AS FERRAMENTAS DO FOTÓGRAFO DE IMPRENSA

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A câmera Speed Graphic, acima, foi lançada em 1912, tornando-se a ferramenta original do fotógrafo de notícias. Foto: o repórter fotográfico novaiorquino Weegee e sua câmera Speed Graphic

Embora fosse pesada, ela poderia ser segurada na mão por uma alça de couro e foi projetada para usar uma chapa de filme 5×4 polegadas, inserida em chassis de madeira conhecidos como darkslides.

O formato grande era perfeito para editores no deadline, uma vez que podiam publicar cópias de contato produzidas diretamente a partir dos negativos.

Essa era a câmera preferida de Weegee, com a qual espreitava Nova York, fotografando assassinatos, incêndios e outros eventos sensacionalistas nos anos 30 e 40.

Ele equipava a câmera com um enorme flash gun, utilizando lâmpadas de flash recém-inventadas para fotografia noturna.

 Weegee foi o mais famoso fotógrafo de notícias do mundo, mas também era infame no meio jornalístico por reposicionar cadáveres e modificar  as cenas, a fim de obter um ângulo melhor.

A Speed Graphic era muito pesada e desajeitada: o foco muitas vezes tinha de ser adivinhado na velocidade do momento, e o fotógrafo só tinha uma chance de acertar, especialmente em eventos em movimento rápido- uma vez que demorava muito para carregar a próxima chapa e trocar a lâmpada do flash.

A invenção das câmeras leves com o a Leica e sua rival Graphex na década de 1920 revolucionou totalmente a fotografia de notícias e o fotojornalismo.

A Leica foi inventada por Oscar Banak e lançada em 1925, sendo a primeira câmera as usar filme perfurado sobre roda dentada, como filme de 35 mm de hoje.

Barnak trabalhava para a fabricante de câmeras de cinema Leitz. Ele teve a ideia de criar uma câmera que  que usasse filme de cinema em vez de filme fotográfico convencional de rolo.

Foi batizada de Leica, abreviação de Leitz e Kamera, câmera em alemão. A Graphex também usava filme de 35 mm e foi a primeira câmera a ter um espelho interno que permitia que o fotógrafo visse a cena através da objetiva.

Essas duas novas câmeras dinâmicas eram miniaturas, em compensação com a Speed Graphic, e revolucionaram a forma como os fotógrafos trabalhavam. Pela primeira vez, eles estavam livres das restrições das câmeras grandes; agora podiam trabalhar de forma discreta e tirar fotos de forma muito rápida, precisa e contínua.

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