AS TEMPESTADES

em Dicas & Tutoriais.

Tempestades, imagens espetaculares, efeitos de luz, raios de sol, paisagens, tripé, fotômetro, recurso fácil, intensidade da iluminação, ensolarado, ensaios fotográficos, aulas de fotografia, aula fotografia de moda, focus, escolas de fotografia sp, cursos de fotografia sp, focus escola de fotografia, curso de fotografia online, cursos de fotografia profissional, aulas individuais de fotografia, melhores escolas de fotografia no Brasil, fotografia contemporânea,

Fotografando raios

As tempestades proporcionam uma variedade de imagens espetaculares: as nuvens oferecem plasticidade aos céus, além de produzirem efeitos de luz impressionantes quando os raios de sol se filtram entre as ameaçadoras manchas nublosas dos seus céus.

Nestas condições, o vento muda com frequência e desloca nuvens com mais ou menos água, ou seja, mais ou menos escuras, que conferem aspectos tenebrosos às paisagens.

Os melhores momentos costumam estar localizados precisamente antes ou depois da chuva, altura em que a iluminação é melhor, tanto que se corre um sério perigo de não prestar atenção ao tema e à composição. Por isso um sério perigo de não prestar atenção ao tema e à composição.

Por isso muito cuidado, porque nem mesmo a luz mais “teatral” justifica estes erros. Com uma iluminação tão variável há que ser muito rápido, para não perder o instante mais espetacular. O tripé ajuda a tornar a espera confortável e o fotômetro a efetuar medidas instantâneas de níveis de luz que são constantemente alterados.

Um recurso fácil

Um erro frequente é a sobrexposição, por sermos enganados pela escuridão das nuvens. Devemos ter em conta que sempre que o sol saia entre elas a intensidade da iluminação é equiparável à de um dia ensolarado.

Não acontece nada se o céu ficar demasiado escuro, pois aumenta a impressão de “dramatismo”. Até mesmo os fotógrafos de paisagens utilizam filtros graduados, com o objeto de escurecer ainda mais, ao mesmo tempo em que aclaram o chão. Estes são, portanto, um acessório quase imprescindível nestas fotografias, em que a diferença de iluminação entre o céu e a terra provoca diferença de contraste difíceis de suportar por um diapositivo de cor.

Resplendor na noite

Para finalizar dessa dica, vamos indicar os passos elementares para fotografar um raio. As possibilidades de o conseguir durante o dia são escassas, a não ser que por casualidade se sincronize com uma velocidade de obturação necessariamente muito rápida. Por isso, há que esperar pela noite ou que a intensidade da luz desça muito de modo a deixar o obturador aberta o maior tempo possível.

O disparo do relâmpago é tal que se reproduzirá praticamente com qualquer diafragma. A velocidade de obturação final escolhe-se segundo o nível escolhe-se segundo o nível de iluminação do resto da paisagem ou da cena.

Aproveite para conhecer melhor essas técnicas revendo seu kit de material didático da Focus Escola de Fotografia, ok?