ARQUIVOS DIGITAIS E GAMA DE CORES

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Efeitos de compressão de imagem: Arquivo à esquerda: Fotografado com Nikon D7200 em configuração Jpeg+Fine. À direita, em Jpeg+basic

Observar a cor no padrão – Jpeg 8bits por canal – ajuda a conhecer as limitações deste espaço da cor. Em 8bits existem 256 (isto é, 2-8) valores tonais.

Estes tons de cinza são multiplicados pelos três canais de cores RGB  (256 valores de vermelho x 256 valores de verde x 256 valores de azul) para mostrar quantas cores você pode teóricamente descrever no espaço de cor.

O resultado demonstra que é possível mais de 16 milhões de combinações de cores, o que pode soar como muito (e, de muitas maneiras, realmente é).

O desafio surge quando as cores são deslocadas durante o processo de correção da cor. O que parecia ser uma ampla gama de cores, é compactada rapidamente e revela problemas como posterização e faixas de cores.

Dessa forma, entre no menu de sua câmera e escolha a melhor taxa de compactação possível, dos arquivos a serem gerados em  formato jpeg.

Outros formatos como Tiff, PSD, por exemplo, não são compactados, portando não oferecem esse padrão de perda.

Sobre o Formato PNG.

Este formato, mais novo, também traz compressão de arquivos sem perder qualidade, mas suporta 24bits por canal, ou seja, um número muito maior de cores está disponível.

Por esta razão, o PNG vem substituindo o GIF, que tanto apareceu em logos para a internet. Ambos suportam imagens com transparência e animações, mas a qualidade do PNG, mesmo para imagens é infinitamente superior em relação ao Jpeg.

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