ASSUNTO CLARO E FUNDO ESCURO

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Provavelmente, uma das situações de contraste mais difíceis com que você vai se deparar é fotografar um assunto muito claro contra um plano de fundo bem escuro

Como, por exemplo, uma noiva de vestido branco contra uma parede sombreada, por exemplo, um cisne contra a água escura ou ainda a foto acima.

O fundamental é sempre reter os detalhes da área mais clara. No caso do vestido de noiva ou do cisne, você deve capturar uma quantidade mínima de detalhes, o suficiente para revelar sugestões da textura de superfície sem forçar o branco para um valor de cinza-claro. A regra aqui é simples e direta: exponha para as altas-luzes e renuncie às sombras.

Comparado com o valor que há em capturar os detalhes nas altas-luzes, o fundo é relativamente insignificante – o fundamental é medir de forma seletiva a partir do branco.

Se por acaso houver detalhes com algum valor retido nas regiões de sombra, sua melhor aposta será salvá-los na edição; se você ajustar uma exposição excessiva para as áreas de altas-luzes e perder detalhes ai, não haverá como reavê-los depois.

Uma vez que os detalhes de altas-luzes estejam estourados, eles estarão perdidos – não é possível fabricar detalhes se eles não forem registrados na exposição inicial.

A principal consideração aqui é dupla: reter detalhes nas áreas mais claras e não conceder tão pouca exposição a elas a ponto de registrá-las como um tom claro de cinza. Sua noiva quer se casar coberta de branco, e é isso que espera ver nas fotografias.

O que você deve buscar é o branco, com algum grau de textura de superfície. Como sabe que o fotômetro fornece uma leitura que vai registrar aquele branco como um cinza médio, você deve acrescentar alguma exposição a essa leitura para clareá-lo até o branco.

O segredo é fotometrar a área branca e, em seguida, usando a compensação de exposição até que você comece a perder detalhes nas áreas mais claras.

Como geralmente é difícil fazer tais julgamentos usando apenas a tela LCD, é melhor consultar sua tela de histograma para ter certeza de que não há barras se aglomerando no lado direito do gráfico.

A mesma filosofia pode ser utilizada em cenas mais amplas, como paisagens, que contenham uma gama de tons excepcionalmente grande. Se, por exemplo, você estiver fotografando uma igreja branca contra uma encosta escura, a igreja será mais importante.

Ao expor de forma correta para o prédio, você provavelmente terá abandonado os detalhes na paisagem à volta; ainda assim, essa é uma perda necessária. A alternativa seria uma igreja sem detalhes, e uma exposição que pareceria um equívoco.

Você também poderia pegar o curso inverso para chegar ao mesmo destino, fotometrando as áreas escuras e então subtraindo exposição até que os tons claros entrassem no alcance; porém, essa provavelmente seria uma saída secundária.

Aproveite para rever mais dicas  sobre fotometria nas suas apostilas, bibliografias e vídeos das aulas de fotografia dos cursos profissionalizante da Escola Focus.

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