe a abertura e a câmera ajusta a velocidade para
acertar a exposição. Caso queira o fundo desfocado, ou se estiver pouca luz, basta
abrir mais o diafragma (escolhendo um valor como f/2.8 ou f/4).

Caso contrário, se quiser um
plano de nitidez amplo, é só fechar o diafragma (valor maior de f/), evitando
valores altos demais por causa do efeito de difração, que reduz a nitidez geral
da foto (f/11 ou f/16). Nas câmeras DSLR, um a abertura “média” que deve servir
para a maioria das situações é f/8.

LEMBRE-SE:

Fotografar nas ruas é estar
atento ao chamado “momento decisivo”, ou seja, capturar uma cena que valha a
pena e que jamais se repetirá.

O primeiro passo para se
conseguir boas fotos nas ruas é conhecer bem o equipamento e saber ajustar
todos os parâmetros para deixar a câmera pronta para o disparo.

O autofoco na posição central, a
exposição no modo de prioridade de abertura e a medição de luz em multizona (ou
matricial) são alguns desses parâmetros.

Para situações em que o ideal é
ter um plano de nitidez em toda a cena, aberturas como f/11 e f/16 são ideais;
ao contrário, para desfocar o fundo da cena e valorizar o primeiro plano, basta
usar f/2.8 ou f/4.

Aproveite para rever mais dicas sobre o momento
decisivo  nas suas apostilas,
bibliografias e vídeos das aulas de fotografia dos cursos profissionalizante da
Escola Focus.

CONFIRA TCC DE ALUNOS DA ESCOLA FOCUS!  https://focusfoto.com.br/tag/tcc/

Opinião de Ex- Alunos que estudaram na
FOCUS!
https://goo.gl/C235XR
Blog de Fotografia:  https://focusfoto.com.br/blogs/

Flickr – Foto Galeria dos Alunos da Escola Focus
https://www.flickr.com/photos/focus_escola_de_fotografia/

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Sobre o autor

ATENÇÃO: OS TEXTOS, MATÉRIAS TÉCNICAS, APRESENTADAS NESSE BLOG SÃO PESQUISADAS, SELECIONADAS E PRODUZIDAS PELOS ALUNOS, PROFESSORES E COLABORADORES DA FOCUS PARA USO MERAMENTE DIDÁTICO E COMPLEMENTAR ÁS AULAS DE FOTOGRAFIA NAS MODALIDADES DE CURSOS PRESENCIAIS OU A DISTÂNCIA EAD, MANTIDOS PELA FOCUS ESCOLA DE FOTOGRAFIA, SEM QUALQUER OUTRO TIPO DE PROPÓSITO, RELEVÂNCIA OU CONOTAÇÃO. PARA MAIORES INFORMAÇÕES CONSULTE https://focusfoto.com.br A Focus é a única escola de fotografia no Brasil, que oferece ao aluno o direito de obter seu REGISTRO LEGALIZADO DE FOTÓGRAFO PROFISSIONAL, emitido pelo Ministério do Trabalho, por meio de cursos com carga horária total de 350 horas, incluindo períodos de estágio, preparo e defesa de TCC OS CURSOS DA FOCUS ESCOLA DE FOTOGRAFIA SÃO RECONHECIDOS PELA LEI N. 9.394, ARTIGO 44, INCISO 1 (LEI DE EDUCAÇÃO) O REGISTRO DE FOTÓGRAFO PROFISSIONAL é unificado, sendo o mesmo obtido pelas melhores Universidades Públicas do Estado de São Paulo. E você poderá obtê-lo EM QUALQUER MODALIDADE DE CURSOS DA FOCUS, presenciais ou a distância EAD em menos de 6 meses de curso. O aluno obterá seu REGISTRO DE FOTÓGRAFO PROFISSIONAL diretamente nas agências regionais do Ministério do Trabalho e Emprego. Este registro é fundamental para o exercício legal da profissão, constituição de seu próprio negócio, ingressos em concursos públicos e processos admissionários em empresas de fotografia, públicas ou particulares, bancos de imagens, agências de notícias, jornalismo e consularização de seu registro de fotógrafo, caso queira trabalhar em outros países ou Ongs. Internacionais, como "FOTÓGRAFOS SEM FRONTEIRAS" entre outras modalidades. SEJA FOTÓGRAFO DEVIDAMENTE REGULAMENTADO. QUALIDADE E EXCELÊNCIA EM EDUCAÇÃO FOTOGRÁFICA É NOSSO DIFERENCIAL HÁ MAIS DE QUATRO DÉCADAS. Os alunos recém-formados pela Focus competem em nível de igualdade com fotógrafos profissionais que estão no mercado há mais de 30 anos. Na FOCUS, o aluno entra no mercado de trabalho pela porta da frente! Os alunos, após formados, são encaminhados para o mercado de trabalho. Cursos 100% práticos, apostilados e com plantão de dúvidas. Faça bem feito, faça Focus! Há mais de 44 anos formando novos profissionais. AUTOR DO PROJETO e MEDIADOR DESSE BLOG: Prof. Dr. Enio Leite Alves, Professor Titular aposentado da Universidade de São Paulo, nascido em São Paulo, SP, 1953. PROF. DR. ENIO LEITE: Área de atuação: Fotografia educacional, fotografia autoral, fotojornalismo, moda, propaganda e publicidade. Pesquisador iconográfico. Sociólogo, jornalista, físico, fotoquímico, inventor e docente universitário. Fotografo de imprensa desde 1967, prestando serviços para os Diários Associados e professor do Sesc e do Curso de Artes Fotográficas Senac Dr. Vila Nova, São Paulo. Fotografo do Jornal da Tarde em 1972 -1973. Em 1975, funda a FOCUS – ESCOLA DE FOTOGRAFIA, primeira instituição de ensino técnico e tecnológico da AMÉRICA LATINA. No mesmo ano, suas fotos são premiadas na 13ª Bienal Internacional de São Paulo, quando a fotografia passa a reconhecida pela primeira vez como obra de valor artístico. Enio Leite, fundador do MOVIMENTO PHOTOUSP no início dos anos 70, com Raul Garcez e Sergio Burgi, entre outros, no centro acadêmico da Escola Politécnica, na Cidade Universitária, São Paulo-SP. Professor de fotografia publicitária da Escola Superior de Propaganda e Marketing, (ESPM), 1982 a 1984. Mestre em Ciências da Comunicação em 1990, pela Escola de Comunicação e Artes, USP. Doutor em História da Fotografia, Fotoquímica, Óptica fotográfica e Fotografia Publicitária Digital, em 1993, pela UNIZH, Suíça. No ano de 1997 obteve Livre Docência na Universitá Degli Studi di Roma Tre. Professor convidado pela Miami Dade University, Flórida, 1995. Pesquisador e escritor, publicou o primeiro livro didático em língua portuguesa sobre fotografia digital, Editora Viena, São Paulo, maio 2011, já na quarta edição e presente nas principais universidades brasileiras portuguesas. Colabora com artigos, ensaios, pesquisas e títulos sobre fotoquímica, radioquímica, técnica fotográfica, tecnologia digital da imagem, semiótica e filosofia da imagem para publicações especializadas nacionais e internacionais. (Fonte: Agência Estado - 12/03/2019)

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