AVALIANDO MÉTODOS COMPOSITIVOS

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Dunas de areia, Saara, deserto de Marrocos. Exemplo de representação abstrata de paisagem

Há muitas maneiras de compor uma fotografia de paisagem, e qualquer intenção de classificação acabaria por banalizar o tema. Existem, porém, alguns métodos básicos cuja consideração pode ser útil.

Em termos opostos, uma fotografia de paisagem pode ser representativa ou abstrata. A fotografia representativa tenta produzir uma evocação fiel do objeto e transmite grande quantidade de informação. A abordagem abstrata escolhe os elementos gráficos fortes que há na paisagem e tenta ser mais subjetiva. Antigamente, a fotografia, e especialmente a de paisagem, assentou as suas bases nas tradições pictóricas e não explorou todo o potencial que o novo meio oferecida.

Em um nível mais prático, há algumas técnicas úteis de composição. A relação entre os objetos próximos e uma cena distante, como a superfície ondulada de uma duna e o horizonte do deserto, é, em geral, interessante. Pois envolve o espectador e transmite à paisagem a ideia de algo de completo.

Com uma objetiva grande-angular e um ponto de vista baixo, obtém-se uma visão de campo mais ampla.

Pode utilizar-se uma teleobjetiva para isolar determinados elementos, comprimindo-se a perspectiva e predominando as características distantes sobre os objetos mais próximos. Dá uma sensação de mais longínquo, e é excelente para selecionar elementos com a finalidade de se obter uma composição abstrata.

Nas paisagens, como em outras formas de fotografia, pode aplicar-se uma regra simples na maioria dos casos: “menos vale mais”. Isto é, um pormenor transmite por vezes mais informação do que uma imagem global. É fácil exagerar-se este tipo de abordagem e é quase sempre preferível integrar a fotografia de pormenores num ambiente mais aberto.

A relação entre o céu e a terra é um fator importante; é provável que o horizonte seja a linha divisória mais forte da imagem, e quando o estado do tempo é interessante, vale a pena ensaiar diferentes proporções dessa relação. Quando na composição predominam nuvens dinâmicas sobre uma franja estreita de terra, cria-se uma sensação complementar diferente e por vezes de maior grandiosidade. Estas variações céu-terra aplicam-se também à água e terra, e à água e céu, conforme já visto em aula.

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