Atenção aos detalhes

em Artigos e Entrevistas, Dicas & Tutoriais, Notícias.

fotografo, detalhes, imagens impressionantes,abstrato, curso de video Full HD ,aprenda fotografia, curso de fotografia sp, escola focus, focus fotografia,enio leite,  cursos de fotografia em sp ,focus escola de fotografia, curso de fotografia sp , melhores escolas de fotografia sp,  cursos fotografia online, fotografia curso sp, curso de photoshop , melhor curso de fotografia sp, cursos de fotografia focus,  escolas de fotografia sp, curso de fotografia em sp, curso de fotografia digital

Muitas vezes o detalhe revela mais a respeito do tema do que a imagem inteira

O fotógrafo observador é capaz de encontrar fotos dentro de fotos indefinidamente: ele poderia começar tirando uma fotografia de um edifício, depois de uma parte dele, e então escolher um detalhe de uma janela, antes de isolar uma figura emoldurada por ela.

Essa atitude consciente capacita o fotógrafo a descobrir uma inesgotável riqueza de tópicos, no mundo ao seu redor. Muitas das situações comumente desprezadas por possuírem pouco interesse visual incluem detalhes capazes de se transformar em imagens impressionantes ou decorativas, ou ainda em desenho surpreendentes: é preciso apenas retirá-las de seu contexto original. As áreas de cor, isoladas do objeto do que fazem parte, também possuem um potencial abstrato considerável.

 A atenção aos detalhes é, com bastante frequência, cercada pelos preconceitos do conhecedor do assunto, bem como pela confiança depositada nos pormenores de importância histórica ou artística. Gárgulas, painéis de vidro colorido e torreões medievais são, sem dúvida, fascinantes; contudo, para quem procura detalhes, seu valor é idêntico ao de outras coisas, de menor significação estética. Um tijolo comum, quebrado e descartado, pode não ter qualquer apelo artístico intrínseco; entretanto, close-up de sua superfície, destinado a revelar textura e cor, poderia resultar em uma composição tão curiosa quanto a formada por qualquer detalhe decorativo. Para a maioria de nós, um depósito de ferros velhos é apenas um aglomerado caótico de detritos, destituído de harmonia ou interesse visual; contudo, para o fotógrafo, ele pode proporcionar inúmeras oportunidades para a seleção de detalhes. Na opinião de Ernst Haas, um fotógrafo dedicado ao registro de paredes estragadas e latas de metal amassadas “o estágio final da fotografia consiste na transformação de um objeto, daquilo que ele á para aquilo que você deseja que ele seja”.

O fotógrafo não deveria ignorar os detalhes humanos ou vivos, encontrados em superposição aos estáticos. Detalhes da vida humana podem abranger tudo, desde um instantâneo de um rosto sem nada de especial, no meio de uma multidão, até um close-up revelador de uma pele encarquilhada.

 Focus Escola de fotografia –  http://www.focusfoto.com.br

Sobre o autor

ATENÇÃO: OS TEXTOS, MATÉRIAS TÉCNICAS, APRESENTADAS NESSE BLOG SÃO PESQUISADAS, SELECIONADAS E PRODUZIDAS PELOS ALUNOS, PROFESSORES E COLABORADORES DA FOCUS PARA USO MERAMENTE DIDÁTICO E COMPLEMENTAR ÁS AULAS DE FOTOGRAFIA NAS MODALIDADES DE CURSOS PRESENCIAIS OU A DISTÂNCIA EAD, MANTIDOS PELA FOCUS ESCOLA DE FOTOGRAFIA, SEM QUALQUER OUTRO TIPO DE PROPÓSITO, RELEVÂNCIA OU CONOTAÇÃO. PARA MAIORES INFORMAÇÕES CONSULTE https://focusfoto.com.br A Focus é a única escola de fotografia no Brasil, que oferece ao aluno o direito de obter seu REGISTRO LEGALIZADO DE FOTÓGRAFO PROFISSIONAL, emitido pelo Ministério do Trabalho, por meio de cursos com carga horária total de 350 horas, incluindo períodos de estágio, preparo e defesa de TCC OS CURSOS DA FOCUS ESCOLA DE FOTOGRAFIA SÃO RECONHECIDOS PELA LEI N. 9.394, ARTIGO 44, INCISO 1 (LEI DE EDUCAÇÃO) O REGISTRO DE FOTÓGRAFO PROFISSIONAL é unificado, sendo o mesmo obtido pelas melhores Universidades Públicas do Estado de São Paulo. E você poderá obtê-lo EM QUALQUER MODALIDADE DE CURSOS DA FOCUS, presenciais ou a distância EAD em menos de 6 meses de curso. O aluno obterá seu REGISTRO DE FOTÓGRAFO PROFISSIONAL diretamente nas agências regionais do Ministério do Trabalho e Emprego. Este registro é fundamental para o exercício legal da profissão, constituição de seu próprio negócio, ingressos em concursos públicos e processos admissionários em empresas de fotografia, públicas ou particulares, bancos de imagens, agências de notícias, jornalismo e consularização de seu registro de fotógrafo, caso queira trabalhar em outros países ou Ongs. Internacionais, como "FOTÓGRAFOS SEM FRONTEIRAS" entre outras modalidades. SEJA FOTÓGRAFO DEVIDAMENTE REGULAMENTADO. QUALIDADE E EXCELÊNCIA EM EDUCAÇÃO FOTOGRÁFICA É NOSSO DIFERENCIAL HÁ MAIS DE QUATRO DÉCADAS. Os alunos recém-formados pela Focus competem em nível de igualdade com fotógrafos profissionais que estão no mercado há mais de 30 anos. Na FOCUS, o aluno entra no mercado de trabalho pela porta da frente! Os alunos, após formados, são encaminhados para o mercado de trabalho. Cursos 100% práticos, apostilados e com plantão de dúvidas. Faça bem feito, faça Focus! Há mais de 44 anos formando novos profissionais. AUTOR DO PROJETO e MEDIADOR DESSE BLOG: Prof. Dr. Enio Leite Alves, Professor Titular aposentado da Universidade de São Paulo, nascido em São Paulo, SP, 1953. PROF. DR. ENIO LEITE: Área de atuação: Fotografia educacional, fotografia autoral, fotojornalismo, moda, propaganda e publicidade. Pesquisador iconográfico. Sociólogo, jornalista, físico, fotoquímico, inventor e docente universitário. Fotografo de imprensa desde 1967, prestando serviços para os Diários Associados e professor do Sesc e do Curso de Artes Fotográficas Senac Dr. Vila Nova, São Paulo. Fotografo do Jornal da Tarde em 1972 -1973. Em 1975, funda a FOCUS – ESCOLA DE FOTOGRAFIA, primeira instituição de ensino técnico e tecnológico da AMÉRICA LATINA. No mesmo ano, suas fotos são premiadas na 13ª Bienal Internacional de São Paulo, quando a fotografia passa a reconhecida pela primeira vez como obra de valor artístico. Enio Leite, fundador do MOVIMENTO PHOTOUSP no início dos anos 70, com Raul Garcez e Sergio Burgi, entre outros, no centro acadêmico da Escola Politécnica, na Cidade Universitária, São Paulo-SP. Professor de fotografia publicitária da Escola Superior de Propaganda e Marketing, (ESPM), 1982 a 1984. Mestre em Ciências da Comunicação em 1990, pela Escola de Comunicação e Artes, USP. Doutor em História da Fotografia, Fotoquímica, Óptica fotográfica e Fotografia Publicitária Digital, em 1993, pela UNIZH, Suíça. No ano de 1997 obteve Livre Docência na Universitá Degli Studi di Roma Tre. Professor convidado pela Miami Dade University, Flórida, 1995. Pesquisador e escritor, publicou o primeiro livro didático em língua portuguesa sobre fotografia digital, Editora Viena, São Paulo, maio 2011, já na quarta edição e presente nas principais universidades brasileiras portuguesas. Colabora com artigos, ensaios, pesquisas e títulos sobre fotoquímica, radioquímica, técnica fotográfica, tecnologia digital da imagem, semiótica e filosofia da imagem para publicações especializadas nacionais e internacionais. (Fonte: Agência Estado - 12/03/2019)

Deixe seu comentário

  • (não será mostrado)