ATENÇÃO AO PRINCIPAL

em dicas de fotografia.

Atenção, elemento principal, lugar certo Composição fotográfica, regra dos terços, alerta, fotografo, fusões do elemento, justaposição, profundidade, bidimensional, confusão, desarmonia, olhar do sujeito, estilo próprio, Curso de fotografia, focus escola de fotografia, fotografia aula, fotografia escolas

Composição: movimento em forma de S dinâmico

Mais uma regra: coloque o elemento principal no lugar certo!

Essa imposição da composição fotográfica não se refere apenas á Regra dos Terços, mas alerta o fotógrafo para evitar fusões do elemento mais importante com o fundo.

Uma fusão acontece quando dois elementos estão muito próximos e as formas se embaralham ou se confundem.

Por exemplo: a cabeça de uma pessoa na foto não deve sobrepor-se uma árvore. A árvore vai parecer um cabelo ou chifres.

A justaposição de duas pessoas numa imagem, que não tem profundidade por ser bidimensional, pode causar confusão e desarmonia.

Regras não faltam. Mais uma: deixe espaço para o movimento e o olhar do sujeito na foto. Institivamente, esperamos espaço nessa direção.

Dessa forma, a foto transmitirá ao observador uma sensação de conforto e satisfação.

Use linhas diagonais, convergentes, repetidas e paralelas ou linhas curvas em “S”, para dar dinamismo á foto e atrair a atenção do observador para o assunto principal.

A ideia nesse caso, é utilizar elementos fortes de design para direcionar a visão do observador para o centro de interesse.

A objetiva grande angular aumenta a sensação de linhas convergentes ao ampliar a perspectiva e separar os planos ,uma das características básicas dessa lente.

Considere sempre a área total do quadro fotográfico. Esse procedimento tem a vantagem técnica de aproveitar melhor a resolução da câmera ao evitar cortes na edição final no computador, o que diminui o tamanho da imagem.

Outra vantagem de fazer a composição final no momento de fotografar é que você estará refinando o olhar, a percepção e a capacidade de compor.

Ao pesquisar no Google por “composição + fotografia”, e suas variações, encontra- se uma infinidade de portraits, artigos sobre o tema, em diversos idiomas.

Outras dicas e mais regras são oferecidas, com bons exemplos de fotografias dos autores. Entretanto, quase todos, e com razão, afirmam que as regras existem para serem desobedecidas. Um portal até apresenta um artigo sobre quebrar todas as regras.

Mas, para desobedecer e desenvolver um estilo próprio é preciso aprender, certo?

Aproveite para rever mais dicas, macetes sobre os princípios compositivos, nas suas apostilas e vídeos das aulas de fotografia dos cursos profissionalizante da Escola Focus. Não se esqueça de conferir suas anotações e os seus exercícios das aulas práticas, ok?

Veja TCC de Alunos: https://focusfoto.com.br/tag/tcc/

Seja fotografo regulamentado                              
Escola Focus: Referência em ensino de fotografia