AVALIE O CONTRASTE!

em Artigos e Entrevistas, Dicas & Tutoriais.

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Treine o olhar para perceber quais fotos a câmera não conseguirá captar.

A câmera não consegue registrar a mesma faixa de tons que
o olho humano pode ver.

Fotografar sobre forte luz pode produzir lindos efeitos, mas
também pode exceder o alcance de contraste do sensor da câmera. O fotógrafo
pode ver nas sombras mais densas e notar todas as sutilezas nos detalhes das
nuvens de um céu claro, mas a câmera não consegue.

Ajustar a exposição ajuda, mas você não estará adiando o
problema em vez de resolvê-lo. É preciso checar o histograma após ter feito o
clique e, se as sombras e altas luzes tiverem sido “clipadas”, procure outra
posição onde as luzes estiverem melhores. Para a foto ao lado, foi preciso
andar um pouco para a lateral da igreja e fotografá-la.

O céu também estava atraente nesse ângulo e sem problemas de
luz.

SOLUÇÕES RÁPIDAS: CONTROLE O CÉU

Use o Polarizador

Filtros polarizadores são escurecidos na parte superior e claro na parte inferior. Acople-os à objetiva para reduzir o brilho do céu. Os filtros vêm em diferentes potências e também podem ser
usados em conjunto.

BORRÃO CRIATIVO: BAIXA VELOCIDADE, ALTO SENSO DE MOVIMENTO.

Uma das belezas da fotografia é poder de uma imagem estática transmitir a ideia de movimento.

Um borrão acidental é ruim, mas o criativo pode dar uma
dimensão extra às imagens. Teria sido bem simples ajustar o ISO alto e usar uma
exposição curta para congelar o tráfego da Ponte Westminster, em Londres, mas
isso estragaria completamente a atmosferas.

Em vez disso, foi usada uma exposição longa para que a
velocidade do tráfego ficasse borrada e desaparecesse, deixando apenas a trilha
de luzes dos carros. O efeito capta movimento vibrante da cidade de uma forma
que a imagem congelada não poderia obter.

O crepúsculo é o período perfeito para tentar as técnicas de
borrão criativo, pois o nível de luzes está baixo o suficiente para permitir
longas exposições, mas você pode fazer isso em qualquer hora dos dias usando um
forte filtro ND (densidade neutra). Isso reduzirá dramaticamente a luz que
passa através das lentes, assim mesmo em pleno dia é possível fazer exposições
de vários segundos.

Usar longas exposições é uma técnica popular entre
fotógrafos de viagens ou de arquitetura que desejam captar os monumentos
famosos sem os turistas no caminho. As pessoas continuaram lá, mas como estão
se movendo enquanto o diafragma está aberto desaparecem completamente ou se
transformam em borrões que dão atmosfera à foto.

Aproveite para rever mais dicas  sobre técnicas fotográficas nas suas
apostilas, bibliografias e vídeos das aulas de fotografia dos cursos
profissionalizante da Escola Focus.

CONFIRA TCC DE ALUNOS DA ESCOLA FOCUS!  https://focusfoto.com.br/tag/tcc/

Opinião de Ex- Alunos que estudaram na FOCUS! https://goo.gl/C235XR
Blog de Fotografia:  https://focusfoto.com.br/blogs/

Flickr – Foto Galeria dos Alunos da Escola Focus
https://www.flickr.com/photos/focus_escola_de_fotografia/

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Sobre o autor

ATENÇÃO: OS TEXTOS, MATÉRIAS TÉCNICAS, APRESENTADAS NESSE BLOG SÃO PESQUISADAS, SELECIONADAS E PRODUZIDAS PELOS ALUNOS, PROFESSORES E COLABORADORES DA FOCUS PARA USO MERAMENTE DIDÁTICO E COMPLEMENTAR ÁS AULAS DE FOTOGRAFIA NAS MODALIDADES DE CURSOS PRESENCIAIS OU A DISTÂNCIA EAD, MANTIDOS PELA FOCUS ESCOLA DE FOTOGRAFIA, SEM QUALQUER OUTRO TIPO DE PROPÓSITO, RELEVÂNCIA OU CONOTAÇÃO. PARA MAIORES INFORMAÇÕES CONSULTE https://focusfoto.com.br A Focus é a única escola de fotografia no Brasil, que oferece ao aluno o direito de obter seu REGISTRO LEGALIZADO DE FOTÓGRAFO PROFISSIONAL, emitido pelo Ministério do Trabalho, por meio de cursos com carga horária total de 350 horas, incluindo períodos de estágio, preparo e defesa de TCC OS CURSOS DA FOCUS ESCOLA DE FOTOGRAFIA SÃO RECONHECIDOS PELA LEI N. 9.394, ARTIGO 44, INCISO 1 (LEI DE EDUCAÇÃO) O REGISTRO DE FOTÓGRAFO PROFISSIONAL é unificado, sendo o mesmo obtido pelas melhores Universidades Públicas do Estado de São Paulo. E você poderá obtê-lo EM QUALQUER MODALIDADE DE CURSOS DA FOCUS, presenciais ou a distância EAD em menos de 6 meses de curso. O aluno obterá seu REGISTRO DE FOTÓGRAFO PROFISSIONAL diretamente nas agências regionais do Ministério do Trabalho e Emprego. Este registro é fundamental para o exercício legal da profissão, constituição de seu próprio negócio, ingressos em concursos públicos e processos admissionários em empresas de fotografia, públicas ou particulares, bancos de imagens, agências de notícias, jornalismo e consularização de seu registro de fotógrafo, caso queira trabalhar em outros países ou Ongs. Internacionais, como "FOTÓGRAFOS SEM FRONTEIRAS" entre outras modalidades. SEJA FOTÓGRAFO DEVIDAMENTE REGULAMENTADO. QUALIDADE E EXCELÊNCIA EM EDUCAÇÃO FOTOGRÁFICA É NOSSO DIFERENCIAL HÁ MAIS DE QUATRO DÉCADAS. Os alunos recém-formados pela Focus competem em nível de igualdade com fotógrafos profissionais que estão no mercado há mais de 30 anos. Na FOCUS, o aluno entra no mercado de trabalho pela porta da frente! Os alunos, após formados, são encaminhados para o mercado de trabalho. Cursos 100% práticos, apostilados e com plantão de dúvidas. Faça bem feito, faça Focus! Há mais de 44 anos formando novos profissionais. AUTOR DO PROJETO e MEDIADOR DESSE BLOG: Prof. Dr. Enio Leite Alves, Professor Titular aposentado da Universidade de São Paulo, nascido em São Paulo, SP, 1953. PROF. DR. ENIO LEITE: Área de atuação: Fotografia educacional, fotografia autoral, fotojornalismo, moda, propaganda e publicidade. Pesquisador iconográfico. Sociólogo, jornalista, físico, fotoquímico, inventor e docente universitário. Fotografo de imprensa desde 1967, prestando serviços para os Diários Associados e professor do Sesc e do Curso de Artes Fotográficas Senac Dr. Vila Nova, São Paulo. Fotografo do Jornal da Tarde em 1972 -1973. Em 1975, funda a FOCUS – ESCOLA DE FOTOGRAFIA, primeira instituição de ensino técnico e tecnológico da AMÉRICA LATINA. No mesmo ano, suas fotos são premiadas na 13ª Bienal Internacional de São Paulo, quando a fotografia passa a reconhecida pela primeira vez como obra de valor artístico. Enio Leite, fundador do MOVIMENTO PHOTOUSP no início dos anos 70, com Raul Garcez e Sergio Burgi, entre outros, no centro acadêmico da Escola Politécnica, na Cidade Universitária, São Paulo-SP. Professor de fotografia publicitária da Escola Superior de Propaganda e Marketing, (ESPM), 1982 a 1984. Mestre em Ciências da Comunicação em 1990, pela Escola de Comunicação e Artes, USP. Doutor em História da Fotografia, Fotoquímica, Óptica fotográfica e Fotografia Publicitária Digital, em 1993, pela UNIZH, Suíça. No ano de 1997 obteve Livre Docência na Universitá Degli Studi di Roma Tre. Professor convidado pela Miami Dade University, Flórida, 1995. Pesquisador e escritor, publicou o primeiro livro didático em língua portuguesa sobre fotografia digital, Editora Viena, São Paulo, maio 2011, já na quarta edição e presente nas principais universidades brasileiras portuguesas. Colabora com artigos, ensaios, pesquisas e títulos sobre fotoquímica, radioquímica, técnica fotográfica, tecnologia digital da imagem, semiótica e filosofia da imagem para publicações especializadas nacionais e internacionais. (Fonte: Agência Estado - 12/03/2019)

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