AVALIANDO A COR

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Avaliar a cor é essencial em todos os estágios, desde a captura até a pós-produção

Há muitas ferramentas e termos
que são cruciais para avaliação das cores da sua imagem.

Vetorscópio ou Gráfico de Onda

Ao avaliar as cores e decidir
onde as alterações devem ser feitas, o vetorscópio é o monitor a ser utilizado
para avaliar matiz e saturação, pois ele imita a roda de cores com alvos para
as cores primárias e secundárias, gráficos marcando tanto a matiz quanto a
saturação da cor. O ângulo em torno do vetorscópio e a distância do centro é
crucial.

A distribuição do gráfico
mostrará onde está a cor da filmagem em termos de matiz e saturação. Outra
forma de avaliar a cor é através do gráfico de onda configurado em RGB. Isto
facilita a visualização do equilíbrio relativo entre os canais de cores. Quando
um canal de cor tem o gráfico muito mais alto que os outros, é indicativo de
que há um tingimento de e fica claro em que canal ele está acontecendo.

Equilíbrio da Cor e Contraste

O gráfico de onda e o vetorscópio
podem oferecer boas informações para auxiliar questões de equilíbrio da cor.
Entretanto, você também pode utilizar o histograma configurado em RGB para
avaliar o equilíbrio da cor.

Este gráfico será importante se
você estiver tentando descobrir se um canal de cor específico tem problemas nas
sombras ou pretos, meios-tons, e altas-luzes ou brancos. Os controles de
equilíbrio da cor permitem misturar o RGB nas sombras, meios-tons e
altas-luzes.

O equilíbrio da cor é uma
tentativa de igualar a matiz na saturação de duas tomadas. Os alvos de cor do
vetorscópio provavelmente representarão as cores do controle de equilíbrio da
cor e isto pode ser útil para verificar o quão longe a filmagem está da
referência.

Uma das teorias do ajuste de
equilíbrio da cor trabalha com cores opostas. Você pode ajustar uma cor que
clareie o canal geral e então trabalhar na aposta para obter o equilíbrio. A
saturação também pode ser ajustada para influenciar a intensidade geral da cor
ou de certos canais de cores.

Aumentar o contraste entre as
cores direcionará o olhar para a parte da imagem que o cineasta quer que seja a
principal. Para que isto aconteça, o contraste entre as duas cores deve ser
aumentado ou a saturação de uma delas precisa ser ajustada.

Ruído

Um pouco mais de ruído na imagem
como um todo pode ser benéfico para o filme.

Isto porque os telespectadores
estão acostumados a verem uma certa granulação da película e o ruído pode
simular este efeito.

O ruído distribuído uniformemente
pela imagem pode melhorar o visual e a cor da peça, porém configurações de ISO
altas podem produzir problemas distrativos de ruído.

Um dos problemas do ruído em
relação ao grão é que o primeiro ocorre principalmente em determinadas partes
da imagem. As áreas claras de altas-luzes geralmente estão livres de ruído,
porém as sombras e áreas mais escuras apresentam ruído quando subexpostas.

O primeiro passo para reduzir o
ruído é ser cuidadoso para garantir que a imagem seja exposta corretamente no
set. Para a pós-produção, cautela ao ajustar o contraste. Se o ruído ainda for
um problema, a solução pode envolver filtros, plug-ins e software de redução.

Aproveite para rever mais dicas sobre calibração das cores
nas suas apostilas, bibliografias e vídeos das aulas de fotografia dos cursos
profissionalizante da Escola Focus.

CONFIRA TCC DE ALUNOS DA ESCOLA FOCUS!  https://focusfoto.com.br/tag/tcc/

Opinião de Ex- Alunos que estudaram na FOCUS! https://goo.gl/C235XR
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